Página 1 de 1

Dúvida cruel

Mensagem não lidaEnviado: Sex 09-Fev-2018 21:04
por rdrgobra
Recebi hoje duas Neps (N. x arakawae 'Red' e N. 'Emmarene') que comprei de um amigo. O envio até que foi rápido, porém uma delas (N. x arakawae 'Red') veio com a ponteira quebrada devido, muito provavelmente, ao péssimo transporte dos Correios (a caixa aonde vieram as plantas estava amassada).

A questão é; seria melhor cortá-la em várias estacas ou deixar como está pra ver se ela gera uma outra frente de crescimento?

ImagemImagemImagem

Abs,

Rodrigo F. Costa

Re: Dúvida cruel

Mensagem não lidaEnviado: Sáb 10-Fev-2018 00:29
por Paulo
Rodrigo,

Eu já tive uma nepenthes que a ponteira foi quebrada igual a sua. Só que no meu caso foi uma criança que os pais não cuidam.
Fiquei com a mesma duvida que você e deixei do jeito que estava, um tempo depois comecei a ver uma nova folha nascendo.

Não lembro o ID da nepenthes e não sei se vale para todas, mas eu esperaria um tempo antes de ser radical.

Abraço,

Paulo

Re: Dúvida cruel

Mensagem não lidaEnviado: Sáb 10-Fev-2018 08:11
por Edson Poscai
você é professor nepentheiro,

eu nada entendo, mas vejo o principal a planta já está enraizada. qdo podamos qq nepenthes para retirar excesso e fazer estacas irá ficar assim e rebrotam com facilidade. então, só passar a tesoura na ponta mais abaixo (pouca coisa ou deixar assim) e aguardar novos brotos que eu vejo 90% certo.

vejo a fato de já estar enraizada, mais de 70/80% novos brotos. posso estar enganado e ser um cultivar mais raro e mais difícil, sim. mas vejo fazer estacas com esta já enraizada ser muito mais difícil.

Boa sorte em sua decisão. : joia :

Re: Dúvida cruel

Mensagem não lidaEnviado: Sáb 10-Fev-2018 13:33
por MarcielS
Oi Rodrigo.

Passe a faca apenas se houver a intenção de fazer mudas, do contrário deixe como está. A planta se recupera rápido e logo ativará a gema axial mais próxima de onde estava a ponteira. :geek:


... : joia :

Re: Dúvida cruel

Mensagem não lidaEnviado: Sáb 10-Fev-2018 17:32
por rdrgobra
Olá amigos, eu fico grato pela dicas. Contando com o que vocês e a galera do Face me falaram eu conclui que é melhor deixar como está. O dano apesar de atrasar o desenvolvimento dela não é fatal e como estamos no auge do Verão ela irá procurar ativar alguma gema axilar para prosseguir seu crescimento.

Até mais amigos e não se preocupem que os manterei informados sobre o progresso da mesma.

Abs,

Rodrigo F. Costa