água pra borrifar em neps

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
José Tito
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 306
Registrado em: 26 Abr 2016, 23:17
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 113 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

água pra borrifar em neps

Mensagem por José Tito »

Olá Pessoas do Brasil inteiro :lol:.
Bom , hoje eu estava pensando aqui , e imaginei uma coisa.
Gente, será que dá para borrifar água em neps da torneira, pois ela vai evaporar e n vai para o solo, n é???

Desde já agradeço as respostas , boa noite : joia :


eu preciso parar de ser trouxa
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

bem imagina sua pele com aquele cloro no sol? garanto que a água evapora mais irá doer né...

porem aproveitando o trem andando... algum dos Nepentheiros de plantão já experimentou a adição de adubo foliar nesta água de borrifar, no caso entendo que as dosagens seriam bem pequenas mesmo porem diárias, eu tenho adubo foliar porem não tenho mudas suficiente pare testar ainda.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
thiago m
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 138
Registrado em: 21 Fev 2011, 21:29
Localização: buritis-MG
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por thiago m »

sobre a agua da torneira ...vou contar minha experiencia .....eu nunca usei agua destilada....aqui chove pouco e mesmo quando chove não recolho agua da chuva,uso agua da torneira so faço o processo de descansar a agua nos tambores ,e sobre borrifar agua nas folhas tem mais um detalhe ,nunca se molha a folha de nepenthes com ela tomando sol,vai queimar a folha,adubacão foliar e outra coisa q já fiz ,não sirvo de exemplo pq sou um metido a cientista,nao tenho medo de testar(exceto naquelas plantas mais raras)mais em dosagem pequena e gradativa pra mim funcionou.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

José Tito escreveu:Gente, será que dá para borrifar água em neps da torneira, pois ela vai evaporar e n vai para o solo, n é???
Pode usar sim, muitos aqui fazem uso de água de toneira em Neps (mesmo sem descansar, o que já foi provado ser mito) e nada de mal ocorreu a elas. Já nas Drosera o seu uso a longo prazo não é lá muito indicado :roll: ...
smart2 escreveu:porem aproveitando o trem andando... algum dos Nepentheiros de plantão já experimentou a adição de adubo foliar nesta água de borrifar, no caso entendo que as dosagens seriam bem pequenas mesmo porem diárias, eu tenho adubo foliar porem não tenho mudas suficiente pare testar ainda.
Pode usar sim Ricardo, muitos hobbystas e produtores estrangeiros o fazem em suas plantas. Utilize a medida recomendada para se borrifar em Orquídeas que tudo correrá bem com suas Nepenthes ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

smart2 escreveu:algum dos Nepentheiros de plantão já experimentou a adição de adubo foliar nesta água de borrifar, no caso entendo que as dosagens seriam bem pequenas mesmo porem diárias, eu tenho adubo foliar porem não tenho mudas suficiente pare testar ainda.
não sou nepentheira, mas vou dar meu pitaco, Ricardo... :D
Na época em q eu cuidava direito das pc's, eu fazia sim, uso de adubo foliar nas neps e nelas nunca tive problemas. Mas fazia em doses menores q as indicadas pelo rotulo (faço isso nas minhas orquideas tb... sempre uso uma dose menor) e aplicava uma vez a cada 15 dias (qdo aplicava adubo foliar nas minhas orquideas)... Agora é q eu tô me reorganizando e voltando a cuidar melhor delas... mas não pretendo me valer das adubações agora por conta do inverno...


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

entendido então posso usar sim o foliar, acredito que em doses menores mesmo ja que usarei 2 ou 3 borrifadas por dia. a ideia e usar continuamente

a duvida agora e sobre qual NPK mais recomendado, ja que tenho para floração e tb para crescimento.

NPK - N e K = Crescimento exemplo 20.05.20
NPK - P = Floração exemplo 04.14.08

a duvida e se ela usa o Fosforo (P) na criação dos ancílios ou somente na haste floral, pois se usar nos ancílios acredito que uma adubação mais focada nesse sentido seria o ideal, podendo ser intercalada, porem se ela não usa o ideal seria mais focada no crescimento mesmo


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

smart2 escreveu:acredito que em doses menores mesmo ja que usarei 2 ou 3 borrifadas por dia. a ideia e usar continuamente
Não acho q usar todos os dias seja uma boa, Ricardo... em termos de adubação, aprendi uma coisa a duras penas: menos é mais... rs...rs...

Eu indicaria você escolher um ou dois dias no mês pra usar uma única vez.. .tal qual se faz com as orquideas... vá com calma, meu caro... :mrgreen:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1939 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

eu irei apenas comentar, algo que 99% você já sabe. mas não custa...

lembro-me que qdo tentei começar com o bonsai, o que li diziam a adubação pouco valer na época de inverno.

mas bonsai é um, pc outro. terra é um, substrato de pc é outro. e para sabermos se algo dá certo, é tentando q se aprende, é fazendo que se aperfeiçoa. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

então, sei que adubação se faz periodicamente e não continuamente, ao menos nos bonsai se aprende assim mesmo, porem a ideia seria uma quantia apenas significativa, para poder ser continua, pq meu vidro de borrifar fica la e eu não fico lembrando de datas para ir adubar, se eu misturar nele toda hora eu terei uma pequena adubação. uma dosagem tipo 10% do recomendado porem todos os dias.. so um cheirinho de adubo mesmo


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem