tipo e tamanho do vaso

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
rcdbrg
Newbie
Newbie
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Out 2018, 08:11
Localização: Campinas, SP

tipo e tamanho do vaso

Mensagem por rcdbrg »

Boa noite, sou iniciante no cultivo de plantas carnívoras e estou iniciando a minha aprendizagem com as nepenthes que tanto me encantam. As que possuo estão plantadas em vasos de plástico que parecem relativamente pequenos e estou pensando em transportá-las para vasos maiores.

Pergunto para os mais experientes se esses vasos devem ser de plástico ou podem ser de fibra de côco? Estou particularmente preocupado com a profundidade que devem ter esses vasos para não restringir o crescimento das raizes. As opções do link https://buscando2.extra.com.br/busca?q= ... ra+de+coco são adequadas ou alguém tem uma sugestão melhor? Qual é a dimensão recomendada?

Obrigado


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

vasos de fibras de coco, por vezes o tanino da fibra ainda pode ser alto. Isso é algo pessoal, eu recomendo vasos de 13 cm de profundidade no começo, qdo em replantio destas, veja mais largo e mais profundo. mas pouca coisa. não precisa ser muito.para mudas gdes, veja um vaso de uns 20 cm de fundo por uns 15 de diâmetro.

mas aguarde as dicas de nosso amigo Marciel. ele pode ser mais preciso nas informações.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

bem... minha experiencia com fibra de coco não chegou nas nep... posso lhe dizer q para dróseras e dionaeas e um ótimo substrato... porem... o tanino e um problema, mais exatamente um veneno natural do coco... então se quiser usar q seja fabricada em casa ou comprada, teste antes de plantar ou poderá ter problemas... não confie no rotulo dizendo que não tem tanino... um vaso deste ae mesmo você pode colocar ele dentro de 1 balde e cobrir de água... 24h depois veja a coloração da água quanto mais vermelho pior... em caso de substrato recomenda ferver que vai ser mais rápido o teste... em 1 porção ja tem noção de como está... se não tem tanino ou tem muito pouco pode usar e ser feliz pq demonstrou ser um substrato ótimo tanto a curto como a longo prazo.

pra ter uma ideia do uso dele recomendo a leitura do meu posto sobre a fabricação caseira onde você poderá ver a questão do tanino tb...


viewtopic.php?f=24&t=6777


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem