O que está acontecendo?

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

O que está acontecendo?

Mensagem por Paulo »

Amigos,


Comprei a uns 2 meses uma nep no Ceagesp que no vaso tinha uma drosera, as fotos estão abaixo.


[img]http://www.tempusvivendi.com/pdaneu/fot ... ep1/n1.jpg[/img]

[img]http://www.tempusvivendi.com/pdaneu/fot ... era/d1.jpg[/img][/quote]


Em primeiro lugar a drosera que estava no mesmo vaso morreu.

Agora veja as fotos abaixo.

Quando comprei tinha um broto lateral no caule que se desenvolveu muito pouco e acima desse broto o caule ficou marrom.

E para surpresa minha apareceu um pequeno broto no substrato e em 3 semanas está no tamanho que aparece na foto.

Minha pergunta. O que está acontecendo com a nep? Porque o broto do caule não se desenvolve e porque o caule está marrom?


Abraços,


Paulo


[img]http://www.tempusvivendi.com/pdaneu/fot ... s/nep1.jpg[/img]

[img]http://www.tempusvivendi.com/pdaneu/fot ... s/nep2.jpg[/img]


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Olá Paulo...

É normal o caule ficar marrom.
Minha N alata deu broto lateral mesmo com o caule marrom.

Eu acredito que seja algo normal o broto não se desenvolver(ou demorar, ou abortar), pois tenho 2 estacas aqui que deu 4 brotos, mas de 4 brotos que nesceram 3 não deu sinal de desenvolvimento de folhas normais apenas essas folhas bizarras que da no inicio e pararam de se desenvolver ou o desenvolvimento é tão lento que eu não percebo.
O broto que faltou deu essas folhas iniciais e logo deu uma folha normal, o interessante que ele está na mesma estaca que está um broto que nao se desenvolveu.

vamos ver o que o pessoal fala pra tirar alguma conclusão...

ah... a Drosera morreu por falta de agua provavelmente... O substrato aparenta estar bem seco...

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

Nesse substrato as Droseras que nascem nos vasos junto com as neps sempre morrem por que ele nao segura muito a agua, o caule lignifica por que a planta precisa se sustentar quanto maior a altura dela mais resistente tem que ser a base, pode ser que o broto nao está se desenvolvendo por que a planta ta usando toda a energia que tem pra ela e nao para o broto, que tal tentar a acupuntura nele? tem um topico aqui sobre isso


I'm a wild flower, the thing that feels
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

A sua planta está bem Paulo.
Este broto novo vem da raiz (base) e foi ele que tirou a energia do brotinho lateral. Até o final do verão você terá mais brotos aparecendo aí.
Pelo que parece você mantem ela suspensa e sem o prato em baixo. Nesta época é recomendável aguar mais vezes ao dia para evitar o ressecamento do substrato (parece que foi isso que secou a d. intermedia).
Com o calor que está fazendo aqui em SP eu estou deixando agua no prato desta e de outras neps.
8-)


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Comigo eu não deixo água no prato, mas molho bastante toda noite.
Isso aconteceu com a minha N. alata tambpem, deu um broto lateral que tá crescendo adoidado, mas a planta mãe parou de crescer... O broto passou ela e agora a ponta apical dela queimou... fiz a acupuntura, vamos ver se dá certo ^^
Que bom que pelo menos o broto cresce...

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Está tudo normal e bem pelo visto, mas estou achando que falta humidade no subtrato, pois o musgo que deveria ser verdinho está marrom (morto) na parte de cima do vaso, e até a D. intermedia não guentou hehe.
Sei lá, se voce molhar mais vezes como o Marciel falou talvez melhora mais ainda!
boa sorte está linda sua planta!


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Olá Paulo
Bom, esse broto na matriz parou porque um melhor nasceu, e pelo que da pra ver, a preferencia está indo pra essa brotação maior, ja que veio da raiz e não da planta matriz.
A superficie desse vaso deve estar cheio de sementes de D. intermedia, se você manter o solo sempre umido, acho que irão nascer varias ai :)
Coloca um pratinha com agua em baixo do vaso, é como os colegas escreveram aqui, o solo nao pode secar.

Quando as Nepenthes crescem, e as folhas baixas vao secando e ou senco cortadas, ocorre esse ressecamento na casca do caule, chamamos de caule lenhoso, isso é normal, nada ruim :)

Essas duas brotações ocorreram depois que você cortou as folhas baixas?
geralmente o corte das folhas baixas estimulam brotações como estas :mrgreen:


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigos mestres,


Valeu, vou seguir as indicações.

Quando eu comprei a nep ela já tinha esse broto lateral no caule, que basicamente ficou do mesmo tamanho.
O que brotou da raiz foi surpresa, apareceu como que do nada um pontinho verde e em umas 3 semanas já estava desse tamanho.




Abraços,



Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem