Germinação sementes nepenthes Polinização aberta e cultivadas

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Gustavo Dorneles
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 24 Nov 2016, 22:53
Localização: Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Germinação sementes nepenthes Polinização aberta e cultivadas

Mensagem por Gustavo Dorneles »

Olá Pessoal! Estou germinando Nepenthes há uns meses e fiquei curioso: porque alguns pods germinam várias sementes e outros pods não germinam nenhuma. Pensava que era pelo tempo que inviabiliza as sementes, mas fui me informar e descobri que existem sementes de Nepenthes inférteis, que não foram polinizadas. Pois mesmo sem a polinização a nepenthes feminina produz o pod com sementes. Isso é decorrência do processo que é chamado de polinização aberta: plantas selvagens que são ou não polinizadas pelos agentes da natureza. Diferente do processo de polinização das Nepenthes cultivadas que são polinizadas pelos produtores. Por isso as sementes que resultam de processos de hibridação quase sempre germinam. Não consegui nenhum material bibliográfico sobre essa teoria, se alguém souber mais sobre o assunto por favor faça uma contribuição!


Avatar do usuário
Gustavo Dorneles
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 24 Nov 2016, 22:53
Localização: Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Gustavo Dorneles »

Olá pessoal! Uma coisa é certa: muitas outras plantas dioicas (uma espécie vegetal que apresenta apenas um conjunto de órgãos sexuais por indivíduos, isto é, cada organismo apenas pode ser fêmea ou macho nunca ambos simultaneamente) tem esse mesmo comportamento, Um exemplo são as sementes de Cica que dão aos montes pela cidade e quase nunca germinam. Abração pessoal!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem