O que acontece com minha alata?!

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

O que acontece com minha alata?!

Mensagem por WFERnando »

Bom, como relatei ela se recusa a dar jarros... Isso tem quase um ano.
O ambiente onde ela fica tem sol das 2h até as 5h, e as outras nepenthes e até a heliamphora estão curtindo bastante, estão sempre colocando jarros.
O substrato é esfagno, areia e chips de coco devidamente lavados e esterilizados na proporção de 60% 30% e 10%... o mesmo que uso para todas as outras...

[thumbnail=center]https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/ ... 4029_n.jpg[/thumbnail]
[thumbnail=center]https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/ ... 2476_n.jpg[/thumbnail]
[thumbnail=center]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/ ... 3745_n.jpg[/thumbnail]

Na primeira foto uma noção do tamanho da planta, e ela está lançando mais dois brotos basais.
Na segunda, apesar de desfocada, uma noção de como as gavinhas ficam antes de serem abortadas
E na terceira, o ambiente onde ela fica, onde as outras plantas se desenvolvem normalmente...

O que pode ser pessoal?


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Caio Lima
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 03 Out 2012, 21:13
Localização: Vitória - ES

Mensagem por Caio Lima »

Não consegui identificar nada de anormal pelas fotos, mas to reparando que estamos numa época ruim para as N. alata de alguns membros do fórum. Este mês acho que ja é o terceiro tópico sobre problema com elas.
Inclusive a minha tb ficou mal derepente :/


"A natureza não é cruel, apenas implacavelmente indiferente." (Richard Dawkins)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá Fernando, analisando as fotos também não vejo nada de anormal com a planta, porém hoje visitando o PCBR me deparei com uma informação interessante em post antigo do Felipe (não sei se ele colocou a informação aqui); A N. alata possui diversas variedades e para piorar elas estão divididas em lowland, intermediate e highland.

Baseado nisso, especulo que sua planta deve ser ou uma intermediate ou uma highland. No link abaixo estão algumas fotos dos jarros das variedades mais comuns em cultivo, desta espécie de Neps:

"Variedades de N. alata"

Tente se lembrar como eram os ascídios de sua planta e compare com estes do site, pois identificar qual variedade sua PC é pode ser o começo da solução do seu problema.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Bom Rodrigo, a minha quando veio era desse jeito, ela foi adquirida em Maio do ano passado e estava no auge como podem ver
Imagem

E baseado nessa possibilidade dela gostar mais de frio, a única que achei parecida com ela é a N.alata var. boschiana, que de fato é uma highlander
Imagem

E ai amigos?!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Fernando,

Coloque um tutor, a alata gosta de sentir segurança, e mude ela para um local protegido de ventos fortes.

Muitas vezes as gavinhas ficam dormentes por mêses, aguardano condições adequadas para continuarem seu desenvolvimento. Eu evito areia no substrato de Nepenthes, exceto as terrestres que realmente vivam nessas condições.

O aspecto geral da sua planta é ótimo. As folhas estão com bom formato e cor.

O verão brasileiro nåo é a melhor época para as alatas. Repito que a N.alata da minha mãe também está muito feia (fica no tempo).

Vejam as minhas que são cultivadas na minha sala. E isso por que sofrem com a pouca umidade, rs. Amigos, todas as Nepenthes alatas comercializadas no país em feiras, gardencenters, etc..., são descendentes/clones das primeiras Nepenthes introduzidas e adaptadas no país. Sim, a alata que tão bem se adaptou em nossas terras foi a N.alata boschiana (ou blanca).

Tenho em cultivo uma N.alata Orange striped que ainda dá trabalho e está em processo de adaptação. O Felipe tambem está tentando cultivar uma outra var de alata.

Quem sabe em alguns anos essas duas forneçam vários clones e possamos introduzir de fato no cultivo brasileiro.

Abçs


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Já que o tema é a alata, eu ganhei uma do Crytech que chegou aqui legal, cresceu um pouco e depois parou chegando a dar micro folhas.
Depois de um tempo ela começou a crescer novamente e deu diversos jarros, vejam na foto abaixo.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=369[/thumbnail]

Só que ela foi uma das afetadas pela praga que tive aqui e hoje ela está assim.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=665[/thumbnail]

E mesmo assim estou muito feliz, pois consegui que a ponta se enraizasse e já nasceram 3 folhas novas e vem vindo outra por aí. :D


Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

O problema é: O local mais protegido do vento é onde ficam as pinguiculas, utriculárias e d.adelae, ou seja: sou em nenhum momento, apenas claridade com alguns momentos de sombra.
Vou seguir o passo de colocar um tutor...
Sério, não sei o que faço mais com essa planta, talvez seja minha ultima tentativa com ela.


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

WFERnando escreveu:... apenas claridade com alguns momentos de sombra.
Vou seguir o passo de colocar um tutor...
Esse lugar parece ótimo! Talves ela não goste de receber sol direto.

Lembre-se que cada planta é um indivíduo único. Duas plantas de mesma espécie em um mesmo local, podem não ter o mesmo desenvolvimento.

Não desista.

Abç


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

São coisinhas duradouras que às vezes podem ser fácies de resolver como essas que fazem com que eu acabe desanimando completamente com esse gênero =\...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Sim, concordo.

Mas quando resolvido o problema a alegria e a satisfação que você terá vai ser imensa e fará valer o trabalho.

Pensar positivo também ajuda. : joia :

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem