Uma história com final feliz

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Uma história com final feliz

Mensagem por rdrgobra »

Há exatos 4 anos atrás eu recebia de presente de um amigo as minhas primeiras Neps e, dentre estas estava uma que posteriormente descobri ser uma N. sanguinea x rafflesiana "var. 2" ( o termo "var. 2" e apenas para diferenciá-la de outras plantas do mesmo taxon, mas que apresentam características morfotípicas distintas).

Até aí tudo bem, porém a danada não produzia armadilhas de jeito nenhum mesmo crescendo que era uma beleza. Eu cheguei até a pensar que o Marciel (foi ele quem me doou as plantas) tivesse me "pixado" uma "mardição", pois vivia tirando sarro dele por ter uma N. 'Lady Pauline' que também não produzia jarros.

Cansado de tanto esperar eu já havia me decidido a repassar a planta adiante e foi aí que tentei uma última cartada; aproveitando que a danada tinha produzido dois brotos basais eu radicalizei e passei a foice no galho principal e hoje ela se encontra assim:

[thumbnail]https://c2.staticflickr.com/2/1468/2420 ... fd17_o.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://c2.staticflickr.com/2/1545/2413 ... 4573_o.jpg[/thumbnail]

Não sei se o que fiz ajudou ela a produzir novos ascídios, mas ao que tudo indica meu problema foi resolvido.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Tem horas que não consigo entender o desenvolvimento de plantas e não só de carnívoras.
Por exemplo na casa de minha mãe goiabeira nunca foi para frente, mas nos dos vizinhos explodiam.
Meu pai cultivava um cacaueiro com muito carinho e nunca foi para frente, mas no vizinho tem um que é uma beleza.
Em compensação eles tentaram banana e mamão e não conseguiram e na casa de minha mãe é mato.

As vezes são pequenas diferenças que fazem algumas plantas bombarem e outras não.
Não sou catedrático, apenas vivenciei o que relatei acima.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 297
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 50 vezes
Agradecimentos: 79 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

"E eles viveram felizes para sempre" parabéns, as plantas são mesmo um enigma, eu plantei dois bulbos de lírio os dois do mesmo tamanho no mesmo vaso e talz, mas aí uma já está com folhas grandes enquanto o outro vai se desenvolvendo aos pouquinos.


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Paulo,
Nessa historia a grama do vizinho é literalmente mais verde :lol: :lol: :lol:

Será que a planta não sentiu uma necessidade de crescer após a poda e então produziu ascídios?


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

isso tá longe de ser ciencia exata mesmo...

Ainda bem q ela conseguiu "pegar no tranco", Rodrigo!

Tenho algumas plantas (carnivoras e não carnivoras) q devem estar precisando de algo assim pra ver se engrenam de vez!! :lol: :lol:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Achei otimo, da gas pra repetir o feito!


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Interessante, Rodrigo.
Não sei se tem relação, mas logo que comprei minha N. maxima notei que tinha sido podada de todos os caules principais, tendo restado apenas um broto basal. Talvez essa poda, somada ao fato da planta ter um bom volume de raízes, tenha sido responsável pelos maiores ascídios que produziu até hoje.
Concordo também com o Paulo, pequenas mudanças no cultivo levam a plantas completamente diferentes.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem