dengue dentro do jarro de nepenthes??

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
alexandre anastacio
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 11 Dez 2012, 20:30
Localização: Descalvado-SP

dengue dentro do jarro de nepenthes??

Mensagem por alexandre anastacio »

ola pessoal do fórum vou contar uma coisa q aconteceu aqui na minha cidade.
os agentes da dengue chegaram aqui e disseram q os jarros de nepenthes podem acumular dengue,
que nao era pra deixar o liquido digestivo dentro dos jarros, eles disseram q era água,
nao sei se eu estou certo mais sera q nepenthes nao se alimenta da dengue e e ajuda a combater :lol:.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Isso é conversa, e eu sugiro que não deixe eles colacarem nada dentro do jarros de suas Neps, caso contrário suas plantas podem morrer. Seja esperto e veja o relato do forista Juliano, sobre o que se sucedeu com suas Dionaea.

Eu já vi fotos na web de larvas de mosquito proliferando em jarros de Neps, mas eram de um tipo específico que estabelecia uma simbiose com a planta, de forma que elas ajudavam na digestão das presas que porventura caíssem dentro do ascídio.

Como tal mosquito não existe por aqui (o mesmo é endêmico do Sudeste Asiático) e tampouco duvido que alguém tenha aquela espécie de Nepenthes (a mesma é uma Highlander e sobretudo rara), então pressupõe-se que tal acontecimento não seja possível de ser observado entre as plantas dos apreciadores deste hobby.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
alantiagofelipe
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 27 Abr 2022, 01:21
Localização: Brasília
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por alantiagofelipe »

Pois eu acabei de descobrir larvas dentro das minhas.

E preciso saber o que fazer …

Chamo a vigilância sanitária?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

alantiagofelipe escreveu: 27 Abr 2022, 02:05 Pois eu acabei de descobrir larvas dentro das minhas.

E preciso saber o que fazer …

Chamo a vigilância sanitária?
não chame a vigilância se não quer ficar sem. entendo a sua preocupação, faça o seguinte retire a água do ascidio que observou o acontecido e fique atento observando sempre todos para ver se o caso irá se repetir.

*sugestão


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
alantiagofelipe
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 27 Abr 2022, 01:21
Localização: Brasília
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por alantiagofelipe »

Eu retirei a água de todos …

Primeiro eu estou tentando coisas simples … e vou progredir para as radicais conforme o que eu for observando …

Eu mandei vídeos e fotos num grupo do Telegram … e a discussão foi acalorada …

Além disso eu reservei as larvas e os líquidos das quatro plantas e de uns 50 jarros … e estou decidindo se levo na vigilância ambiental … ou se eu fecho e vejo se nascem moscas ou mosquitos.

Mas sim, eu já avisei eles e também avisei a central flores do Ceasa … aqui em casa eles não devem vir … e se vierem eu já terei solucionado tudo …

Se vierem … certeza que foi porque eu abri a boca … pois a última vez que estiveram aqui foi há muitos anos
Editado pela última vez por alantiagofelipe em 27 Abr 2022, 20:53, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Penso que seja necessário saber se realmente são larvas do mosquito.
Existem organismos que conseguem sobreviver em meio altamente ácido ou alcalino.
O estomago de todos os seres vivos são cheio de bactérias, inclusive o nosso, que é altamente ácido.
Eu vi um lago na Africa altamente, se não me engano, que é cheio de aves que vivem e se alimentam por lá.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
dufTzera
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Abr 2022, 14:12
Localização: Pelotas, RS
Agradeceu: 14 vezes

Mensagem por dufTzera »

Tudo bem, em primeiro lugar, é praticamente impossível distinguir sem ser em laboratório as larvas do mosquito Aedes Egyipti com as do mosquito comum, os quais não transmitem doença da dengue. Eu realmente me importaria de fazer algo mais drástico além da limpeza se tivesse provas que fosse de Aedes, ou se estivesse em região com risco real de Aedes Egyipti, como:

Palmas (TO)
Boa Vista (RR)
Cuiabá (MT)
Rio Branco (AC)

Se fosse eu, evitaria ao máximo utilizar o Estado como meio para resolver os problemas, os agentes públicos poderiam tomar atitudes drásticas contra suas plantas.


"Os sorrisos mais bonitos escondem os segredos mais profundos. Os olhos mais bonitos são os que mais choraram. E os corações mais gentis são os que mais sentiram dor."

Frank Ocean
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

alantiagofelipe escreveu: 27 Abr 2022, 20:50 Eu retirei a água de todos …

Primeiro eu estou tentando coisas simples … e vou progredir para as radicais conforme o que eu for observando …

Eu mandei vídeos e fotos num grupo do Telegram … e a discussão foi acalorada …

Além disso eu reservei as larvas e os líquidos das quatro plantas e de uns 50 jarros … e estou decidindo se levo na vigilância ambiental … ou se eu fecho e vejo se nascem moscas ou mosquitos.

Mas sim, eu já avisei eles e também avisei a central flores do Ceasa … aqui em casa eles não devem vir … e se vierem eu já terei solucionado tudo …

Se vierem … certeza que foi porque eu abri a boca … pois a última vez que estiveram aqui foi há muitos anos
Por favor nos passe foto, videos, alguma coisa assim.

cultivo a pouco tempo, nunca ouvi falar. aqui no fórum nunca ninguém viu. em grupos zap que participo com muitas pessoas nunca nenhum comentário.
esse assunto com um amigo, maior cultivador de nepenthes do Brasil, que conhece inúmeros cultivadores a muito tempo, nunca viu ou ouviu comentário. somente você...

respeito suas palavras, se puder nos passar fotos na proxima vez, fica um pouco melhor.

se acha tamanho risco, tanto problema. sugestão, se desfaça da planta. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Isso está fugindo do controle, o liquido digestivo dos jarros das nepenthes mata as larvas e outros insetos que nele caem.
A única forma de isso não acontecer é trocando o liquido por agua pura e mesmo assim imagino por pouco tempo.


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem