Ajuda com Nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
GabrielMS
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 61
Registrado em: 09 Jun 2019, 22:10
Localização: Canoas / RS
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Ajuda com Nepenthes

Mensagem por GabrielMS »

Boa noite pessoal, sou novo no grupo e também com plantas carnívoras.
Essa Nepenthes é minha primeira planta carnívora porém, não sei qual a espécie exata dela.

Gostaria que se possível vocês me falassem qual espécie ela é, quais cuidados especiais são necessários, segundo o vendedor ela não gosta de sol direto e disse que só é necessário aguar apenas 1x na semana, gostaria de saber se é isso mesmo. Também notei que as folhas dela estão como nas fotos abaixo, ja comprei assim, porém não sei o que é...

Planta:
https://drive.google.com/open?id=1Syag2 ... OYzJILjHlC

Substrato:
https://drive.google.com/open?id=12n9Yq ... jXUaZdyDDH

Folhas:
Foto 1
https://drive.google.com/open?id=173DYf ... V_Dajjxmuu
Foto 2
https://drive.google.com/open?id=1ZnKHb ... 2IbznHepCs

OBS: Lendo no grupo alguns tópicos, ja retirei o pratinho da planta!!


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

GabrielMS escreveu: 10 Jun 2019, 22:08 Planta:
Imagem

Substrato:
Imagem

Folhas:
Foto 1
Imagem
Foto 2
Imagem
primeiro no próximo Up de imagens tente usar nosso servidor, e muito mais simples, aqui no editor de texto mesmo o último ícone da Barra e um " i " com pingo verde so clicar nele e selecionar a imagem... simples e pratico...

quanto a sua planta não tenho tanta experiencia como gostaria porem vejo 2 possibilidades, uma queima por insolação, seja por algo q passou nas folhas + sol ou apenas o Sol mesmo, lembre-se q o cloro na água se tiver boa concentração tb faz esse efeito assim como a maioria dos inseticidas... ou um ataque de fungo quanto a esse alem de indicar o combate com enxofre não saberia ajudar mais.

sinceramente me parece mais queimadura de sol...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
GabrielMS
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 61
Registrado em: 09 Jun 2019, 22:10
Localização: Canoas / RS
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por GabrielMS »

smart2 escreveu: 11 Jun 2019, 08:43
GabrielMS escreveu: 10 Jun 2019, 22:08 Planta:
Imagem

Substrato:
Imagem

Folhas:
Foto 1
Imagem
Foto 2
Imagem
primeiro no próximo Up de imagens tente usar nosso servidor, e muito mais simples, aqui no editor de texto mesmo o último ícone da Barra e um " i " com pingo verde so clicar nele e selecionar a imagem... simples e pratico...

quanto a sua planta não tenho tanta experiencia como gostaria porem vejo 2 possibilidades, uma queima por insolação, seja por algo q passou nas folhas + sol ou apenas o Sol mesmo, lembre-se q o cloro na água se tiver boa concentração tb faz esse efeito assim como a maioria dos inseticidas... ou um ataque de fungo quanto a esse alem de indicar o combate com enxofre não saberia ajudar mais.

sinceramente me parece mais queimadura de sol...
Certo... eu já comprei ela assim, por isso não posso dizer se a floricultura deixou ou não no sol direto ou se passou algo... hoje apareceu uma folha nova e tá manchando, tu toca e ela é bem fina chega a rasgar na tua mão ao toque, assim que chegar em casa colocarei foto. Será possível ser o substrato? Assim que chegou eu coloquei água mas bem pouco mesmo...


GabrielMS
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 61
Registrado em: 09 Jun 2019, 22:10
Localização: Canoas / RS
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por GabrielMS »

Hoje minha nepenthes começou a ficar com essas marcas nas folhas novas, será que está com o substrato muito encharcado? Coloquei ela hoje na rua, onde pegasse um vento, porém não com sol direto e também começou a murchar o jarro dela. Segue fotos...

ImagemImagem


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

substrato umido e folhas muchando o problema esta no solo/raizes


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

só a mudança de local ocasionou isso? o novo local, certeza sem sol? é muito quente do que estava? será choque térmico?

***
outros casos, veja se acha enxofre dimy (fungicida). faça aplicação.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
GabrielMS
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 61
Registrado em: 09 Jun 2019, 22:10
Localização: Canoas / RS
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por GabrielMS »

smart2 escreveu: 11 Jun 2019, 16:13 substrato umido e folhas muchando o problema esta no solo/raizes
Não achei na cidade o substrato recomendado para plantas carnívoras, no caso o musgo sphagnum... Porém uma floricultura que tem aqui na cidade disse que posso estar utilizando casca de pinus com carvão e no fundo por brita. Fazendo isso será que resolve?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

não. veja se consegue fibra e pó de côco. faça tratamento tanino. mas problema substrato naõ afetaria a planta assim, de um dia pro outro, como eu entendi.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
GabrielMS
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 61
Registrado em: 09 Jun 2019, 22:10
Localização: Canoas / RS
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por GabrielMS »

Edson Poscai escreveu: 11 Jun 2019, 16:28 só a mudança de local ocasionou isso? o novo local, certeza sem sol? é muito quente do que estava? será choque térmico?

***
outros casos, veja se acha enxofre dimy (fungicida). faça aplicação.
Edson, não conheço o local que ela ficava pois comprei em uma banca em uma feira da cidade vizinha. A cidade vizinha é mais fria e úmida que a minha, moro no RS. Porém eu moro perto de lagoa/mar, no caso perto da praia do cassino, então o ar aqui também e úmido e frio. Nesses dois dias apenas deixei ela pegar sol no fim da tarde, e não fica na rua, fica dentro de casa em cima de uma estante que por volta das 16:30 começa a bater o sol até ficar noite... Acredito que a floricultura tenha me vendido com o substrato muito molhado pois lá estava com um pote de água em baixo dela.


GabrielMS
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 61
Registrado em: 09 Jun 2019, 22:10
Localização: Canoas / RS
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por GabrielMS »

Edson Poscai escreveu: 11 Jun 2019, 16:38 não. veja se consegue fibra e pó de côco. faça tratamento tanino. mas problema substrato naõ afetaria a planta assim, de um dia pro outro, como eu entendi.
Você fala do xaxim? Problema que na minha cidade as floriculturas não vendem essas coisas... o mais perto que consegui achar foi musgo pra orquídeas e casca de pinus...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem