Acidentes acontecem...

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Acidentes acontecem...

Mensagem por rdrgobra »

Olá amigos, ontem ao chegar do trabalho e ir dar uma olhada em meu cultivo de Neps reparei que minha N. mirabilis x mirabilis 'Red Thai' tinha sido dividida ao meio. Mas como assim Rodrigo? Em outras palavras o vento forte da chuva da madrugada de Segunda-Feira fez o caule da planta dobrar o que acabou quebrando-o.

Eu fiquei triste, mas aproveitei para fazer algumas estacas (duas) e o restante que estava bem grande resolvi radicalizar e enterrei no mesmo substrato que a planta estava com a esperança da PC seguir em frente. A parte inferior continua no vaso e com direito a um pequenino broto basal que levará anos até atingir o tamanho original da planta.

Tenho esperanças de que o "estacão" que enterrei irá vingar e, sendo assim, só me resta esperar. Abaixo deixo uma foto da Nepenthes depois de podada:

[thumbnail]https://c2.staticflickr.com/2/1662/2515 ... 6174_o.jpg[/thumbnail]

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

q dó... mais fazer oq ne amigo, a natureza as vezes nos prega umas dessa ae... mais ja ja ela ta grandona denovo..


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,


Como você disse acidentes ocorrem. Espero que suas estaquias vinguem.
Pode ser que o broto basal cresça rápido, pois as raízes não terão que alimentar a planta mãe.

Boa sorte aí amigo,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Tenho certeza que as estaquias irão bombar.
Mas dá um desânimo quando essas coisas acontecem, né?
Boa sorte.


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

q triste, Rodrigo...
mas concordo com o Paulo... acho q o broto basal vai deslanchar.. e daqui torço pras estacas enraizarem rapidinho!!! =)


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

Que caule vermelho bonito que tem esse híbrido.
Já diz o ditado que há males que vem pra bem. Agora vai ter mais de uma planta. :mrgreen:
Eu ainda teria feito mais: Teria feito duas estacas do "estacão".

Abraço e boa sorte


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

rdrgobra escreveu:
... o vento forte da chuva da madrugada de Segunda-Feira fez o caule da planta dobrar o que acabou quebrando-o.
... resolvi radicalizar e enterrei no mesmo substrato que a planta estava com a esperança da PC seguir em frente.
:shock: Putz!

Tive o mesmo problema com a minha N.thorelli. : bad :

Mas não tenho mais paciência para fazer estacas utilizando sphagno, Peguei as partes que foram arrancadas da planta mãe, aparei os talos para aumentar a área de enraízamento e enfiei todas em água. Depois de ler este tópico fui dar uma olhada e já estão produzindo raízes, uma delas ainda terminou de produzir um ascidio que estava fechado antes do acidente. : joia :

Como disse, acidentes acontecem, rs.

Abç


Avatar do usuário
Alph@
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 73
Registrado em: 05 Fev 2016, 20:38
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por Alph@ »

Tive um problema parecido com minha N. sanguínea x rafflessiana, ela estava com uns 3 metros já e o vento quebrou o caule principal e o do broto.
Fui obrigado a fazer estacas (uns 30 cm de caule), estão todas brotando e bem, diferente da planta mãe que adoeceu e está a morrer (ainda bem que fiz as estacas, ufa..)


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

uma dica, e o uso de arames. em bonsai usamos arames cozidos enrolados no tronco com a finalidade de segurar o galho na posição que queremos e depois de certo tempo podemos remover o arame que ele não volta mais, no caso das Nepenthes acredito que a modelagem não e o caso, porem 1 fio de 10mm por exemplo fincado no substrato e enrolado no tronco da planta daria uma sustentação muito boa sem prejudicar tanto a estética.

obs: arame ou fio cozido e o mesmo fio elétrico porem elevado a altas temperaturas (normalmente fazemos uma fogueira e jogamos la apos alguns instantes removemos) e é so esperar esfriar, o fio de alumínio tb da porem tem que cuidar com o aquecimento que derrete ele com facilidade.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem