Minha 2ª tentativa de germinar Neps

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Oi Rodrigo.
Também não tenho sorte em germinar Nepenthes.
Já tentei em algodão molhado, vermiculita, sphagnum, sphagnum e areia e meio de cultura caseiro esterilizado (foto)
[img]http://farm9.staticflickr.com/8341/8266 ... 8288_b.jpg[/img]
De centenas de sementes apenas 4 germinaram, todas da mesma espécie, em sphagnum e areia.
A semeadura in vitro já tem mais de 2 meses e nada.
Acredito que a taxa de germinação das Nepenthes seja baixa, e deve ser inversamente proporcional ao tempo da coleta das sementes.
Boa sorte.
Será que alguém do fórum irá coletar sementes logo? Estou com alguns potes com meio de cultura MS. Gostaria de tentar novamente, desta vez sabendo o dia da coleta.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Caio Lima -: Essa "tampa" foi feita a partir de pote de frutas cristalizadas que comprei em um mercado local. Percebi que se encaixam como uma luva em PETs de guaraná. Quanto ao reforço positivo, valeu pelo apoio.

Nesta altura qualquer "reforço positivo" é bem vindo para mim.

Aloysio - Pelo que já li na WEB e das respostas que obtive de alguns foristas daqui e dos demais fóruns que participo, as PCs do género Nepenthes produzem muitas sementes inviáveis, daí o fato de serem vendidas em muitas quantidades e um preço relativamente accessível. De 50 sementes semeadas, creio que no máximo 10-20% germine.

Pra piorar quanto mais antigas as sementes, menor é a viabilidade das mesmas e, sendo assim, comprá-las em sites especializados ou no eBay é aquela história; toda loja/anunciante irá dizer que são frescas, cabe a você decidir se acredita em sua palavra ou não.

Em todo caso, obrigado pela torcida e desejo que obtenha sucesso nos seus projetos de germinação de Neps.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

MarcielS escreveu:Dessa vez germinarão muitas. : joia :
Quem nos dera :roll: , bela tentativa Rodrigo, ficou legal o esquema, mas o problema é que ninguem conseguiu germinar estas ditas sementes. Acho que elas falharam ou são muuito demoradas mesmo.
Te desejo toda a sorte possivel e que nasçam muitas pois aqui ta feio o negocio.

Boa sorte também Aloysio com a tentativa em cultura.

Um abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Eu já tentei germinar um monte de vezes usando diversas tecnicas, a unica que consegui foi a stenophylla e mesmo assim apenas uma que não vingou.

Agora aqui no fórum tem um tópico de um membro que germina nepenthes como se fosse mato. Ele deve ter a mão santa. E pelo que ele descreveu tudo e uma simplicidade tremenda.

Eu agora estou numa tentativa de germinar umas que o Marciel me enviou.

Pensando de uma forma bem simples estaquias e alporques são bem simples e a taxa de conseguir uma nova planta é grande, o problema com esse método é que nunca se conseguirá um hibrido.


Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Felipe -
Felipe_Steinthaler escreveu:Quem nos dera :roll: , bela tentativa Rodrigo, ficou legal o esquema, mas o problema é que ninguém conseguiu germinar estas ditas sementes. Acho que elas falharam ou são muuito demoradas mesmo.
Essa sua N. maxima aí já deve estar entrando na "andropausa" Felipe :lol: , talvez por isso suas crias estejam perdendo a fertilidade. Brincadeiras a parte, se desta tentativa germinar pelo menos 1, eu estou no lucro.
Felipe_Steinthaler escreveu:Te desejo toda a sorte possível e que nasçam muitas pois aqui ta feio o negocio.
Como assim o negócio tá feio? Tem tido muitos percalços no cultivo?

Paulo -
Paulo escreveu:Agora aqui no fórum tem um tópico de um membro que germina Nepenthes como se fosse mato. Ele deve ter a mão santa. E pelo que ele descreveu tudo e uma simplicidade tremenda.
Isso é o que mata, pois se for a pessoa que estou pensando as sementes de Neps, que ele semeou, começaram a germinar 2 semanas depois. Isso sem falar no Marciel que conseguiu uma alta taxa de germinação usando somente vermiculita. Tentei fazer uso deste substrato, mas creio que comigo não tenha dado certo afinal nenhuma semente brotou das sementeiras que continham esse mineral.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

rdrgobra escreveu:
Caio Lima -: Essa "tampa" foi feita a partir de pote de frutas cristalizadas que comprei em um mercado local. Percebi que se encaixam como uma luva em PETs de guaraná. Quanto ao reforço positivo, valeu pelo apoio.

Nesta altura qualquer "reforço positivo" é bem vindo para mim.

Aloysio - Pelo que já li na WEB e das respostas que obtive de alguns foristas daqui e dos demais fóruns que participo, as PCs do género Nepenthes produzem muitas sementes inviáveis, daí o fato de serem vendidas em muitas quantidades e um preço relativamente accessível. De 50 sementes semeadas, creio que no máximo 10-20% germine.

Pra piorar quanto mais antigas as sementes, menor é a viabilidade das mesmas e, sendo assim, comprá-las em sites especializados ou no eBay é aquela história; toda loja/anunciante irá dizer que são frescas, cabe a você decidir se acredita em sua palavra ou não.

Em todo caso, obrigado pela torcida e desejo que obtenha sucesso nos seus projetos de germinação de Neps.

Abs,

Rodrigo F. Costa
Concordo com você plenamente.
Vou continuar tentando. O ruim é que não sou muito organizado. Por exemplo, como demorou muito tempo para que germinassem, acabou apagando a identificação que fiz com caneta "permanente" (exagero). Então não sei de que espécie são as quatro únicas que vingaram, acho que são N. sanguinea. Ah, matei duas ao colocar em outro substrato mais novo, pois o antigo já está com aspecto ruim. Hahaha.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Aloysio escreveu: Por exemplo, como demorou muito tempo para que germinassem, acabou apagando a identificação que fiz com caneta "permanente" (exagero).
Aloysio,

Em vez de usar caneta permanente, use o bom e velho lápis.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Você está certo, Paulo. Agora sei que o melhor é o lápis. Mas eu não tinha plaquetas de identificação, então resolvi escrever no plástico transparente. Péssima ideia.


Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Tocando no assunto, eu achei um pack com sementes de neps numa faxina que fiz. Descobri que as seeds sao velhas. Vou fazer alguns testes com essas seeds e compará-las com seeds mais novas. Dai vou postando os resultados aqui no forum.
Abraços


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Carnivoras_Online escreveu: ...achei um pack com sementes de neps numa faxina que fiz. Descobri que as seeds sao velhas. Vou fazer alguns testes com essas seeds e compará-las com seeds mais novas.
Legal Carlos!

Para que você não perca as esperanças, saiba que já germinei algumas sementes de Nepenthes que estavam esquecidas na gaveta. Eram +/- 40 seeds e germinaram 6 em sphagno puro em mini-estufa. :shock:

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem