Dúvida sobre Nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Dúvida sobre Nepenthes

Mensagem por Vanderson »

Como é o tipo de armadilha das Nepenthes? Elas fecham a "tampa" dos "vasos" delas para capturar o inseto?

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Mateus175
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 48
Registrado em: 01 Mar 2016, 16:30
Localização: Sorocaba São Paulo https://goo.gl/maps/cZu9VokQa7B2
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes
Contato:

Mensagem por Mateus175 »

Vanderson escreveu:Como é o tipo de armadilha das Nepenthes? Elas fecham a "tampa" dos "vasos" delas para capturar o inseto?

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk
Não amigo, no mundo das plantas carnívoras existen 3 tipos de armadilhas, ativas, semiativas, e passivas, as da neps se encontram na última opção, no qual não realizam nenhum tipo de movimento, elas secretam um néctar pela tampa, e nas bordas dos jarros(não tenho certeza sobre a borda), junto com uma coloração bem chamativa e um doce aroma, os insetos com a atenção presa em se alimentar no néctar, lentamente vão entrando no jarro sem se depararem que estão ficando sem apoio devido aos pequenos pelos dentro do jarro voltados para baixo, alguns insetos como moscas, dificilmente são apanhadas por conta de serem rápidas, e ao momento que que escorregam rapidamente voam, já insetos maiores e mais lentos comparados a moscas, dificilmente tem a mesma sorte, como abelhas, besouros e formigas (que formam a maior parte da alimentação de algumas neps) quando caem no liquido digestivo do vaso, começam a se debater, ao sentir os movimentos a planta libera mais enzimas digestivas, que deixam as paredes mais escorregadias e difíceis de serem escaladas por conta dos pelos voltados para baixo, com o tempo, o inseto se esgota e acaba sucumbindo ao líquido, e então as enzimas agem "quebrando" as partes do insetos em pedaços cada vez menores, até o ponto em que a parede do jarro seja capaz de absorver os nutrientes dos insetos

Enviado desde mi SM-G610M mediante Tapatalk



Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vanderson »

Mateus175 escreveu:
Vanderson escreveu:Como é o tipo de armadilha das Nepenthes? Elas fecham a "tampa" dos "vasos" delas para capturar o inseto?

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk
Não amigo, no mundo das plantas carnívoras existen 3 tipos de armadilhas, ativas, semiativas, e passivas, as da neps se encontram na última opção, no qual não realizam nenhum tipo de movimento, elas secretam um néctar pela tampa, e nas bordas dos jarros(não tenho certeza sobre a borda), junto com uma coloração bem chamativa e um doce aroma, os insetos com a atenção presa em se alimentar no néctar, lentamente vão entrando no jarro sem se depararem que estão ficando sem apoio devido aos pequenos pelos dentro do jarro voltados para baixo, alguns insetos como moscas, dificilmente são apanhadas por conta de serem rápidas, e ao momento que que escorregam rapidamente voam, já insetos maiores e mais lentos comparados a moscas, dificilmente tem a mesma sorte, como abelhas, besouros e formigas (que formam a maior parte da alimentação de algumas neps) quando caem no liquido digestivo do vaso, começam a se debater, ao sentir os movimentos a planta libera mais enzimas digestivas, que deixam as paredes mais escorregadias e difíceis de serem escaladas por conta dos pelos voltados para baixo, com o tempo, o inseto se esgota e acaba sucumbindo ao líquido, e então as enzimas agem "quebrando" as partes do insetos em pedaços cada vez menores, até o ponto em que a parede do jarro seja capaz de absorver os nutrientes dos insetos

Enviado desde mi SM-G610M mediante Tapatalk
Ah sim. Obrigado pela informação.
Mas o que seria a armadilha semi-ativa?

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Mateus175
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 48
Registrado em: 01 Mar 2016, 16:30
Localização: Sorocaba São Paulo https://goo.gl/maps/cZu9VokQa7B2
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes
Contato:

Mensagem por Mateus175 »

Vanderson escreveu:
Mateus175 escreveu:
Vanderson escreveu:Como é o tipo de armadilha das Nepenthes? Elas fecham a "tampa" dos "vasos" delas para capturar o inseto?

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk
Não amigo, no mundo das plantas carnívoras existen 3 tipos de armadilhas, ativas, semiativas, e passivas, as da neps se encontram na última opção, no qual não realizam nenhum tipo de movimento, elas secretam um néctar pela tampa, e nas bordas dos jarros(não tenho certeza sobre a borda), junto com uma coloração bem chamativa e um doce aroma, os insetos com a atenção presa em se alimentar no néctar, lentamente vão entrando no jarro sem se depararem que estão ficando sem apoio devido aos pequenos pelos dentro do jarro voltados para baixo, alguns insetos como moscas, dificilmente são apanhadas por conta de serem rápidas, e ao momento que que escorregam rapidamente voam, já insetos maiores e mais lentos comparados a moscas, dificilmente tem a mesma sorte, como abelhas, besouros e formigas (que formam a maior parte da alimentação de algumas neps) quando caem no liquido digestivo do vaso, começam a se debater, ao sentir os movimentos a planta libera mais enzimas digestivas, que deixam as paredes mais escorregadias e difíceis de serem escaladas por conta dos pelos voltados para baixo, com o tempo, o inseto se esgota e acaba sucumbindo ao líquido, e então as enzimas agem "quebrando" as partes do insetos em pedaços cada vez menores, até o ponto em que a parede do jarro seja capaz de absorver os nutrientes dos insetos

Enviado desde mi SM-G610M mediante Tapatalk
Ah sim. Obrigado pela informação.
Mas o que seria a armadilha semi-ativa?

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk
Bom, a semiativa é muito encontradas em armadilhas adesivas e colantes, como as droseras e pinguiculas, esse tipo de armadilha nada mais é que um movimento pequeno que a planta faz para auxiliar na digestão e absorção de nutrientes dos insetos, se fixando cada vez mais nas superfícies deles, no caso das droseras geralmente a folha realiza o movimento todo, nas pingui são os pequenos pelos com cola que se voltam em direção aos insetos, antes que pergunte KKK ativa, já tem o propósito direto de aprisionar a presa, são encontradas em armadilhas do tipo jaula e sugadoras, em plantas como Dios e utricularias.

Enviado desde mi SM-G610M mediante Tapatalk



Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vanderson »

Mateus175 escreveu:
Vanderson escreveu:
Mateus175 escreveu:Não amigo, no mundo das plantas carnívoras existen 3 tipos de armadilhas, ativas, semiativas, e passivas, as da neps se encontram na última opção, no qual não realizam nenhum tipo de movimento, elas secretam um néctar pela tampa, e nas bordas dos jarros(não tenho certeza sobre a borda), junto com uma coloração bem chamativa e um doce aroma, os insetos com a atenção presa em se alimentar no néctar, lentamente vão entrando no jarro sem se depararem que estão ficando sem apoio devido aos pequenos pelos dentro do jarro voltados para baixo, alguns insetos como moscas, dificilmente são apanhadas por conta de serem rápidas, e ao momento que que escorregam rapidamente voam, já insetos maiores e mais lentos comparados a moscas, dificilmente tem a mesma sorte, como abelhas, besouros e formigas (que formam a maior parte da alimentação de algumas neps) quando caem no liquido digestivo do vaso, começam a se debater, ao sentir os movimentos a planta libera mais enzimas digestivas, que deixam as paredes mais escorregadias e difíceis de serem escaladas por conta dos pelos voltados para baixo, com o tempo, o inseto se esgota e acaba sucumbindo ao líquido, e então as enzimas agem "quebrando" as partes do insetos em pedaços cada vez menores, até o ponto em que a parede do jarro seja capaz de absorver os nutrientes dos insetos

Enviado desde mi SM-G610M mediante Tapatalk
Ah sim. Obrigado pela informação.
Mas o que seria a armadilha semi-ativa?

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk
Bom, a semiativa é muito encontradas em armadilhas adesivas e colantes, como as droseras e pinguiculas, esse tipo de armadilha nada mais é que um movimento pequeno que a planta faz para auxiliar na digestão e absorção de nutrientes dos insetos, se fixando cada vez mais nas superfícies deles, no caso das droseras geralmente a folha realiza o movimento todo, nas pingui são os pequenos pelos com cola que se voltam em direção aos insetos, antes que pergunte KKK ativa, já tem o propósito direto de aprisionar a presa, são encontradas em armadilhas do tipo jaula e sugadoras, em plantas como Dios e utricularias.

Enviado desde mi SM-G610M mediante Tapatalk
Ah sim. Obrigado.
Sugadoras? Por acaso é como eu estou pensando?

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Mateus175
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 48
Registrado em: 01 Mar 2016, 16:30
Localização: Sorocaba São Paulo https://goo.gl/maps/cZu9VokQa7B2
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes
Contato:

Mensagem por Mateus175 »

Vanderson escreveu:
Mateus175 escreveu:
Vanderson escreveu:Ah sim. Obrigado pela informação.
Mas o que seria a armadilha semi-ativa?

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk
Bom, a semiativa é muito encontradas em armadilhas adesivas e colantes, como as droseras e pinguiculas, esse tipo de armadilha nada mais é que um movimento pequeno que a planta faz para auxiliar na digestão e absorção de nutrientes dos insetos, se fixando cada vez mais nas superfícies deles, no caso das droseras geralmente a folha realiza o movimento todo, nas pingui são os pequenos pelos com cola que se voltam em direção aos insetos, antes que pergunte KKK ativa, já tem o propósito direto de aprisionar a presa, são encontradas em armadilhas do tipo jaula e sugadoras, em plantas como Dios e utricularias.

Enviado desde mi SM-G610M mediante Tapatalk
Ah sim. Obrigado.
Sugadoras? Por acaso é como eu estou pensando?

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk
Não sei quanto a sua mente é fértilImagem mas a sugadoras, nada mais são do que bolsões que ficam submersos no caso das utricularias aquáticas, as terrestres e epífitas tem o mesmo modo de caça mas não sei dizer onde se encontra a armadilha ou se tem alguma particularidade, bom as aquaticas, tem pequenos bolsões de vácuos em suas raizes com vários pelos ao redor, quando a presa encosta nesses pelos, rapidamente é sugada pra dentro (mais rápida inclusive que as Dios), estando lá dentro ela começa a digestão, as presas geralmente são diminutos crustáceos como a pulga d'água, se pensou que planta ficava sugando igual a um vampiro sua imaginação foi longeImagemImagemImagem

Enviado desde mi SM-G610M mediante Tapatalk



Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vanderson »

Mateus175 escreveu:
Vanderson escreveu:
Mateus175 escreveu:Bom, a semiativa é muito encontradas em armadilhas adesivas e colantes, como as droseras e pinguiculas, esse tipo de armadilha nada mais é que um movimento pequeno que a planta faz para auxiliar na digestão e absorção de nutrientes dos insetos, se fixando cada vez mais nas superfícies deles, no caso das droseras geralmente a folha realiza o movimento todo, nas pingui são os pequenos pelos com cola que se voltam em direção aos insetos, antes que pergunte KKK ativa, já tem o propósito direto de aprisionar a presa, são encontradas em armadilhas do tipo jaula e sugadoras, em plantas como Dios e utricularias.

Enviado desde mi SM-G610M mediante Tapatalk
Ah sim. Obrigado.
Sugadoras? Por acaso é como eu estou pensando?

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk
Não sei quanto a sua mente é fértilImagem mas a sugadoras, nada mais são do que bolsões que ficam submersos no caso das utricularias aquáticas, as terrestres e epífitas tem o mesmo modo de caça mas não sei dizer onde se encontra a armadilha ou se tem alguma particularidade, bom as aquaticas, tem pequenos bolsões de vácuos em suas raizes com vários pelos ao redor, quando a presa encosta nesses pelos, rapidamente é sugada pra dentro (mais rápida inclusive que as Dios), estando lá dentro ela começa a digestão, as presas geralmente são diminutos crustáceos como a pulga d'água, se pensou que planta ficava sugando igual a um vampiro sua imaginação foi longeImagemImagemImagem

Enviado desde mi SM-G610M mediante Tapatalk
É do jeito que minha imaginação fértil pensou kkk
Eu até cheguei a iniciar um tópico pra saber se existem carnívoras aquáticas.

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem