O que é isso no substrato? Pequenos caramujos encontrados

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Dioneia
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 258
Registrado em: 17 Dez 2011, 18:44
Localização: Minas Gerais

O que é isso no substrato? Pequenos caramujos encontrados

Mensagem por Dioneia »

Hoje comprei uma N. Alata e veio esa plantinhas no substrato;

[img]http://desmond.imageshack.us/Himg43/sca ... es=landing[/img]

[img]http://desmond.imageshack.us/Himg163/sc ... es=landing[/img]

O que é isso?
Devo retirar?
Ou deixo?
Editado pela última vez por Dioneia em 06 Out 2012, 13:24, em um total de 1 vez.


Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.

Sempre Alerta!
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Me parece que existem dois tipos de musgo neste substrato, um deles desconheço, mas não creio que vá fazer mal a sua planta. O outro é o velho e bom sphagnum, só que ele está vivo, o que é ótimo para sua PC :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Mensagem por kio92 »

Me parece epaticas , uma plantinha bem pequena com raízes minusculas acho que não tem problema , mais por ver das dúvidas tira uai sô !!!


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Felipe (kio92), creio que você tem razão, trata-se mesmo de uma Hepática, pra ser mais exato o nome desta planta é Lunularia cruciata.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Set 2012, 22:52
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por vitordv »

sphagnum vivo!! não tira! :lol: você é sortudo


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Creio que esta "praga" não faça mal a sua nepenthes, agora ela impede que o sphagnum se desenvolva e qualquer outra planta pequena. Se multiplicam por gemmaes feito as droseras pigmeas. Perdi minas criações de sphagnum por conta desta porcaria. Então não acho uma boa ideia mante-las. Tem uma especie menor que não afetam tanto, mesmo as droseras pequenas.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

ô sorte...sphagnum vivo!!a outra planta eu já vi,uma ver eu comprei uma orquidea numa feira,e ela veio com isso,mas morreu tudo uashuashuash,a orquidea tá bem,tá até florindo9com aste em boa formação) é do gênero odontoglossum,alguem conhece?


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Avatar do usuário
Dioneia
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 258
Registrado em: 17 Dez 2011, 18:44
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Dioneia »

Pessoal debaixo dessas folhinhas etá cheio de caramujos(caracois), eles tem +- 1mm
O que eu faço?


Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.

Sempre Alerta!
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

JP, remova estes caramujos com uma pinça ou luva e coloque-os em uma solução com água e sal. Providencie o musgo sphagnum + areia de quartzo e troque o substrato de sua Nepenthes, pois o mesmo, a meu ver, não é confiável.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

rdrgobra escreveu:Providencie o musgo sphagnum + areia de quartzo e troque o substrato de sua Nepenthes, pois o mesmo, a meu ver, não é confiável.
Concordo, voce pode até reaproveitar depois este que está na planta, se for sphagnum, mas antes, jogue fora esta praga que se alastra por cima, e ferva orestante para poder ultilizar em droseras etc. Dai coloque a planta em um novo substrao, ela irá agradecer :P


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem