Pinguicula emarginata abortando florações

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Pinguicula emarginata abortando florações

Mensagem por Fatikn »

OI, Gente!
Vou precisar de uma ajudinha... Logo q a P. emarginata chegou aqui, ela floriu. Estava em local iluminado mas sem sol direto. Nesse local ela floriu mais duas vezes, depois disso, apesar de ter vários botões, eles acabam secando sem crescer... Achei q fosse a falta de sol e a troquei de lugar, levando-a pra mesa das pings lá no quintal. Mas fiz a adaptação ao sol aos poucos (1h por dia) até q ela pudesse ficar o tempo todo junto com todas as outras pinguiculas q tenho... Só q ainda assim, ela continua formando botões e os botões continuam sendo abortados. Ali fora ela tem caçado muito mais do q qdo estava aqui dentro de casa... o substrato dela é composto de sphagnum + areia em proporções iguais e pra ela costumo manter o substrato mais umido.
No q eu estou errando? :cry: :roll:

Ah! ela chegou aqui na primeira quinzena de novembro. E eu a levei pro quintal em meados de janeiro. O sol naquela mesa incide a partir das 15h... ***sou péssima com datas e fui checar uns registros fotográficos... levei a P. emarginata pro quintal no dia 23/03 (achei q tivesse mais tempo.. kkkkkkk). Foi no mesmo dia q retirei a D. peltata da estufa... Então, no quintal ela está a pouco mais de 1 mês.... Desculpem minha confusão com as datas... rs...rs... ****

A p. emarginata qdo chegou:
Imagem


Ela hj:
Imagem

Imagem

E aí? alguém tem uma luz pra explicar pq ela não quer florir mais? :roll:
Editado pela última vez por Fatikn em 26 Abr 2014, 20:30, em um total de 1 vez.


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá Fátima,

Eu não tenho muita experiência com pings mas sugiro que você remova as folhas mortas e verifique se há algo de errado no substrato...alguma praga atacando raízes por exemplo. Pelo o que entendi com as mudanças, o único fator não revelado foi a temperatura....eu não sei se o frio causaria isso.

Se a saúde piorar é melhor trocar de substrato ou já fazer isso por via das dúvidas ;)


Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

tava tão triste vendo tantas florzinhas sendo abortadas q nem lembrei de tentar a troca de substrato, Carlos!!! Vou providenciar isso amanhã mesmo! vou comprar vasos novos, preparar sphagnum e areia.... Pq não pensei nisso antes? : maluco : Valeu mesmo!

com relação à temperatura, agora ela pega o sol do fim da tarde não e só me lembro se qdo tivemos aquela onda de calor intenso, ela já estava lá fora... acho q não... hehehe... não lembro qdo tivemos aquele calorão escaldante...rs...rs.. mas ela segurou bem... o problema começou a acontecer em dezembro e vem acontecendo até agora... é isso q me espanta... é muito tempo tentando florir sem sucesso e ela continua tentando!!


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Posso esta enganado, mas observando a foto da planta a mesma aparenta estar se dividindo em duas, quiçá três Pings e talvez (eu disse talvez) ela esteja abortando as florações uma vez que fazer duas coisas ao mesmo tempo demandaria um enorme esforço físico para esta PC. Em todo caso convém averiguar como estão suas raízes, pois conforme diz o velho ditado; "seguro morreu de velho".

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

:shock: você se refere àquelas folhinhas pequeninas meio "desgrenhadas" na roseta, Rodrigo?? Eu achei q era um estiolamento da folha, por isso a mudei de lugar pra q tomasse sol :roll:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Bom.... hj troquei a emarginata de vaso... os substrato só estava ruim na camada superficial.. haviam muitas algas (uma camada de aproximadamente 5mm)... ainda assim troquei tudo e descartei tudo tb (vai q...) Antes de mudá-la pro seu vaso novo, lavei com muito cuidado as raízes... as raízes estavam ok... tal qual qdo chegaram aqui, mas haviam mais algumas folhinhas "desalinhadas" na base da pinguicula... Se cada folha tortinha q eu encontrei significar uma pinguicula nova, então então tirando a maior, terei mais 4 :shock:

Se ela se dividir assim, eu ficarei feliz, mas meu medo é q essa maluquice dela (tentativa de floração e tentativa desenfreada de divisão) a comprometa.... vou monitorar...

só me perdoem a ausencia de fotos desses "brotinhos"... qdo fui fotografar a bateria tinha acabado... : maluco : Queria tanto mostrar essas prováveis brotações pra vcs... :cry:

Desculpem-me... :cry:

Brigada, pelo help e agora vou monitora-la com mais cuidado... : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Foi mal Fátima, pois estive ausente do fórum por motivos familiares e não pude responder sua pergunta a tempo. A priori você agiu certo ao trocar o substrato, mas perceba que esta PC necessita de menos areia visto ser nativa de regiões com solo ácido e não alcalino.

No mais eu desejo-lhe sorte no cultivo dela e, sendo assim, até a próxima e fique na paz.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Nem tem pq pedir desculpas, não, Rodrigo! Consegui me virar bem com as suas orientações e com as do Carlos tb... Só não consegui ainda parar pra fotografar a ping... mas coloquei mais musgo q areia, ficando algo em torno de 70% musgo e 30% areia... (até pq tinha pouca areia e tb pq tinha me lembrado q você comentou sobre isso qdo a adquiri ;) ). Eu coloquei uma camadinha de areia na superficie pra ver se inibo o aparecimento das algas... O musgo na superficie do vaso anterior estava bem feinho...

Assim q eu tiver uma brecha tiro fotos.... : joia :

Brigada pelo help!!


=========

Hj (30/04) consegui fazer uma foto de como ela está... Tem quase uma semana q a troquei de vaso e acho q de uma forma geral, me parece bem...

Só pra lembrar: o substrato fiz com mais musgo q areia e por cima, coloquei uma camadinha de areia na tentativa de evitar as algas : joia :
[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-E0F7 ... G_6296.JPG[/thumbnail]


=========
18/05
Vou atualizar esse tópico pra agradecer... acho q a troca de vaso/substrato fez bem pra P. emarginata... ao q tudo indica, dessa vez a flor não será abortada! :yahoo: Estou feliz...

Obrigada, mais uma vez!

[thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-TRXm ... G_6528.JPG[/thumbnail]


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Legal Fátima, fico feliz em saber que sua P. emarginata se recuperou e agora esta prestes a lhe presentear com uma bela floração. Não esqueça de polinizá-la para obter algumas sementes, OK : joia :

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem