Ajuda com N.alata

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Dibraldinho
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 41
Registrado em: 19 Ago 2016, 13:54
Localização: Niterói
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Ajuda com N.alata

Mensagem por Dibraldinho »

Olá pessoal, boa noite.

Eu já fiz um tópico em outro site, porém como pretendo saber mais opiniões, estou fazendo esse tópico aqui.

Eu tenho uma nepenthes alata, que não produz nenhum ascideos há mais de 5 meses. As gavinhas crescem, mas não desenvolvem jarros. Há um ou dois meses surgiram dois brotos que também estão com o mesmo problema. Eu molho ela todo dia e borrifo água nela, de vez em quando. Ela pega o sol da manhã e um pouco do Sol da tarde.
Eu gostaria de saber: o que pode estar acontecendo com ela?

Aqui vão algumas fotos:

Foto da planta inteira:

[thumbnail]https://imageshack.com/a/img922/2296/yApl2Z.jpg[/thumbnail]

Foto do topo da planta:

[thumbnail]https://imageshack.com/a/img924/8286/TCWMAR.jpg[/thumbnail]

Foto dos brotos:

[thumbnail]https://imageshack.com/a/img923/4461/nXjKVx.jpg[/thumbnail]

[thumbnail]https://imageshack.com/a/img921/9728/xR2lCp.jpg[/thumbnail]
Editado pela última vez por Dibraldinho em 04 Set 2016, 16:30, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Guilherme,
Eu molho ela todo dia e borrifo água nela, de vez em quando. Ela pega o sol da manhã e um pouco do Sol da tarde.
agora, época de frio q estamos saindo, as nepenthes não apresentam o mesmo crescimento e desenvolvimento comum. pela imagem ela está bem, deixe mais umedecido o sphagnum, borrife água na planta toda, por vezes 2 vezes ao dia. e no substrato uma 2 vezes por semana e bastante até umedecer bem.

vejo um local fixo para a planta, onde de preferência sol, mas pouco da manhã ou da tarde evitando sol das 11:00 as 15:00

principal, continuar a molhar as folhas sempre e tbm o substrato. deixar a planta em local fixo. nepenthes e demais não aceitam ficar mudando de local. : joia :

Boa sorte, fique tranquilo q neste mês para o próximo a sua nepenthes terá ascideos bem mais. bem mais mesmo, dois brotos estão para lhe dar mais ascideos em breve tempo : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

Mensagem por maurovalek »

Adicionando ao que o Edson disse, caso você tenha mantido ela no mesmo lugar nesses 5 meses, experimente trocar ela de lugar de preferência em algum lugar que a luminosidade seja diferente deste que ela vive, tanto para mais quanto para menos. Espere algumas semanas para ver como ela irá responder.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Passando só para explicar que o taxon dessa espécie de Neps mudou e agora ela é conhecida por N. graciliflora ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Dibraldinho
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 41
Registrado em: 19 Ago 2016, 13:54
Localização: Niterói
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Dibraldinho »

Muito obrigado pela ajuda de todos.
Outra coisa que quero acrescentar é que a ponta das gavinhas de todas as folhas, estão marrom. E eu queria: o que isso significa?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

não sei se entendi, :?
a ponta, esta será a formação do ascídeo. em outras palavras, temos a folha e um pq cordão verde e na ponta deste marrom q será o novo ascideo (jarro).

clique em forum/nepenthes. neste você verá muitas fotos de n. graciliflora para comparação. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem