Nepenthes que não desenvolvem o "jarro"

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Frlika
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Jun 2016, 07:30
Localização: France

Nepenthes que não desenvolvem o "jarro"

Mensagem por Frlika »

[img]https://imageshack.com/a/img922/4792/ru40dI.jpg[/img]
[img]https://imageshack.com/a/img923/5981/24EnXg.jpg[/img]
[img]https://imageshack.com/a/img921/3998/rYF7sM.jpg[/img]
[img]https://imageshack.com/a/img924/3254/4v3GGM.jpg[/img]

Olá todo mundo!

Sou nova por aqui e tb não tenho a menor experiência com o cultivo de plantas carnívoras, mas no ano passado ganhei um vaso de Nepenthes do meu marido e ela veio cheia de jarros. Depois de um certo tempo eles começaram a ficar feios e secos. Acabei cortando esses jarros e mudei a planta de vaso, de lugar e passei a borrifara agua da torneira mesmo em dias alternados. A minha planta começou a crescer e ficar bonita, porém os jarros não crescem e tenho a impressão que eles queimam ainda pequenininhos e morrem. Eu a mantenho dentro de casa porque aqui na França apesar de agora estarmos no verão, tem muito vento, mas, para mim esta frio.. Quando chove, coloco o vaso para fora por alguns minutos e logo trago para dentro.
Hoje cortei as folhas que estavam meio amareladas e machucadas. Pensei em plantar uma muda em um outro vaso, mas não sei se é o melhor momento.
Por favor, poderiam me orientar sobre o vaso, se posso continuar com esse vaso ou troco por um maior e o que posso fazer para que os jarros se desenvolvam?

Desde ja agradeço.

Segue uma foto!

Um abraço!

Lika.
Editado pela última vez por Frlika em 06 Jul 2016, 06:26, em um total de 3 vezes.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Primeiro; poste uma foto da planta. Segundo; por aí (França) o pessoal usa turfa misturada a perlita como substrato, portanto nada de plantar ela em musgo Sphagnum uma vez que ele é difícil de ser encontrado e quando o é custa os "zoio" da cara.

Demais dicas somente depois de ver uma imagem da planta ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Frlika
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Jun 2016, 07:30
Localização: France

Mensagem por Frlika »

Olá Rodrigo!
Primeiramente obrigada por responder.. Eu tentei enviar uma foto, segui as indicações do forum mas vi agora que a mesma não foi.. vou tentar novamente.

Obrigada.


Lika
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

veja se este tópico pode lhe ajudar, : joia :

publicar-fotos-t5702.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Lika.

Sua Nepenthes apresenta boa aparência (saudável) e pelas folhas possivelmente deve ser uma N.ventrata. Acredito que a falta de ascidios seja devido a estação climática vigente. Continue proporcionando umidade e boa iluminação que logo terá novos jarros. : joia :


Abç


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

tire uma foto do substrato para analise do mesmo também.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
JP Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 27 Mai 2016, 16:22
Localização: Araçatuba-SP
Agradeceu: 163 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por JP Martins »

Será que não seria pelo fato de a água que está sendo borrifada ser de torneira??


"Pessoas quietas possuem mentes barulhentas" - Stephen Hawking
Frlika
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Jun 2016, 07:30
Localização: France

Mensagem por Frlika »

Bom dia a todos!

Edson Poscai, obrigada pela dica deu certo!!

MarcielS e JP Martins, obrigada! Eu não sei se o clima tem muito a ver. Ganhei o vaso no verão (julho) do ano passado e conforme os jarros foram ficando feios fui cortando. No inverno, como a casa fica sem muita ventilação e tb por causa dos radiadores u comecei a borrifar agua nas folhas de todas as minhas plantas de interior e foi ai que elas começaram a se desenvolver. Troquei a Nepenthes de lugar, colocando mais próxima da janela regando a terra 2 vzs por semana e as folhas dia sim dia não. Então ela começou a se desenvolver sem parar, mas os jarros não crescem.

Smart2, vou enviar outras fotos!

Obrigada e abçs!

Lika.


Lika
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

há ascídeos em formação (jarros). é normal crescerem marrom (cor). desculpe minha duvida estranha :oops: , ms você tem deixado e só podado qdo secos?

ela está com um ótima aparência, acho q agora você ver um bom local, o mais indicado, deixar ela sem mexer. estas plantas sentem o mudar de local e tem q ficarem fixa em um local. você viu acima as dicas de borrifar. qdo quente, 2 ou 3 vezes ao dia, 1 ou 2 vezes por semana no substrato. mas vi por uma foto, q penso você ter trocado, e fiquei em duvida se o substrato é terra ou algum não comum em cultivo aqui no Brasil. publique esta tbm, publique complementando, não trocando as imagens, por ventura tenha esta duvida.

aguardamos, e amigos lhe ajudarão em suas dúvidas.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Oi, Lika!
Eu acredito q todos os amigos já te deram as dicas mas eu ainda lhe daria outro toque: talvez sua nepenthes esteja apenas sentindo o vai-e-vem de lugar... tente encontrar um lugar pra ela e a mantenha ali... neps às vezes são chatas com essa troca de lugar constante e aí a primeira coisa q fazem é parar de produzir ascideos (jarrinhos)... Vi q tem um bom tutor pra ela, e ela aparentemente, está bem saudável...No mais, dê tempo ao tempo... eu tenho uma Nepenthes graciliflora q só foi começar a produzir novos jarros por aqui depois de quase 6 meses (sem brincadeira).... rs.. é exercicio de paciencia... hehehehe.. :mrgreen:

Eu não sei com relação ao substrato, até pq você está na França, mas siga oq o Rodrigo orientou... : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem