Será que comprei gato por lebre?

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Será que comprei gato por lebre?

Mensagem por rdrgobra »

Há exatos 2 anos atrás adquiri do Ono uma N. x mixta que estava se desenvolvendo bem até que em um acidente acabou perdendo a ponteira. Eu deixei a planta quieta em canto, conforme alguns amigos do Face me indicaram, e depois de algum tempo ela gerou um broto basal que substituiu a parte danificada (apesar de ter atrasado e muito seu desenvolvimento) e diante disso a mesma seguiu adiante. Hoje ela está assim:

[thumbnail]https://c2.staticflickr.com/2/1539/2444 ... 651c_o.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://c2.staticflickr.com/2/1466/2417 ... 0a42_o.jpg[/thumbnail]

Posteriormente (cerca de 1 anos atrás) eu comprei do Wesley (Orquistudio) uma N. 'Miranda' que, a muito custo consegui fazê-la sobreviver ao Inverno daqui. Eis como ela se encontra hoje:

[thumbnail]https://c2.staticflickr.com/2/1664/2438 ... 4b35_o.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://c2.staticflickr.com/2/1477/2438 ... 3da8_o.jpg[/thumbnail]

Eu não sei quanto aos amigos, mas pra mim ambas são idênticas. A questão é; será que comprei gato por lebre?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Qdo bati o olho, achei q as fotos estavam em duplicidade.... :mrgreen:

Tenho uma N. x mixta q adquiri com o M. Ono tb... mas no ano passado ela deu uma parada no desenvolvimento e só agora é q tá engrenando de novo... por conta disso eu nem me lembro mais como era o ascidio dela.... :shock:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Estou com a Fatima, pensei que fosse o mesmo ascídio. :lol:
Para mim também são da mesma espécie. Mas acho bom esperar mais um pouco, quem sabe se diferenciam quando produzirem ascídios maiores.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6340
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

aparenta por todo a mesma planta, cor da folha e ascídeos. não observei nada de diferença, mas neste campo tão amplo, só sei q nada sei.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

Foto da N. x 'Mixta' (N. maxima x N. northiana) adulta:
[thumbnail]https://www.hantsflytrap.com/ekmps/shop ... -107-p.jpg[/thumbnail]

Foto da N. x 'Miranda' ((N. maxima x N. northiana) x N. maxima) adulta:
[thumbnail]https://pre01.deviantart.net/dee7/th/pr ... 6dbuie.jpg[/thumbnail]

Perceberam as plantas que dão origem aos dois híbridos? E como a "mãe" das duas é uma N. maxima, é dela que os híbridos mais herdam características. Resumindo: Sim elas são praticamente irmãs gêmeas. :mrgreen:

Abraço

André Gomes
Editado pela última vez por Pendragon em 18 Jan 2016, 23:10, em um total de 1 vez.


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

André, por acaso tu não inverteu as IDs? Eu digo isso, pois fui checar a informação no CPPhotoFinder e lá os taxons estão trocados. Pelo menos as fotos aparentam estar certas...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

Quase isso Rodrigo. Ao postar confiando apenas na memória eu acabei cometendo um erro, que já vou consertar editando o tópico acima. Os parentescos corretos são:
N. mixta = N. maxima x N. northiana
N. miranda = N. x 'Mixta' x maxima = (maxima x northiana) x maxima
Ou seja, a N. x 'Miranda' é a que tem duas vezes maxima na hibridização; e a Mixta que é a mãe. Mas como a mãe da Mixta é uma maxima, ainda prevalecem as características da N. maxima.
Não sei se esclareci ou confundi ainda mais as coisas. :mrgreen:

Edit: Sim as fotos estão corretas, mas não são minhas. São fotos retiradas da internet.


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olha mais um pouco e meu cérebro pifa, vai com calma amigo que conforme disse pro Otávio Bravim eu como botânico sou um excelente professor de história. Rsrsrs...

Brincadeiras a parte, parece que o que diferencia uma da outra é o tamanho dos jarros que no caso da N. 'Miranda' atingem grandes dimensões.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

Comprei duas pcs com o Ono que após alguns meses, percebi que não era a ID informada no ato da compra. Porém todas muito saudáveis mas trouxe um pouco de decepção.


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

ID de híbridos é uma coisa difícil, apesar de meu pouco conhecimento sei que existem pequenas nuances.
Isso me fez lembrar de um antigo tópico meu planta-identificada-n-mirabilis-hot-lips-t3660.html olhem e vejam que interessante.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem