Substrato: Troca ou não troca?

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Substrato: Troca ou não troca?

Mensagem por Pendragon »

Boa noite meninos e meninas.
Como eu já mencionei por alto em um ou outro tópico por aí, estou com uma N. graciliflora que comprei recentemente em uma floricultura aqui perto de casa.
A primeira coisa que notei nela é o substrato. Parece ser algo tipo duas partes de terra preta pra uma de fibra de coco e um pouco de cascas de pinheiro. A moça da floricultura disse que ela já está há mais de 6 meses nesse substrato.
Percebi nela alguns sintomas como folhas com aparência envelhecida, pequenas e torcidas. Também os ascídeos são poucos e muito pequenos pra uma planta de quase 1,5 metro de altura.
Minha pergunta é: Devo assumir o risco de fazer uma troca radical de substrato, ou melhor ir trocando aos poucos pra ir ambientando a planta?

- Troca total, contras:
Estou sem perlita, no momento, para fazer de cara um substrato ideal;
A planta já está ambientada na terra, ela pode sentir a mudança radical.
- Troca total, prós:
É mexido uma vez só nas raízes, diminuindo a chance de estressar a planta;
Menor gasto ($) com sphagnum e perlita.

- Trocas de ambientação, contras:
Várias mexidas na raiz da planta podem estressá-la;
Maior gasto com substrato.
- Trocas de ambientação, prós:
Menor risco de matar uma planta de um metro e meio quase sem ascídeos viáveis;
Não preciso correr atrás de perlita, por já ter alguns elementos aeradores de solo no substrato original.

Com a palavra, os amigos nepentheiros.
Abraço.


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Vi a foto da N. graciliflora...

Eu tô longe de ser nepentheira, mas me ocorreu uma coisa...

me parce q as nepenthes tem sido as mais resistentes e versáteis pc's (aguentam bem substratos diferentes e até uma certa carga de adubações), então... será q não convém, por enqto, apenas aumentar a umidade dela? (borrifos mais frequentes) ou manter por perto dela um recipiente com água, ou algo do tipo?
Desculpa se disse besteira.. hehehehe... :mrgreen:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Pendragon escreveu:... os ascídeos são poucos e muito pequenos pra uma planta de quase 1,5 metro de altura.
... Devo assumir o risco de fazer uma troca radical de substrato, ou melhor ir trocando aos poucos pra ir ambientando a planta?
André,

Com 1,5 metro possivelmente os ascideos que verá serão os uppers (menores e mais leves). Jarros maiores somente se a gavinha conseguir enrolar-se em algo.

Faça a troca de uma só vez. É melhor do que estressá-la aos poucos.

Eu, particularmente, passaria a faca para propagar por cortes (estacas). :mrgreen:

Abç


Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

Fatikn: pois é. Já estou mantendo ela bem úmida, com 3 borrifações de água por dia e regando todo dia. E realmente vou manter ela assim por enquanto até decidir exatamente o que fazer.

Marciel: Sabe que eu pensei exatamente nisso... Pelos meus cálculos dá pra tirar 17 estacas dela. Eu pararia logo acima de umas brotações que estão surgindo na planta mãe, que continuaria com 20cm de altura.
De qualquer forma eu pretendo fazer a troca do substrato eventualmente, e acho que vou trocar o substrato todo de uma vez mesmo.

Abraços


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem