Primeiras Estaquias de Nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Epyon
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 29 Jul 2013, 12:58
Localização: Caxias do Sul - RS
Agradeceu: 19 vezes

Mensagem por Epyon »

maurovalek escreveu:Que pena que essa morreu, creio que a questão dessa ser a única que estava no sphagnum puro e morreu seja coincidência mesmo, pois já fiz estacas com o musgo puro e obtive sucesso. Parabéns por suas três que deram certo.
Quanto a minha experiência creio que um pouco depois de elas retomarem o crescimento (começar e soltar novas folhas) você pode tirar o saco delas, bom eu fiz isso e obtive sucesso.

Abraço!
É realmente uma pena, fazer o que... = /

Mas não adianta para quem está começando é bom se acostumar com altos e baixos... hehehe
Isso faz parte, em qualquer coisa...
Mas obrigado pela dica... Vou aguardar elas retomarem o crescimento... =D


[hr]

Epyon
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Epyon escreveu:... uma de minhas estaquias foi para um caminho diferente... = /
Mofou, apodreceu.. Acho que morreu... hahaha...
Uma pena... Imagino que tenha morrido mesmo... Mas qualquer coisa me avisem por favor...
Veja bem,

Enquanto houver verde há vida. E nem sempre a taxa de sucesso em estaquias fica em 100%.
Geralmente os cortes (estacas) mais próximos da base são mais difíceis de 'pegar' se comparado as estacas da parte mais nova do galho. E também depende muito do estado da gema axial da estaca.

É apenas coincidência o fato do substrato ser apenas sphagnum. Quando propago por estaquia só utilizo musgo puro.

Não se preocupe quanto a mudança para um vaso. Transfira a estaca com todo o substrato evitando assim estressar a muda.

Parabéns novamente. : joia :

Abç


Epyon
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 29 Jul 2013, 12:58
Localização: Caxias do Sul - RS
Agradeceu: 19 vezes

Mensagem por Epyon »

MarcielS escreveu:
Epyon escreveu:... uma de minhas estaquias foi para um caminho diferente... = /
Mofou, apodreceu.. Acho que morreu... hahaha...
Uma pena... Imagino que tenha morrido mesmo... Mas qualquer coisa me avisem por favor...
Veja bem,

Enquanto houver verde há vida. E nem sempre a taxa de sucesso em estaquias fica em 100%.
Geralmente os cortes (estacas) mais próximos da base são mais difíceis de 'pegar' se comparado as estacas da parte mais nova do galho. E também depende muito do estado da gema axial da estaca.

É apenas coincidência o fato do substrato ser apenas sphagnum. Quando propago por estaquia só utilizo musgo puro.

Não se preocupe quanto a mudança para um vaso. Transfira a estaca com todo o substrato evitando assim estressar a muda.

Parabéns novamente. : joia :

Abç
Hehe obrigado Maciel! Sempre sábias palavras...
Eu sei que nada a ver o musgo puro, falei mais por indignação momentânea... Até pq o mais recomendado é o musgo puro hehehe...
Mas infelizmente essa não tem mais verde.. Pensei em cortar as folhas podres e manter só que percebi que o caule está escuro... Então creio que esse... se foi... :(
Mas as outras... Estão bem verdes e belas... =D
Só aguardando as fortes raízes e belos jarros... Assim que elas crescerem um pouco dentro de um ou 2 meses eu troco para vasos maiores... =D

Quero trocar a "mãe", devido o substrato ser de floricultura... =X
É o substrato que veio com ela... E mesmo ela estando crescendo eu tenho medo de ser um substrato mto genérico... hehehe

Aproveitando... Eu semeei algumas Droseras Burmanii no mesmo dia... Quanto tempo leva em média para elas germinarem?
(não foi no mesmo vaso... foi em um diferente e estou mantendo umidade constate com outro embaixo com água)

Agradeço as ajudas... Abraços


[hr]

Epyon
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Epyon escreveu:... semeei algumas Droseras Burmanii no mesmo dia... Quanto tempo leva em média para elas germinarem?
Lucas,

A principio a planta mãe vai sobreviver no substrato original, porém não sabemos o tempo de uso do mesmo, nem as pragas e parasitas que pode haver nele. E isso pode abreviar a vida da planta. Recomenda-se trocar por um substrato novo e higienizado. : joia :

As seeds de Drosera costumam germinar em um mês +/-. Sempre tem as mais ligeiras e as mais demoradas, rs. :)

Abç

ps dê uma olhada em "envasamento rápido e seguro de seedlings" para quando for replantar as mudas.


Epyon
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 29 Jul 2013, 12:58
Localização: Caxias do Sul - RS
Agradeceu: 19 vezes

Mensagem por Epyon »

MarcielS escreveu:
Epyon escreveu:... semeei algumas Droseras Burmanii no mesmo dia... Quanto tempo leva em média para elas germinarem?
Lucas,

A principio a planta mãe vai sobreviver no substrato original, porém não sabemos o tempo de uso do mesmo, nem as pragas e parasitas que pode haver nele. E isso pode abreviar a vida da planta. Recomenda-se trocar por um substrato novo e higienizado. : joia :

As seeds de Drosera costumam germinar em um mês +/-. Sempre tem as mais ligeiras e as mais demoradas, rs. :)

Abç

ps dê uma olhada em "envasamento rápido e seguro de seedlings" para quando for replantar as mudas.
Bah muito legal esse método dos copos de café Maciel!
Mas me responda o seguinte, eu quero trocar a grande de vaso, porém acho que seria interessante tirar todo o substrato genérico presente nas raízes...
Devo limpar as raízes, lavar elas de repente? Pra não sobrar substrato genérico...?
Pq preciso trocar tenho medo que isso prejudique ela... heheh
Teria algum tutorial de transplante para indicar?

Abraço


[hr]

Epyon
Epyon
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 29 Jul 2013, 12:58
Localização: Caxias do Sul - RS
Agradeceu: 19 vezes

Mensagem por Epyon »

Buenas pessoal!

Segue a atualização de minha primeira experiência com estaquias de Nepenthes...
Como poderão ver 2 estão ótimas (aparentemente) e uma esta meio murcha... Mas deixo aos amigos para que vejam e me dêem suas opiniões!
Seguem as fotos:

[img]http://imageshack.com/a/img13/608/uler.jpg[/img]Uploaded with ImageShack.com

[img]http://imageshack.com/a/img545/8473/g22s.jpg[/img]Uploaded with ImageShack.com

[img]http://imageshack.com/a/img707/1324/o7p8.jpg[/img]Uploaded with ImageShack.com

[img]http://imageshack.com/a/img834/7320/5n90.jpg[/img]Uploaded with ImageShack.com


[hr]

Epyon
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Lucas, parece que fez certo, só a penúltima foto que mostra um delas estranha, considerando a cor da folha... está ficando amarelada/marrom. Acho que essa está com problemas e provavelmente pode perdê-la. Aconteceu assim com algumas que tentei fazer recentemente.

Outra coisa, parece que quando as folhas são cortadas transversalmente pela metade agiliza o surgimento dos brotos. Os mais experientes podem confirmar isso. Por outro lado isso cria mais "portas" de entrada pra microrganismos, o que pode levar rapidamente a infecções.

Boa sorte : joia :


Epyon
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 29 Jul 2013, 12:58
Localização: Caxias do Sul - RS
Agradeceu: 19 vezes

Mensagem por Epyon »

Muito obrigado Ivan!

Vamos aguardar, mas gostei da dica de cortar a folha..
Realmente uma delas está feia... = /
Mas tudo bem, duas já está ótimo!

Abraço


[hr]

Epyon
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Realmente foi uma pena que uma das estacas não sobreviveu, mas fazer o que, isso acontece e não como prever tal acontecimento e muito menos detê-lo. Bom, das que sobraram as estacas da segunda e quarta foto aparentam gozar de saúde, porém aquela mostrada na terceira foto deve seguir o mesmo rumo daquela que morreu. Somente o tempo dirá se isto vai se concretizar, no entanto eu a afastaria das demais visando evitar que a mesma contamine aquelas que estão sadias caso esta esteja sendo alvo de algum patógeno agressivo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Parabéns pelo sucesso nas estaquias de Nepenthes :D
Logo terá uma planta cheia de ascídios,boa sorte!!


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem