Uma imagem vale mais que mil palavras

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

rdrgobra escreveu:Gabriel, segundo o site Extreme-Plants:
...Be aware that this plant is protected by Plant breeding rights (PBR) so multiplication is not allowed...
Traduzindo:
...Lembre-se que esta planta está protegida por direitos (PBR) portanto não é permitida sua multiplicação ou melhoramento dela...
No mínimo bizarro :? .

Obs.: Comprar sementes de PCs em sites internacionais vai lá, mas plantas acho que é um coringa. Pense bem Gabriel, pois você pode estar arrumando "sarna para se coçar".

Abs,

Rodrigo F. Costa

Rodrigo,esclarecendo dúvidas,então se eu comprasse uma nepenthes "blood mary" e vendesse estacas ou mudas pra vocês e nosvisecemos cruzamentos com outras especies,poderiamos ser presos ou pagar muta por direitos autorais?seria isso?


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Pelo que o forista Ivan explicou, seria uma violação de patente se eu reproduzisse esta planta em meu cultivo para fins comerciais. Agora como eles fiscalizam isso, não saberia te dizer Thássio.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

Thássio fernandes escreveu:se eu comprasse uma nepenthes "blood mary" e vendesse estacas ou mudas pra vocês e nosvisecemos cruzamentos com outras especies,poderiamos ser presos ou pagar muta por direitos autorais?seria isso?
rdrgobra escreveu:seria uma violação de patente
rdrgobra escreveu:eles fiscalizam isso
Bom, pelo que entendi, apenas a reprodução (sexuada ou assexuada) da tal Blood Mary, ou hibridização do híbrido Blood Mary seria uma "violação de contrato".
De qualquer forma, enviei um email ontem para a Borneo Exotics, assim que obtiver um resposta eu passo adiante.
Sds.


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

No Brasil também existe um Certificado de Proteção de Cultivar

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9456.htm

Art. 2º A proteção dos direitos relativos à propriedade intelectual referente a cultivar se efetua mediante a concessão de Certificado de Proteção de Cultivar, considerado bem móvel para todos os efeitos legais...

Aparentemente o Brasil mantém tratados com vários países protegendo esses direitos.

Art. 6º Aplica-se, também, o disposto nesta Lei:
I - aos pedidos de proteção de cultivar proveniente do exterior e depositados no País por quem tenha proteção assegurada por Tratado em vigor no Brasil;


Mas não creio que o Plant breeding rights (PBR) seja um problema. Problema é conseguir uma autorização do Ministério da Agricultura para importar sementes ou mudas legalmente.
http://www.agricultura.gov.br/vegetal/i ... ntes-mudas
Você deve estar inscrito no Renasem (Registro Nacional de Sementes e Mudas) e a semente ou muda deve constar de uma lista (que não possui nenhuma carnívora), ou então você deve provar que a importação tem o intuito de pesquisa ou ensaio de valor de cultivo e uso.
Imagem


arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Apos ler muito cuidadosamente,reflito que:
Vamos do fazer do ´´´jeitinho brasileiro``mesmo :lol:


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Aloysio - O Brasil e sua burocracia, só dor de cabeça. Valeu pela informação.


Arquimedes -
arquimedes escreveu:Apos ler muito cuidadosamente,reflito que:
Vamos do fazer do ´´´jeitinho brasileiro``mesmo :lol:
Isso foi hilário :lol: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

É isso aí, Rodrigo. Acho que a importação de pequenas quantidades de mudas ou sementes por colecionadores deveria ser simplificada.

Também ri muito com o Arquimedes. :lol:

Abraços


g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

Bom, Rob Cantley me respondeu agora: "[...] You can multiply it for your own use but not multiply it for sale."
Ou seja, multiplicar pode, vender não. Porém ele não especifica no email nada sobre hibridização do híbrido! : joia :


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

Galera,vamos ter um pouco de maldade agora,vocês acham que se a "Blood Mary" fosse reproduzida com susseço aqui algum aproveitador não iria comercializa-la?e como é que a justiça iria emcontra-lo?iam botar um chip biologico no DNA da palnta é?,kkk.Não vou mentir,se eu tivesse uma,e ela produzise bem,eu era o 1° a comercializa-la,não me levem a mau,mas qual é a pessoa que não quer se dar bem em cima de algo?deem um refletida,e depois respodam...


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Gabriel - Pelo menos poderiamos fazer estacas e compartilhar com os amigos esta "belezinha", caso tivéssemos ela em nossas coleções, sem infringir esta "patente" dos gringos. Se bem que dúvido que eles tenham como fiscalizar as plantas que fossem remetidas para o Brasil : fiufiu : :lol: .

Thássio - Isso é uma questão cultural, porém concordo com você numa coisa; dificilmente essa proibição daria certo no Brasil.

Extrair Xaxim é proibido, porém existem algumas floriculturas que ainda o vendem, é o que é pior há pessoas que o compram incentivando a destruição deste espécime vegetal. O mesmo vale para as Orquídeas selvagens, que muitos coletam de forma ilegal não só no Brasil, mas em boa parte do mundo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem