como fazer nepenthes dar haste floral ou broto basal

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
eduardo4547
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 09 Mar 2019, 08:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

como fazer nepenthes dar haste floral ou broto basal

Mensagem por eduardo4547 »

olá gostaria de saber se existe alguma técnica para fazer nepenthes dar haste floral ou broto basal. :ugeek:


Antes só que mal acompanhado.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

tb queria saber, aqui ja tive haste naturalmente porem foi apenas 1, ja brotos basais e meio q normal, e apos aparecer um eu sempre fazia uma poda e com isso acaba saindo bem mais...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Mateus175
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 48
Registrado em: 01 Mar 2016, 16:30
Localização: Sorocaba São Paulo https://goo.gl/maps/cZu9VokQa7B2
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes
Contato:

Mensagem por Mateus175 »

smart2 escreveu:tb queria saber, aqui ja tive haste naturalmente porem foi apenas 1, ja brotos basais e meio q normal, e apos aparecer um eu sempre fazia uma poda e com isso acaba saindo bem mais...
Eu tava vendo os post aqui e me interessei nesse, minha nep está com mais ou menos um metro e deu uma broto basal que já está com jarros, eu devo cortar o que está grande pra fazer mudas ou espero crescer? Se cortar vai nascer mais brotos? Me desculpe por não ter aberto um tópico pra isso, e que vi o assunto e já puxeiImagem

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk



Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Mateus175 escreveu: 09 Abr 2019, 10:07
smart2 escreveu:tb queria saber, aqui ja tive haste naturalmente porem foi apenas 1, ja brotos basais e meio q normal, e apos aparecer um eu sempre fazia uma poda e com isso acaba saindo bem mais...
Eu tava vendo os post aqui e me interessei nesse, minha nep está com mais ou menos um metro e deu uma broto basal que já está com jarros, eu devo cortar o que está grande pra fazer mudas ou espero crescer? Se cortar vai nascer mais brotos? Me desculpe por não ter aberto um tópico pra isso, e que vi o assunto e já puxeiImagem

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
pra inicio, foi ótimo responder aqui, menos tópicos muitas vezes e melhor...

então eu tenho o principio aqui de manter o máximo de broto basal possível, aqui sempre que um galho se destaca e começa a esticar rapidinho ele vai pra faca... lembrando que recomendo o corte destes galhos a uma altura tipo 2 gomos de folhas (gemas) pois assim esse calho cortado tende a não secar e sim a rebrotar mantendo +1 galho... e sim naturalmente ao cortar tende a nascer mais brotos ou ao menos os q tem cresce mais rápido... isso e logico pensa que toa estrutura radicular que a planta tem gerando energia mantinha toda a sua PC, ao retirar uma quantidade tipo o galho grande essa energia será redirecionada pra algum lugar né, novos brotos, jarros maiores e por ai vai...lembrando sempre de cuidar com o tamanho do vaso pq a minha mesmo ja esta em um vaso GG


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Mateus175
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 48
Registrado em: 01 Mar 2016, 16:30
Localização: Sorocaba São Paulo https://goo.gl/maps/cZu9VokQa7B2
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes
Contato:

Mensagem por Mateus175 »

smart2 escreveu:
Mateus175 escreveu: 09 Abr 2019, 10:07
smart2 escreveu:tb queria saber, aqui ja tive haste naturalmente porem foi apenas 1, ja brotos basais e meio q normal, e apos aparecer um eu sempre fazia uma poda e com isso acaba saindo bem mais...
Eu tava vendo os post aqui e me interessei nesse, minha nep está com mais ou menos um metro e deu uma broto basal que já está com jarros, eu devo cortar o que está grande pra fazer mudas ou espero crescer? Se cortar vai nascer mais brotos? Me desculpe por não ter aberto um tópico pra isso, e que vi o assunto e já puxeiImagem

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
pra inicio, foi ótimo responder aqui, menos tópicos muitas vezes e melhor...

então eu tenho o principio aqui de manter o máximo de broto basal possível, aqui sempre que um galho se destaca e começa a esticar rapidinho ele vai pra faca... lembrando que recomendo o corte destes galhos a uma altura tipo 2 gomos de folhas (gemas) pois assim esse calho cortado tende a não secar e sim a rebrotar mantendo +1 galho... e sim naturalmente ao cortar tende a nascer mais brotos ou ao menos os q tem cresce mais rápido... isso e logico pensa que toa estrutura radicular que a planta tem gerando energia mantinha toda a sua PC, ao retirar uma quantidade tipo o galho grande essa energia será redirecionada pra algum lugar né, novos brotos, jarros maiores e por ai vai...lembrando sempre de cuidar com o tamanho do vaso pq a minha mesmo ja esta em um vaso GG
Entendi, valeu pela dica, então eu só fiquei na dúvida agora Por que ouvi dizer que se devia cortar a cada 3 folhas, com duas também da? Eu vou tentar fazer mudas por estacas e quero perder o mínimo possível, então vou procurar bastante aqui no fórum pra me dar uma ajudinha pois nunca cortei minha nep, chega dar uma dorzinha no coração haha

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Eduardo,

todas as suas dúvidas ref. a mesma planta exponha aqui em tópico já aberto, seu ou de um amigo qdo já aberto ref. mesmo assunto. imagine abrir um tópico para cada dúvida?

*eu excluí outro aberto. espero contar com a sua compreensão. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Mateus175 escreveu: 09 Abr 2019, 10:25 Entendi, valeu pela dica, então eu só fiquei na dúvida agora Por que ouvi dizer que se devia cortar a cada 3 folhas, com duas também da? Eu vou tentar fazer mudas por estacas e quero perder o mínimo possível, então vou procurar bastante aqui no fórum pra me dar uma ajudinha pois nunca cortei minha nep, chega dar uma dorzinha no coração haha

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
Então quando me referi a 2 gemas foi referente a base q irá ficar na planta,,, então você corta ela 2 gemas acima do substrato pra ela poder brotar...

quanto a estacas serem com 2 ou 3 gemas na vdd e sobre tamanho... você terá um pedaço pra dentro do musgo ou água e outro para fora, oq da +ou- 1 gema abaixo e acima você escolhe... 2 gemas acima terá o dobro de chance de brotação podem no final menos estacas... então se for uma graciflora por exemplo q brota de boa pode fazer com 1 gema acima, se for algo mais chato pode ser viável com 2... a uma sema aeu fiz aqui em casa tudo com 1 gema acima porem sei q minha PC e de boa...

obs: recomendo o uso da estaquia feita em apenas agua pura...
viewtopic.php?f=24&t=5317


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Mateus175
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 48
Registrado em: 01 Mar 2016, 16:30
Localização: Sorocaba São Paulo https://goo.gl/maps/cZu9VokQa7B2
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes
Contato:

Mensagem por Mateus175 »

smart2 escreveu:
Mateus175 escreveu: 09 Abr 2019, 10:25 Entendi, valeu pela dica, então eu só fiquei na dúvida agora Por que ouvi dizer que se devia cortar a cada 3 folhas, com duas também da? Eu vou tentar fazer mudas por estacas e quero perder o mínimo possível, então vou procurar bastante aqui no fórum pra me dar uma ajudinha pois nunca cortei minha nep, chega dar uma dorzinha no coração haha

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
Então quando me referi a 2 gemas foi referente a base q irá ficar na planta,,, então você corta ela 2 gemas acima do substrato pra ela poder brotar...

quanto a estacas serem com 2 ou 3 gemas na vdd e sobre tamanho... você terá um pedaço pra dentro do musgo ou água e outro para fora, oq da +ou- 1 gema abaixo e acima você escolhe... 2 gemas acima terá o dobro de chance de brotação podem no final menos estacas... então se for uma graciflora por exemplo q brota de boa pode fazer com 1 gema acima, se for algo mais chato pode ser viável com 2... a uma sema aeu fiz aqui em casa tudo com 1 gema acima porem sei q minha PC e de boa...

obs: recomendo o uso da estaquia feita em apenas agua pura...
viewtopic.php?f=24&t=5317
Valeu, vou usar essa técnica, eu estava procurando ela mesma mas não estava achando, e sobre a estacas, você acha melhor eu colocar uma em cada pote com água ou posso por todas em um único? Acabei de fazer a estacas e consegui umas 10, no caso das estacas, as condições de luz são as mesma das plantas ou devem tomar menos?

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk



Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

eu coloco tudo junto... depois separo né... tento mantem em ambiente com mais claridade e menos sol... pq a agua esquenta muito no copinho...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

minha opinião que pouco entendo tbm de nepenthes...

- o cortar com um metro, é uma decisão pessoal. eu deixaria prosseguir.
*se for cortar, corte acima do substrato uns 5 cm para da base que irá ficar no vaso, vir novo ou novos broto (s). eu sempre corto considerando um tamanho para deixar no substrato fontes de novos brotos e deixo acima 2-3. com isso novos brotos acima e outros poss´veis virem de baixo tbm. e isso qdo posto direto no substrato.
qdo deixar em água para primeiramente o enraizamento, o mais indicado, deixar em copo com água e trocar a cada 15 dias, deixar 1-2 brotos sempre imerso. local de claridade pouco sol da manhã ou da tarde (fraco)

***
- pela planta formar brotos basais ou haste de flores é natural da planta, não há como fazer. só qdo ela quer, ou qdo cortado o broto apical. qdo cortado o broto apical, virá outro no local.

***

se for querer cortar, como disse acima, é pessoal, eu deixa a base no substrato com no mínimo 2-3 bases para futuros brotos (base das folhas), considero o tamnho sabendo que 1-2 brotos sempre na água ou direto no substrato e 2-3 acima. qdo na água aguardar o enraizar.

**

não sei se pude ajudar. :? :?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem