Pinguicula Gigantea - Hoje é dia de alegria

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Pinguicula Gigantea - Hoje é dia de alegria

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Eu tentei diversas vezes fazer leaf cutting de minhas pinguiculas gigantea e nunca tive sucesso.
Hoje fui tirar as folhas velhas delas e uma que tenho deu uma parada no desenvolvimento já tem um tempinho e para minha feliz surpresa ela tem algumas mudinhas que nasceram naturalmente. :D

Fotos? Vai ser difícil por enquanto.

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Aqui acontece a mesma coisa com a minha Paulo.

Como sabem desde o inicio tive problemas com o desenvolvimento da minha gigantea. Tanto que chamava ela 'anãtea', rs.
Os leaf cutting dela nunca vingaram aqui.

Por fim a planta estava esquecida entre as Neps, e essa semana, mudando algumas plantas de lugar, vejo dois brotos desta Pinguicula junto da planta mãe, rs.

Vai entender. :roll:

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Parabéns Paulo, o fato de uma delas ter gerado estas mudas de forma natural significa que este é prêmio pelo tempo e carinho dispensado no cultivo das mesmas.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

As vezes o excesso de cuidados que dispensamos atrapalha o ritmo da planta.
Temos que deixá-las com o básico que encontrariam na natureza e elas se viram sozinhas.
Tomara que continue a multiplicação Paulo. : joia :


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Fico agradecido pelos elogios, assim que eu puder vou postar umas fotos das novas plantas. :rock3:

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
fabricio de oliveira
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Out 2010, 22:25
Localização: Goiänia - Goiás
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por fabricio de oliveira »

Muito bom! É sempre legal chegar na sua planta e ver ou ela dividindo ou um monte de mudinhas na base!

Mas cara leaf cuting de gigante é muito sussegado, se fosse ionatha, moctezumae até que é muito dificil. Qual o problema que aparece? as folhas apodrecem rapido após a retirada da mãe? Você coloca a folha em outro vaso? Qual substrato? e mantem muito umido? excesso de umidade é um grande problema pra leaf cuting de pings.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

fabricio de oliveira escreveu:...excesso de umidade é um grande problema pra leaf cuting de pings.
Isso se aplica a P. primuliflora e a P. ermaginata?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
fabricio de oliveira
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Out 2010, 22:25
Localização: Goiänia - Goiás
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por fabricio de oliveira »

Paulo,

Primuliflora é um grande dilema pra mim. Tenho muitas mudas, mas pouquíssimas por leaf cutting. No meu cultivo elas viram pragas! Ao mesmo tempo que a planta de divide, ela dá brotos basais ao lado da planta e em quase toda folha aparece uma muda ou duas. Ante do meu acidente galinaceo, de três mudas, menos de um ano cheguei a ter mais de 100 mudas!
Elas se comportam diferente das demais pings que cultivo, que são mexicanas, a planta adulta curte mais água pode ser criada que nem drosera! com muita agua no prato.

Emarginata, já vi o Carlos cultivando com pratinho. A minha ate vai no pratinho,mas os leaf cutting em substrato alagado não vao bem, apodrece a maioria das folhas. O meu substrato é bem úmido, porem sem acumular água, sempre destaco uma ou outra folha e enterro aos pés da planta mãe. Quase perdi minha emarginata, mas agora recuperou legal e já estou com duas folhas brotando


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fabricio, muito obrigado pela resposta.

Obs.: Creio que você se enganou, pois fui eu que lhe fiz a pergunta e não o Paulo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

O estranho é que quando as tentativas de leaf cutting da gigantea não deixei o sphagnum encharcado, mas bem umido.
Vou tentar com um substrato que deu muito certo para as que tenho que é sphagnum, vermiculita, carvão e bolotas de argila e deixar menos umido.

Aproveitando o gancho eu ontem experimentei fazer leaf cutting com a P.x Sethos no proprio bog em que estão as plantas e as mantenho com o substrato com baixa umidade, dentro em breve verei o que acontece.

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem