Nepenthes Ventricosa, Super dosagem de fertilizantes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Nepenthes Ventricosa, Super dosagem de fertilizantes

Mensagem por Jaiadeva »

Oi gente, a um tempo comprei uma N. ventricosa (k) com um colega de um colega, ela chegou debilitada e sem ascidios da viagem, completei o substrato (meu erro) e coloquei em minha estufa para ir se recuperando.

Nesse meio tempo tive que viajar uma semana, pedi para meu vizinho regar minhas plantas, quando voltei ela era a unica que tinha "sentido" um pouco a viagem, o meristema apical dela tinha apodrecido, fui aconselhado a cortar o segmento podre, até aparecer caule saudável. Apos isso com o tempo as folhas foram escurecendo e caindo, agora só sobrou 2 folhas, uma escurecendo e outra (pela metade).

Notei que micro formigas estavam no substrato, pensei que elas poderiam ser as responsáveis, e retirei o substrato (coloquei a neps em um potinho que estou tentando cultivar esfagno) e fui lavar/ferver o substrato dela.

Quando olhei notei que no espagno que veio com ela (pouco), que envolvia as raízes (eu não tinha retirado por isso) estava 2 bolinhas de fertilizante (tipo osmocot).

Bem, estou fazendo outro substrato para ela. Lavei com agua filtrada o sistema radicular dela.

Gente, pela foto (ela está bem debilitada), alguem teria alguma dica mais para eu tentar recuperar ela?

Grato desde já.

Abraços.


Imagem


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Pode não ter sido super dosagem de fertilizante que causou a morte dela, talvez a pessoal já enviou ela fraca ou sofreu na viagem. Formigas, pode ser alguma praga nas raizes tabém. Mas certamente se a pessoal colocou fertilizante na planta visando ajuda-la na viagem, também pode ter matado ela mesmo :roll:

Não é querer te desanimar, mas parece estar apodrescendo por dentro a sua planta :/
Só sobreviverá se etiver OK as raizes e o tronco interior permanecer vivo.
De qualquer forma boa sorte : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Mensagem por Jaiadeva »

Troquei o substrato, as raizes estavam minusculas e bem escuras. O sistema completo tem o tamanho um pouco maior do que uma moeda de 1,00 real. Ela começou a perder as folhas de baixo para cima, mas quando eu cortei o meristema (que tinha apodrecido), cortei até um ponto onde o centro do caule estivesse saudavel.

Será que é podridão dentro do caule, matando a planta? Agora só posso esperar, bem que não acho tambem que ela vá sobreviver, acho dificil ela lançar brotação lateral nesse estado.

Obrigado Felipe.


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Jaia.
Felipe_Steinthaler escreveu:... parece estar apodrescendo por dentro a sua planta
Tenho a mesma opinião do Felipe. :cry:

Abç


Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Mensagem por Jaiadeva »

Bem. Imaginei que não teria como salvar ela. É uma pena. Esperar para ver se algum milagre ocorre, mas se perder as folhas e secar/apodrecer o caule, o jeito vai ser retirar ela do vaso.

Obrigado gente.


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

É por estas e outras que sempre recomendo que sejam trocados os substratos de plantas adquiridas, a menos que tenham vindo de um cultivador dedicado que pense mais nelas do que no lucro obtido com as vendas das mesmas.

Aparentemente você já fez o possível para salvá-la e acredito que agora caberá apenas a ela reagir, portanto só lhe resta esperar e ver se esta PC vai pra frente.

Desejo-te sorte amigo, pois é uma lástima ter que perder um espécime tão bonito como este.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Mensagem por Jaiadeva »

É Rodrigo, aprendi isso agora.

Obrigado pela força. Agora é mesmo com ela.

Acham que devo ensacar ou só manter na estufa?

Abraços gente.


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Vou aproveitar esse tópico para descrever um problema semelhante com a minha alata.

Primeiro uma foto de abril/2012 um mês após eu recebê-la, não tenho fotos dela mais velha, apenas numa foto geral de minhas nepenthes.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=369[/thumbnail]

Meses depois, os mais antigos de fórum devem se lembrar de que tive uma praga por aqui que detonou minhas nepenthes e consegui salvar algumas e a alata fazendo uma estaquia com o caule. A foto abaixo é de janeiro/13.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=665[/thumbnail]

Bom, a um tempo atrás eu relatei que diversas plantas minhas tiveram o mesmo problema relatado pelo colega com o caule apodrecendo.
Com a alata eu fui cortando a parte apodrecida até que estive verde e só sobraram as duas ultimas folhas e mesmo assim eu tentei e o resultado está abaixo.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=895[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=894[/thumbnail]
Parece que acabou dando certo, nasceu uma nova folha e agora é aguardar.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Mensagem por Jaiadeva »

A minha ventricosa está só com meia folha, a outra da foto escureceu totalmente, e a que sobrou está pela metade já escura. O pior é que o escuro da folha começa do caule para a ponta da limbo.

Acho que ela morreu.

Estou deixando ela na estufa, e continuo mantendo o substrato úmido e aspergindo agua, esperança é a ultima que morre não é? Porem já tomo ela como uma perda. Lição para próximas compras. :D

Ainda bem que conseguiu salvar a sua alata Paulo. :3

Abraços.

Jaiadeva Seus


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Ola
Sem kerer jogar agua no seu chopp....axu q sua pc tah no cti.
Verifique se o caule tah mais durinho ou se de cima pra baixo ele estah mole como borracha.
Mta luz mas sem mto calor ajuda.
Su puder sequestrar umidade eh bom tipo coloca com vaso e td num saco plastico gde.
Nao deixe o subastrato encharcar.
Fure as laterais do vaso para facilitar a troca de calor e "respiracao" das raizes.
Rezemos todos.
Abs


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem