Dúvida: Armadilhas secas e Leaf Cutting

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Epyon
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 29 Jul 2013, 12:58
Localização: Caxias do Sul - RS
Agradeceu: 19 vezes

Dúvida: Armadilhas secas e Leaf Cutting

Mensagem por Epyon »

Boa noite pessoal estou aqui pela primeira vez (tirando o tópico de apresentação) e tenho algumas dúvidas em relação a minha Nepenthes.

A primeira dúvida é referente as suas armadilhas, pelo que sei nas armadilhas desse tipo de PC possui um suco gástrico, enfim um líquido pelo qual ela captura e devora os insetos. O que acontece com a minha é que faz um tempo já que elas estão secas... Ela anda meio murchinha mas penso que seja por causa do inverno e ela está em estado de dormência. Queria saber se é normal ela ficar com os "vasos" secos... Isso me preocupa, afinal como ela poderá se alimentar assim?
Quando comprei todos continham "água"... E agora estão assim... Alguns murcharam e eu os cortei, não sei se fiz certo, mas creio que sim, visto que ela não diminuiu e muito menos morreu.

Outra dúvida seria que estou achando que o substrato dela está um pouco socado... Hehehe... Dei uma olhada e ele parece certo, algo como musgo + xaxim ... Parece ter um pouco de terra mas creio que seja mesmo o xaxim ali misturado... ehehehe

E além dessas eu queria saber se é possível fazer mudas dela por "leaf cutting", um em um vídeo que temos aqui no fórum o rapaz fazendo com 2 tipos de plantas e gostaria de saber se é possível com a Nepenthes... Gostaria muito de ter mais dessas PCs, achei muito bonita...

Essa semana devo estar recebendo sementes das primeiras PCs que irei plantar, são Droseras Burmanii , Burmanii Red e Indica.. XD
Estou ansioso pra fazer o meu próprio cultivo e aprender mais... =D
Ainda tenho que adquirir o musgo, que irei misturar com areia... Pra ficar melhor (a meu ver), se tiver errado me digam por favor...
Penso em cultivar no musgo e depois passar para a mistura 50-50 ou algo como 70-30 (musgo-areia)... Se tiverem dicas por favor eu aceito!

Bom amigos agradeço a vocês que me ajudarem, realmente estou interessado, é algo que acho fantástico sempre gostei de plantas e agora que posso quero começar a "brincar" com isso... Peço desculpas se está no tópico errado.. E também por comentar sobre dúvidas de outras PC fora as Nepenthes... Assim que conseguir coloco as imagens da minha Nepenthes...

Desde já agradeço, um abraço.


[hr]

Epyon
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bom, vou ver se consigo sanar as suas dúvidas:

1) Geralmente Nepenthes compradas em floriculturas/Garden Centers (supondo que a sua veio de um desses lugares) costuma vir plantada em um substrato "genérico" de qualidade duvidosa e, portanto o melhor a se fazer é providenciar o replante desta Neps o mais rápido possível em musgo Sphagnum + Areia, devidamente esterilizados.

2) A falta de líquido digestivo nos ascídios, significa que esta PC carece de uma maior umidade ambiente. Atenha-se apenas ao fato de que para conseguir tal feito faz-se necessário borrifar água em suas folhas por pelo menos 2 vezes ao dia (de manhã e a noite). Também existe a possibilidade dos "jarros" desta PC já terem comprido sua função natural e, sendo assim, os mesmos não são mais necessários. Você só deve se preocupar se as novas armadilhas passarem a vir secas, pois aí é sinal que a planta esta sobre estresse e neste caso merece um cuidado especial.

3) Não é possível fazer leaf cutting com Nepenthes, pelo menos nunca soube nada a respeito. A única forma de propagá-las assexuadamente é por meio de estacas o que você aprende lendo o tópico Como fazer estaquias/poda.

Bom creio que consegui sanar suas dúvidas, caso tenha mais algumas pode perguntar que teremos o maior prazer em lhe ajudar ;) .

Obs.: Abaixo seguem alguns links úteis para quem esta começando neste hobby;

Identificação de Sphagnum

Tipos de água

Higienizando e reciclando substrato

Higienizando areia de construção

Minha 1ª experiência com dormência induzida

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Epyon
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 29 Jul 2013, 12:58
Localização: Caxias do Sul - RS
Agradeceu: 19 vezes

Mensagem por Epyon »

Poxa cara obrigado!

Vou dar uma atenção redobrada nela então! E vou procurar sobre o replante para outro substrato! Ela veio de uma floricultura sim...

Quanto umidade não sei, pois como moro no sul aqui é bastante úmido hehehehe
Mas vou borrifar mais água em suas folhas... hehehe

Muito obrigado vou dar uma olhada nos tópicos que passou!

um abraço!


[hr]

Epyon
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem