[Problema] N. Ventricosa x Khasiana morrendo?

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
lucataneo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 03 Jan 2015, 15:11
Localização: Diadema - São Paulo
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

[Problema] N. Ventricosa x Khasiana morrendo?

Mensagem por lucataneo »

Olá,

Há duas semanas fiz a compra de uma N. Spotted e essa N. Ventricosa x Khasiana.

Chegada dos correios: Foram enviadas do Paraná. Chegaram no dia seguinte ao envio. Porém, o clima aqui em SP estava MUITO quente e parece que os correios colocaram ela numa estufa a céu aberto, pois vieram bem judiadas pelo calor.
Quanto à embalagem, estava padronizada conforme sempre enviam, plástico para unidade, alumínio e isopor para temperatura e etc.

Estado das plantas: Como citado acima, quando desembalei as mesmas, estavam bem murchas e com aspecto desidratado. Coloquei-as no substrato e posicionei no local que ficariam de quarentena e aclimatação.

Local que estão desde então: Estão num local de muita luz mas nenhum sol. Quando notei que elas estavasm bem debilitadas, ensacolei a fim de aumentar a umidade.

A N. Spotted vem se recuperando e já está "movimentando" os novos brotos. Já a Ventricosa x Khasiana não deu nenhum sinal de vida, pelo contrário, vem definhando. Por conta disso, coloquei uma garrafa virada pra baixo para dar efeito de estufa e manter a umidade controlada e sempre alta (90~100%) e monitoro ela o tempo todo.

Sintomas: Folhas pretas e ressecadas. Aspecto murcho e desidratado.

Há algo que possa ser feito além de rezar?

Se eu cortar essas folhas ressecadas e pretas, ajudaria a planta em algo? ImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk



"Tudo o que sei é que nada sei."
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

eu cortaria todos as folhas secas e iria torcer para vir brotos basais. acho que só assim :roll:

entre em contato com o vendedor, passe estas imagens, e veja a opinião dele tbm. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
lucataneo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 03 Jan 2015, 15:11
Localização: Diadema - São Paulo
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por lucataneo »

Edson Poscai escreveu:eu cortaria todos as folhas secas e iria torcer para vir brotos basais. acho que só assim :roll:

entre em contato com o vendedor, passe estas imagens, e veja a opinião dele tbm. : joia :
É, eu pensei muito sobre cortar seguindo esse raciocínio também.

Entrei em contato com ele sobre isso.

Agradeço a ajuda, mestre! Imagem

PS.: Só um update.

Entrei em contato com o vendedor, o mesmo me orientou o mesmo que o senhor: retirar as folhas. Com o adendo de trocar o vaso para o de coco. Como não possuo o mesmo e é bem difícil encontrar pras bandas daqui, apesar de ser "cidade grande", removi a cuia de baixo que era usada para apoio da cuia principal da planta, assim, o "acumulo de água", mesmo que fosse mínimo ou quase nulo, não existirá mais.

Vou manter a "estufa" até que ela venha a apresentar alguma reação. :cry:

Assim que ela melhorar ou piorar, atualizo aqui novamente só para não ficar tópico sem resposta.

: joia :


"Tudo o que sei é que nada sei."
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem