neps x pulgões

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

neps x pulgões

Mensagem por Fatikn »

Oi, pessoal...

tô intrigada aqui.... desde o inicio da semana tenho encontrado todo o santo dia um pulgão na minha N. gracillima x rafflesiana... eu não sei de onde eles vem e toda vez q encontro um, retiro e mato... Desde q isso tem acontecido tenho feito pente fino nas minhas pcs, mas em nenhuma outra encontrei pulgões...

Não tenho usado nenhum tipo de veneno, uma vez q só encontro de 1 em 1.. não vejo necessidade pra isso... estou certa? ou devo, como medida preventiva comprar algum tipo de inseticida?

Pra aparecer 1 pulgão todo o santo dia, eu imagino q em algum lugar do meu quintal deva ter um foco de infestação... é isso mesmo? Ainda não fiz pente fino nas plantinhas dos meus pais por falta de tempo, mas devo fazer isso no final de semana.

O fato da pc "premiada" ser a gracillima rafflesiana indica q de alguma forma ela é mais atraente pra essas praguinhas? Desde q ela chegou estou pelejando pra mantê-la bem...tive q trocar o substrato pq era composto de terra vermelha q escorria aos montes qdo eu a regava, sem contar q ela não se adaptou ao local onde fica a ventrinermis (pegando um pouco de sol), e até eu encontrar um local bom pra ela, demorou um pouco e agooooora é q parece q ela mostra sinais de q está gostando (ela só tem pego sol das 8~9h e no máximo meia horinha... acho bem pouco, mas tirando isso o local é bem iluminado e bem protegido do vento)

Devo confessar q estou com medo dos pulgões atacarem com força minhas pequenas, por isso preciso saber se estou agindo certo ou se preciso de medidas preventivas mais efetivas... oq me aconselham?

Brigada, pessoal! : joia : e desculpa meu excesso de zelo... hehehehe....


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Fatikn escreveu:... tenho encontrado todo o santo dia um pulgão na minha N. gracillima x rafflesiana...
... devo, como medida preventiva comprar algum tipo de inseticida?
Fatima,

Pelo descrito, ainda não é uma infestação. Ainda bem neh.
Esses insetos, quando em pequena quantidade, não fazem mal as plantas saudáveis. O problema só é grave quando a planta em questão estiver debilitada.
Fatikn escreveu:... imagino q em algum lugar do meu quintal deva ter um foco de infestação...
É importante saber se alguma planta é o foco principal e tomar as devidas providências.
Fatikn escreveu:... O fato da pc "premiada" ser a gracillima rafflesiana indica q de alguma forma ela é mais atraente pra essas praguinhas?
... agooooora é q parece q ela mostra sinais de q está gostando...
Não acho que seja mais ou menos atraente.
Acredito até que, de alguma forma, ovos de pulgões ficaram na planta mesmo depois da mudança de substrato. Considerando que o foco não esteja as outras plantas. : joia :

O controle manual que você está fazendo, retirando uma a uma, é de grande ajuda. Por ora não use nenhum inseticida e continue monitorando ela.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fátima, antes de partir para uma atitude mais drástica convém verificar de onde esta vindo esta infestação e, a partir deste ponto, tomar as medidas cabíveis com o intuito de acabar com esta praga. Em último caso faça uso de um inseticida natural como o óleo de Neem (ou Nim), por exemplo. Atenha-se apenas ao fato de que o mesmo antes de mais nada requer alguns cuidados em seu uso, uma vez que embora tenha baixa toxicidade em anfíbios, aves, mamíferos e répteis, este produto não deixa de ser um pesticida e todo cuidado em seu uso deve ser tomado ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Brigada, Marciel e Rodrigo

POis é.. ainda não é uma infestação... por isso resolvi perguntar antes pra vcs.. :) ... acho q sou "um tanto" desesperada... :lol: .. não queria deixar pra perguntar qdo as coisas fugissem do controle (eu espero q não fujam)

No final de semana eu vou dar uma boa olhada nas outras plantas do quintal... e tenho aqui um inseticida natural à base de neem q a gente usa nas plantas... pode deixar q eu tomo cuidado sim, Rodrigo... sou bem "paranoica" com isso e tiro de perto de mim até os meus gatos na hora q uso essas coisas e temos tb um "cercadinho" pra deixar as plantas q tomam banho de inseticida longe deles tb... mas espero não precisar disso... 8-)


Brigada pela ajuda! : joia : : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Fátima,


Eu já usei com sucesso fumo de corda para acabar com pulgões.

Comprei um pedaço de fumo, piquei e deixei de molho por 24 horas, coei e usei um borrifador.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Onde tem formiga, tem pulgão. Aprendi isso em meu cultivo. Logo sendo as formigas a maioria presente no cardápio das nepenthes, não estranho nada se elas estão levando os pulgões para a sua planta Fátima... Essa época de volta de calor é um terror, sempre tenho problemas com eles.
Atualmente estou com esse problema na minha D.tracyi... Deixei ela mergulhada em uma solução de alho batido com 2 litros d'água... vamos ver se vai funcionar (sempre funcionou com as sarracenias). Se não funcionar vou para o fumo de corda...

Enfim Fátima, como o Marciel disse, essa limpeza manual que está fazendo vai te ajudar bastante. Eu ainda passaria um paninho pra limpar o caule diariamente...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Paulo: essa calda não vai ao fogo? Me lembro q há muuuitos anos fiz uma calda de fumo (não me lembro pra q era), q tinha q ferver e depois usava-se diluida (tb não lembro a proporção), mas achei o cheiro tão ruim, q joguei tudo fora...rs...rs... será q sem ferver ela "federia" menos? Saberia dizer a medida de água e de fumo?

Fernando: eu não vi nenhuma formiga perto desse vaso... ele tb está, atualmente, sem nenhum jarrinho... :cry: Hj cedo passei um paninho levemente umido nas folhas e no galho... Brigada pela dica... : joia :

Bom.. a má noticia... hj na paradinha pro meu almoço, fui ao quintal e olhando aqui e ali... voilà... Há dois vasos (orquideas cymbidium e dendrobium) com pulgões... :( Como não eram muitos peguei uma baciazinha com água e um pouquinho, beeem pouquinho de detergente neutro, e com um algodãozinho limpei as folhas e caules... vamos ver se cuidando desses vasos e tendo atenção aos outros eu consiga controlar essa praga sem medidas drásticas e elas param de aparecer na n. gracillima x rafflesiana... O curioso é q esses dois vasos estão próximos da n. alata e da n. ventrinermis e até aqui essas duas estão bonitinhas...

Brigada pela ajuda, pessoal! : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fatikn escreveu:...essa calda não vai ao fogo? Me lembro q há muuuitos anos fiz uma calda de fumo (não me lembro pra q era), q tinha q ferver e depois usava-se diluida (tb não lembro a proporção), mas achei o cheiro tão ruim, q joguei tudo fora...rs...rs... será q sem ferver ela "federia" menos? Saberia dizer a medida de água e de fumo?
Fátima, no tópico Inseticidas e Anti-Fúngicos Vegetais Caseiros você encontrará a reposta para suas dúvidas ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Opa! Valeu, Rodrigo!!! : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Só pra atualizar...as noticias não são nada boas... :(

Encontrei dois focos enooooormes de infestação de pulgões (em outros dois vasos de orquideas)... como eu já tinha o oleo de neem, recorri a ele agora de tardinha (tomando os devidos cuidados como luvas, mascara e cia) e vou aguardar pra q surta o efeito desejado... o q me deixou quase em pânico é q uma de minhas P. Sethos foi atacada por essas pragas... encontrei pelo menos 5 pulgões nela e os retirei manualmente... mas estou de olho... O resto das plantas do quintal, me parecem ok...

Logo mais vou preparar um daqueles inseticidas do post indicado pelo Rodrigo, pra ir usando principalmente nesses dois vasos pq pela quantidade de pulgões q encontrei, eu vou precisar de algumas aplicações pra poder exterminá-los de vez... Apesar do oleo de neem ser um inseticida natural, o cheiro dele ataca a minha rinite... por isso, qdo eu consigo, eu evito manuseá-lo...

É isso... espero conter essas pragas antes q elas descubram minhas pcs... :cry:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem