Pinguicula gigantea com mucilagem pobre

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Pinguicula gigantea com mucilagem pobre

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Eu não sei se é natural, mas minhas duas gigantea estão com a mucilagem pobre ou fracas.
Eu explico, elas estão saudáveis, com uma folha nova atrás da outra, mas qualquer pequeno mosquito consegue se livrar delas.
Apesar de terem mucilagem acontece isso. Eu não sei se é normal ou não.

Qualquer luz é bem vinda.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Preste atenção nestas dicas que encontrei no PCBR:
Paulo Minatel escreveu:Uma regra para o cultivo das Pings mexicanas: as regas são ditadas pelo tipo de folha produzido pela planta, folhas grandes, finas e carnívoras - mais água; folhas menores, suculentas, com menos tricomas - menos água. Algumas espécies são pouco exigentes nesse quesito, e podem permanecer úmidas, mesmo com folhas suculentas, como P. esseriana, P. gigantea, P. moranensis; outras preferem ficar mais secas quando com folhas suculentas, algumas até se reduzem a hibernáculos, e devem ficar fora das bandejas nesse período, como P. colimensis, P. macrophylla, P. gypsicola e P. agnata; e, tem umas que não mudam o tipo de folha, como P. emarginata, e podem ser tratadas da mesma maneira o ano todo. Ah, e lembrando que essa variação no tipo de folha é ditada pelo fotoperíodo (e não pela quantidade de água), menos luz, folhas suculentas, mais luz, folhas carnívoras.

Sobre a rega por cima, não há problema em fazer isso, afinal, também chove lá no México. O ideal é evitar de fazer isso nas plantas com folhas suculentas, por que a planta está mais lenta e tem mais mais dificuldades em restabelecer a mucilagem, além disso, elas podem acabar apodrecendo.

Acrescento também que essa sp. floresce principalmente no inverno (a minha maior está cheia de flores e frutos agora). A polinização tem que ser cruzada e ela produz muitas sementes de facílima germinação, sem falar que hibridiza muito facilmente, aqui já fiz hibridos com P. moranensis e P. emarginata os quais devem florescem em breve.

O cultivo em bandejas é uma boa opção para essa sp., já que ela não tem tantos problemas com a alta umidade, podendo ser mantida nesse sistema o ano todo (mas uma redução no nível da água é apreciada nos meses mais frios, quando ela está um pouco mais suculenta). Também recomendo o uso de vasos mais altos nessa sp.
Espero que isto lhe ajude.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Boas dicas Rodrigo, creio que talvez seja por falta de umidade, a P. gigantea não entra em forma suculenta, esta forma é um formato da planta descansar no inverno que se eu não estiver enganado é mais seco, e a planta exige menos água, quando estão com as folhas grandes e com musilagem exigem mais água e umidade.
A melhor época para reproduzi-las asexuadamente é quando estão com as folhas em forma suculenta. Uma boa época é na transição de clima frio para inicio de primavera, a época em que as folhar vão começar a voltarem ao normal. Uma bora para replantar as mudas, retirar as folhas mortas e se precisar dar novo substrato, e neste momento podem ser destacadas algumas folhas debaixo para tentar a reprodução.
No caso com a P. gigantea, desconheço se tem uma melhor época para reproduzi-la mas acredito que quando estiver mais calor, favorece o crescimento dela.
As dorseras de clima temperado que formam os hibernáculos no inverno que são muito interessantes para eu tentar cultiva-las aqui no clima frio :mrgreen:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem