Isto é um broto basal?

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Isto é um broto basal?

Mensagem por rdrgobra »

Agora há pouco fui borrifar água em minha N. x (alba x rafflesiana) var. "nivea 1" e me deparei com isto:

[img]http://desmond.imageshack.us/Himg62/sca ... es=landing[/img]

Essa "protuberância" vermelha, no meio da forquilha, por acaso seria um broto basal?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Aaeeee Rodrigo! Que beleza!

É a gema apical acordando e virando um novo broto lateral (acima do nível do substrato). : joia :

Legal! Fico feliz, a muda gostou do local que está e dos cuidados que está recebendo. É para compensar a anamensis que morreu, rs. Vai ficar bonita com dois galhos produzindo jarros simultâneamente. : joia :

Abç

ps tem foto dela inteira?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Vivaaaa!!!! :yahoo: , a sorte está do meu lado. A primavera está chegando e como recompensa a planta me deu este lindo presente. Estou radiante Marciel, definitivamente comecei a semana com o pé direito.

Obs.: Na minha galeria tem foto desta planta, e reparando bem parece que esta gema apical já estava lá, mas como não foquei na "forquilha", a mesma passou desapercebida.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dioneia
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 258
Registrado em: 17 Dez 2011, 18:44
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Dioneia »

As minhas nepenthes tão um pouco maiores, a minha sp. o broto lateral dela ta bem grandinho em comparação a outra (sempre esqueço o Id dela)


Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.

Sempre Alerta!
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Legal Rodrigo, parabéns, pelo visto esta planta gostou muito das condições que voce deu a ela :P
Sucesso com as nepenthes : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

rodrigo a minha N. x (alba x rafflesiana) var. "nivea 2" também tá com isso ai,tá até maior que a sua,só muda que a da minha é verdinho!!sorte para nós dois!!!


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Vou aproveitar esse tópico pra tirar uma dúvida tb...

Reparei esses dias umas folhinhas surgindo no vaso de uma das minhas N. sanguinea red x rafflesiana var. nivea. Achei q fosse um broto basal apontando oq me deixou feliz, mas olhando melhor hj, achei q a distancia entre esse brotinho e o caule principal dessa nep tá tão gde (cerca de 5cm). Minhas outras neps q tem brotos basais, os tem "apontando" junto do caule principal com distancias de pouco mais de 1cm

[thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-u6Qw ... G_8680.JPG[/thumbnail]

Aí me lembrei q no ano passado, da ultima vez q recebi sementes de neps (doação do Marciel), coloquei 3 sementes nesse mesmo vaso (só não me lembro exatamente a posição)...

Como não sei distinguir uma da outra, pergunto aos mestres: broto basal ou uma germinação? Só não remexi esse substrato pq essa nep está se enchendo de ascidios... :lol:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Tá mais com cara de germinação mesmo e pelo tamanho faz é tempo que ocorreu hehehe. Espere mais um pouco e depois remova esse seedling daí para um vaso a parte, pois o mesmo promete...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Sei não heim...

Seedling de Nepenthes não produz folhas longas como na imagem. E agora é época de brotar as gemas. Mais algumas semanas até surgirem os ascídios para saber com certeza. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Então.. é isso q tá me intrigando, Marciel e Rodrigo... por isso resolvi perguntar.. pq pelas fotos q eu vi, não tem cara mesmo de germinação... mas tá tão longe do caule principal! Minha vontade era de remexer aquele substrato, mas tô me segurando pq como eu disse, agora é q ela se animou a produzir ascidio atrás de ascidio q não queria estressá-la... :lol: :lol:

Ahhh...se curiosidade matasse :caveira: :caveira: :lol: :lol:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem