Ajuda no ID completo da "N. mirabilis ‘dark red’ X (????)"

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Ajuda no ID completo da "N. mirabilis ‘dark red’ X (????)"

Mensagem por Jaiadeva »

Oi gente, pedir a opinião dos Mestres sobre o ID completo da Nepenthes mirabilis ‘dark red’ X (????).

A planta é originaria de sementes coletadas em uma região de planície (Lowland) em Sumatra, ilha da Indonésia, ele é um hibrido natural cuja especie do doador do polem é desconhecida. A planta foi germinada pelo Valdemar.

Tirei algumas foto hoje dela, lembrando: é um hibrido natural, o que facilita consideravelmente a busca, diferente de híbridos de cultivo.
As minhas estão tomando uma boa quantidade de sol direto (como algumas do Valdemar estão na sombrite e de outros cultivadores no sol direto) e até continua verde.

Algumas do Valdemar estão com manchas e uma apresentou "listras" no peristômio.

O Valdemar me falou que a pessoa que forneceu as sementes provavelmente coletou na região do Mt Sibayak, já que as ultimas sementes que ele coletou foram nesse monte, o que leva a crer que ele colete sempre nessa região, mas isso é uma especulação nossa, já que não sabemos o quanto ele se deslocaria para coletar.

O Valdemar suspeita de X sumatrana (pelas características e por uma das mudas ter apresentado as listras características da mirabilis X sumatrana). Alem da minha possuir um aroma citrico leve do ascidio, que alguns lugares diz ser caracteristica da Sumatrana.

Bem, alguém arrisca um palpite?

Aqui vão as fotos.

Ascidio superior.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Detalhe do Operculo e do Peristomio do Ascidio Superior.

Imagem

Operculo do ascídio superior.

Imagem

Vista frontal do ascídio superior.

Imagem

Imagem

Vista lateral do ascidio superior.

Imagem

Imagem

Peristomio do ascídio superior.

Imagem

Operculo visto por cima (ascídio superior)

Imagem

Limbo e gavinha da folha

Imagem

Imagem

Junção do pecíolo com o caule.

Imagem

Comparação frontal entre os ascídios, na esquerda o superior e na direita o intermediário.

Imagem

Comparação superior entre os ascídios.

Imagem

Ascidio intermediário iluminado.

Imagem

Abraços gente, espero que possamos chegar a algum palpite mais concreto, ou quem sabe ao ID dessa planta.

Abraços

P.S.2:

No face cogitaram ser uma N. mirabilis x eustachya, ainda mais pelo "anel" no meio do jarro, o fato de uma das do Valdemar ser bem vermelha (mas isso a mãe 'dark red' responde), alem do fato das listras que surgiram em algumas.

Aqui umas fotos desse hibrido (N. mirabilis X eustachya) pegas na net.

Imagem

Imagem


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem