Nepenthes em Terra preta

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
José P. Neto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 154
Registrado em: 28 Mar 2018, 19:04
Localização: Jaciara, Mato-grosso (78820-000)
Agradecimentos: 18 vezes

Nepenthes em Terra preta

Mensagem por José P. Neto »

Olá a todos,hoje estive na casa da minha avó, e me deparei com uma muda de nepenthes, que havia dado para ela a um bom tempo,era uma graciliflora e estava
GIGANTE,com ascidios lindos ,enormes,
Havia dado a muda em musgo sphagnum, quando olhei o substrato era terra preta,sim TERRA PRETA,e ela já tinha dado uma muda para uma amiga dela,que de acordo com ela também estava gigante,sou bem iniciante,então uma pergunta para os mais experientes, toda essa fama de "só pode usar sphagnum" ou "tem que ser sphagnum senão ela morre"é realmente verdade,ela se aplica a todas as plantas ou existem exceções?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

José, você não está sendo a primeira pessoa a relatar casos assim.

eu já fiz esta experiência. não me lembro se ficaram 1 semana e cachorros arrancaram tudo.

esta semana eu fiz uma poda radical aqui, e para experiência taquei em terra preta, com 30% areia para não armazenar água. e uns 30% de húmus. vamos ver os resultados.

***

coisa de doido, não o faça!

como eu tinha muitas estacas, taquei em somente areia para ver sobre o enraizamento. outros cultivares, qdo solo pobre há um crescimento maior e mais forte das raízes em busca de nutrientes, fiz esta experiência para ver no que dá. outro vaso taquei npk 15x15x15 e toda semana porei chorume.

vamos ver no que dá. :?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
José P. Neto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 154
Registrado em: 28 Mar 2018, 19:04
Localização: Jaciara, Mato-grosso (78820-000)
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por José P. Neto »

só uma observação : Aparentemente ela produz menos ascidios,acredito que pela falta de nutriente


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

então uma pergunta para os mais experientes, toda essa fama de "só pode usar sphagnum" ou "tem que ser sphagnum senão ela morre"é realmente verdade,ela se aplica a todas as plantas ou existem exceções?
isso para com a graciliflora, que é acho a mais forte e resistente para quase todas as paradas. outras neps não arriscar, exceto você vindo a ter muito de outras e uma delas fazer experiência sem comprometer a fonte. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Um amigo meu quando era iniciante também, deixou sua graciliflora após comprar em mistura meio a meio de terra preta para rosa do deserto e terra vermelha comum, essa que achamos na rua, e em um ano a planta cresceu 8 metros e rendeu 25 grandes estaquias...
Não sei quanto as outras, mas essa nep em questão parece tolerar uma grande gama de substratos, você não esquecendo de regar ela vingará...
Eu estou com 3 estaquias desse meu amigo em substrato composto dessa terra preta com musgo e isopor picado, em proporções iguais, acredito que elas vão gostar...


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem