Minhas Pinguiculas

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Nildo Rodrigues
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 385
Registrado em: 10 Fev 2011, 23:34
Localização: Barra do Bugres, MT

Mensagem por Nildo Rodrigues »

MarcielS escreveu:Nossa, nunca ví flor igual, ficou linda!

Essa mutação misturou sépala com a pétala em uma coisa só, teria que encontrar o órgão masculino e feminino, talvez também estejam fundidos em um órgão único.

Poh Daniel, esses negócios diferentes só acontecem aí com você, rs! 8-)
Haaa.. então a flor dela não é assim?
Ficou muito bonita :o . Vou torcer para que um dia meus seedlings coloquem uma assim.. :lol: :mrgreen:
Té+ : joia :


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Roberta Duval escreveu:que flor linda!!!
nossa tá show d+ sua planta!!!
é pelo que andei vendo as flores das ping dão esse rabinho msm...rs
será que demora a liberar o pólem???
lindas fotos Daniel!
Valeu Roberta :)
Ela não da trabalho, é bem tranquilo cultivar ela aqui (assim fica facil neh ...rsrsrs)
Até agora nada de polem :(
Esse rabinho ficou legal, florzinha estilosa essas das pings em ^^
Valeu
t+
Bruno Millan escreveu:Nossa, muito diferente essa flor... Achei linda demais! Mesmo se não conseguir polinização, acho que a flor já vale...
Realmente, não dá pra ver pólen... ._.
Abraço

Ah, tambem achei bonita a flor, ela tem mucilagem na haste parte trazeira da flor... como será que os agente polinizadores fariam o trabalho deles neh ^^
É, sem polem, mas a flor em sí ja vale a pena :mrgreen:
MarcielS escreveu:Nossa, nunca ví flor igual, ficou linda!
Essa mutação misturou sépala com a pétala em uma coisa só, teria que encontrar o órgão masculino e feminino, talvez também estejam fundidos em um órgão único.
Poh Daniel, esses negócios diferentes só acontecem aí com você, rs! 8-)
Ahhhh, então trata-se de uma flor anormal ^^
Interessante, essas anormalidades ficam rolando aqui, espero que meu vizinho não esteja manipulando material radioativo :mrgreen:
Procurei mas nao achei nem os orgaos sexuais na flor, ou ela se autopoliniza (oque nao deve rolar) ou será só uma flor mesmo no final das contas.
É, aqui vive rolando anomalias, to desconfiando que eu sou uma :roll:
Abraço
T+


fabricio de oliveira
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Out 2010, 22:25
Localização: Goiänia - Goiás
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por fabricio de oliveira »

Daniel,

a flor em questão é sim uma mutação ou uma má formação. Falta pedaços das pétalas e há pontos de fusão com as sepalas. A forma normal seria como a foto abaixo da minha sethos tirada em junho agora:

[img]http://farm7.static.flickr.com/6003/596 ... de8b27.jpg[/img]

Esse rabinho é o esporão ou agulha ( depende da tradução). É parte normal das flores de pings, pelo menos das minhas espécies que floriram todas dão essa parte. Só não consegui ainda achar uma explicação da função desta parte.

Nas minhas flores o aparecimento do polém demora um pouco. Creio que na sua seja dificil de achar, isso de a parte masculina foi formada na sua flor.

Uma coisa que faço por aqui é ter varias plantas da mesma espécie, pois aumentam as chances de florirem na mesma época, facilitando a polinização cruzada, mesmo se tratando de plantas clones. Aqui já polinizei flores da mesma planta ( a planta deu 3 hastes florais) e está dando certo! Uma das flores fiz um híbrido e as outras duas cruzei polem de uma com a outra e está formando cápsula de sementes, já está quase maduras para fazer o plantio. Sinceramente eu não sei se a auto-fecundação da mesma flor dá sementes, mas estou com uma flor de p. tina e não tem nenhuma outra flor no momento e vou tentar auto-fecundar e veremos os resultados.


Abraços.

Fabricio


Sergio B. Cardoso
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 365
Registrado em: 04 Jun 2011, 15:08
Localização: Belo Horizonte - M.G.

Mensagem por Sergio B. Cardoso »

Parabens , Daniel , as plantas estao muito bonitas , esta Pinguicula x sethos ta linda , bons cultivos .
Abraço .


Nildo Rodrigues
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 385
Registrado em: 10 Fev 2011, 23:34
Localização: Barra do Bugres, MT

Mensagem por Nildo Rodrigues »

fabricio de oliveira escreveu: ... Esse rabinho é o esporão ou agulha ( depende da tradução). É parte normal das flores de pings, pelo menos das minhas espécies que floriram todas dão essa parte. Só não consegui ainda achar uma explicação da função desta parte.
.....
Abraços.

Fabricio
Me parece que é um 'chamaris' para atrair insetos polinizadores... fazendo com que eles entrem dentro do esporão buscar o néctar lá no fundo e assim fecundar a flor na volta ou ida dele.
Pelo menos é o que se parece, isso é se tiver a presença de néctar no fundo do esporão. Não sei foi apenas um palpite...


Hase
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 443
Registrado em: 31 Mai 2010, 11:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Hase »

Bonitas demais Daniel, parabéns! Ainda não tenho nenhuma Pinguicula... Vou ver se faço alguma compra com o Ono. Se fizer, compro uma Pinguicula. Fiquei entusiasmado depois de ver seu post! lol


Abraços,

Hase

Hase -> Eduardo
fabricio de oliveira
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Out 2010, 22:25
Localização: Goiänia - Goiás
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por fabricio de oliveira »

Nildo,

Sinceramente eu não sei. Mas não creio que seja isto. Olhando a flor, não se consegue ver a abertura do esporão. Eu nem sei se o esporão tem abertura para dentro da flor. Creio que não seria fácil pra um inseto ou pássaro adentrar o esporão.


Nildo Rodrigues
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 385
Registrado em: 10 Fev 2011, 23:34
Localização: Barra do Bugres, MT

Mensagem por Nildo Rodrigues »

Se tem abertura para os orgãos da flor ou ao menos proximidade há uma especulação...
Sobre um inseto ou passaro entrar no esporão, não é nescessario :

A Angraecum sesquipedale (uma orquidea) , originária da África e das Ilhas do Índico, é uma bela planta, que apresenta flores, com cerca de 18 cm de diâmetro, no formato de estrela, sendo bastante perfumada. Esta espécie apresenta como diferencial um esporão nectarífero verde esbranquiçado com quase 30 cm de comprimento. Uma característica já estudada pelo naturalista britânico Charles Darwin há cerca de cem anos. Ao pesquisar a polinização das orquídeas pelos insetos, em Madagascar, ele previu a existência de uma borboleta noturna com uma tromba capaz de atingir o néctar no esporão, dessa forma, fecundando a flor. Passado muito tempo, a borboleta foi encontrada e identificada como Xanthopan morgani.

A imagem do bichinho com a mega língua (estou certo ?):
[img]http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9 ... X1lv13m00A[/img]


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Caramba ficou muito bonita a flor Daniel, curti bastante este ton verde nela : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Daniel...

Lendo esse relato seu: "Pinguicula ionatha, que apesar de ter murchado no último dia 28-06 devido a uma extrema falta d'agua (vacilão meu), simplesmente se recompos de um dia para o outro quando regada."

Me lembrei de algumas fotos de pinguículas que vi em habitat, algumas vivendo em situações extremas em lugares desérticos e até crescendo entre os cactos...
Pensando por esse lado talvez as Pinguículas não seja tão frágeis assim e acho que elas curtem mais um ar extremamente úmido do que um solo encharcado(dependendo da espécie claro)...

Ah... o Pessoal tava falando da polinização, ai vai uma foto:

[img]http://i304.photobucket.com/albums/nn16 ... poll04.jpg[/img]

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem