Lignificação do caule e morte de ascídios e folhas.

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Vitor Pá Lopes
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 27 Jan 2019, 20:59
Localização: Cachoeiro de Itapemirim - ES
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Lignificação do caule e morte de ascídios e folhas.

Mensagem por Vitor Pá Lopes »

De um mês e meio para cá, minha Graciliflora tem começado a lignificar o caule, e por consequência, as folhas e ascídeos da área que lignificava morriam. Apesar disso, a ponteira continua crescendo aparentemente saudável, porém, mais lentamente que o normal. Seria efeito do inverno? (A temperatura aqui abaixa cerca de 7~10 graus nesse período). Seguem fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Algumas OBS: Diminuí a quantidade de rega para uma vez na semana, visto que o substrato não perde umidade devido as baixas temperaturas. A quantidade de luz da área onde ela se encontra também diminuiu junto com a temperatura desde que o inverno começou.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Sim, é efeito da estação do ano.

A lignificação ocorre para proteção e sustentação da planta. Nesta época o metabolismo desacelera e portanto o consumo de água diminui.

... : joia :


Avatar do usuário
Vitor Pá Lopes
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 27 Jan 2019, 20:59
Localização: Cachoeiro de Itapemirim - ES
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Vitor Pá Lopes »

Vou reativar o post pois ainda estou preocupado, a lignificação continuou e agora a planta além de ter parado de crescer, está com as folhas que restam, murchando e secando uma por uma. Não sei oq pode ser :(

Imagem

Imagem

Imagem


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Vitor Pá Lopes escreveu: 14 Set 2019, 13:45 Vou reativar o post pois ainda estou preocupado, a lignificação continuou e agora a planta além de ter parado de crescer, está com as folhas que restam, murchando e secando uma por uma. Não sei oq pode ser :(
Visualmente sua planta está bastante desidratada, com aspecto de falta de umidade no substrato. Retire do vaso e analise as condições das raízes. Lave e reenvase com substrato novo. Borrife água na planta toda. Se não tiver alguma melhora em 48h, faça algumas estacas no método 'in acqua'.


... : joia :


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

mera curiosidade, de que foi feito seu substrato? e a quanto tempo?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Vitor Pá Lopes
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 27 Jan 2019, 20:59
Localização: Cachoeiro de Itapemirim - ES
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Vitor Pá Lopes »

MarcielS escreveu: 14 Set 2019, 15:08
Vitor Pá Lopes escreveu: 14 Set 2019, 13:45 Vou reativar o post pois ainda estou preocupado, a lignificação continuou e agora a planta além de ter parado de crescer, está com as folhas que restam, murchando e secando uma por uma. Não sei oq pode ser :(
Visualmente sua planta está bastante desidratada, com aspecto de falta de umidade no substrato. Retire do vaso e analise as condições das raízes. Lave e reenvase com substrato novo. Borrife água na planta toda. Se não tiver alguma melhora em 48h, faça algumas estacas no método 'in acqua'.


... : joia :
Marciel, inicialmente eu pensei que fosse excesso de água nas raízes pois só rego ela quando a superfície do substrato começa a secar, então o substrato ficava sempre (pelo menos na superfície) úmido, a ponto de colocar o dedo e sentir molhado sabe. Sobre conferir as raízes, eu estava querendo fazer mas fiquei com medo de causar um choque na planta e ela não resistir mas, pelo visto vou ter que dar uma conferida mesmo. Volto logo com mais imagens. Sobre as estacas, já fiz duas por medo de perder a planta e uma delas já está com brotação e aparentemente desenvolvendo bem,o que me deixa mais tranquilo caso a planta mãe não resista.


Avatar do usuário
Vitor Pá Lopes
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 27 Jan 2019, 20:59
Localização: Cachoeiro de Itapemirim - ES
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Vitor Pá Lopes »

Edson Poscai escreveu: 14 Set 2019, 17:20 mera curiosidade, de que foi feito seu substrato? e a quanto tempo?
O substrato dela eu fiz em fevereiro, está em Sphagnum (70%), casca de pinus e carvão (foi tudo oq eu encontrei aqui na minha cidade) e uma camada de argila expandida no fundo como dreno de água.


Avatar do usuário
Vitor Pá Lopes
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 27 Jan 2019, 20:59
Localização: Cachoeiro de Itapemirim - ES
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Vitor Pá Lopes »

Hoje desenvasei e conferi o substrato e as raízes, o substrato estava todo úmido por igual, sem sinais de fungos, pragas ou algo de errado. As raízes ao que me parece, estavam bem também. Seguem fotos.

Imagem

Imagem

Lavei bastante o vaso, a argila e o substrato, seguem fotos de como estão.

Imagem

Imagem

Vou deixar a planta em água até eu reenvasar mais tarde para conferir se essa aparência de desidratação diminui um pouco.


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

pessoalmente não vejo problemas com esse substrato... no maximo larvas de gnat...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Vitor Pá Lopes
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 27 Jan 2019, 20:59
Localização: Cachoeiro de Itapemirim - ES
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Vitor Pá Lopes »

Sobre as raízes, não tenho experiência suficiente para saber se estão realmente saudáveis, alguma observação sobre elas?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem