Um híbrido comercial de sucesso

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Um híbrido comercial de sucesso

Mensagem por rdrgobra »

Ao visitar um fórum português de PCs, da qual sou membro, reparei que por lá a Nepenthes preferida deles era uma tal de N. “Rebecca Soper”. Com um nome pomposo desses percebi que neste híbrido devia ter uma mistura boa e resolvi pesquisar um pouco mais, para tentar entender a fascinação que nossos amigos lusitanos sentem por esta carnívora.

Em minha pesquisa descobri que esta planta trata-se de um híbrido comercial que possui em sua mistura duas espécies que considero muito bonitas, a N. gracíllima e a N. ventricosa, ou seja, a primeira e uma High e a segunda uma Inter. Como podem perceber, desta união saiu uma bela carnívora que apresento a vocês agora:

[img]http://www.carnivorous.eoldal.hu/img/or ... r-trap.jpg[/img]

Seus “jarros” (ascídios) possuem uma coloração que vai do vermelho intenso ao negro, o que a torna objeto de desejo de muitos hobbistas estrangeiros. Um exemplo de jarro negro e o que segue abaixo:

[img]http://personal.inet.fi/koti/tiina.joki ... _kannu.jpg[/img]

De sua inflorescência brotam muitas flores amarelas e como de praxe, entre as Nepenthes, as plantas possuem sexos distintos.

[img]http://img152.imageshack.us/img152/8602/soper45og.jpg[/img]

O responsável pela criação e propagação deste hibrido comercial, foi o botânico inglês Mathew Soper, porém não consegui informações adicionais sobre ele (ano que criou o híbrido, o porquê do nome etc), mas posso dizer que fez um excelente trabalho legando a nós, cultivadores, uma PC de uma beleza exuberante.

Obs.:

1) Alguns sites colocam como cruzamento correto desta PC a N. ramispina e a N. ventricosa, porém descobri qua antigamente a N. gracillima era considerada uma subespécie da N. ramispina, vindo dai a confusão.

2) Pelo que pude apurar é considerada uma espécie fácil de cultivar, mas temos que ter em mente que em algumas regiões de nosso país (Centro-Oeste, Nordeste e Norte) isso só se torne possível em estufas ou viveiros, devido ao calor que costuma fazer nestas regiões o ano todo.

Abs,

Rodrigo F. Costa

Fonte:

https://cpphotofinder.com/nepenthes-reb ... -1559.html" onclick="window.open(this.href);return false;


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Seria semelhante a nossa alata,ja andei perguntando dela aqui pelp forum,acho uma especie muito bonita,podendo se comportar como inter,eh uma planta interessante pra pegar os macetes das neps highs...


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

Haha, bela a Rebecca!
Já conhecia esse híbrido via Wesley, uhashuas. Inclusive, é lindo por sinal!
Bem escuro e super, nem sei.
EU ioa comprar a minha Rebecca mês passado, mais como é um híbrido HxI acho que não vai gostar muito do Rio...
Mas, valeu por compartilhar Rodrigo!


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Arquimedes - É isso mesmo que você falou Arquimedes, nossos amigos lusitanos preferem ela a alata. Acredito que por aquelas bandas esta PC deva se adaptar melhor.

Gabriel - Qualquer dia desses cometo a loucura de comprar esta PC, pois creio que o clima de minha região seja mais propício a ela.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

rdrgobra escreveu:Qualquer dia desses cometo a loucura de comprar esta PC, pois creio que o clima de minha região seja mais propício a ela.
Rodrigo F. Costa
Depois que tiver pegado a manha com as neps lowlanders e quiser tentar uma high
ela eh uma boa opçao,pelas especies que compoe este hibrido,sera uma boa começar com ela ;)


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Peraí... Não é a ventricosa a highlander?


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fernando, ela é encontrada nas florestas úmidas das Filipinas numa altitude compreendida entre 1200 a 1500 m. Alguns a consideram High outros Inter, pessoalmente eu apostaria na segunda opção.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Realmente é um belo híbrido.

Além deste existe outro que é muito comum no cultivo europeu. É a N. x Ventrata, um hibrido natural entre N. alata x N. ventricosa. Muito bonito também.

Híbridos de nepenthes costumam ser mais resistentes que as espécies que o formaram. 8-)

Ótimo tópico. Valeu Rodrigo!


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

rdrgobra escreveu:1) Alguns sites colocam como cruzamento correto desta PC a N. ramispina e a N. ventricosa, porém descobri qua antigamente a N. gracillima era considerada uma subespécie da N. ramispina, vindo dai a confusão.
Tinha esta confusão, e depois a das nepenthes gracillima, alba e macfarlanei também, a verdadeira N. gracillima é bém rara em cultivo, as gracillimas que foram espalhadas por todo o canto do planeta na verdade eram N. alba. Em vários sites, inclusive no Borneo Exotics ainda a chamam de N. gracillima, não sei como fica esta confusão. Como a N. bongso e N. caranculata que eu pensava que eram a mesma espécie mas parece que não é. Muita confusão pra cabeça. Só estudando precisamente as características das plantas para saber as verdadeiras espécies. Agora os hibridos criados com estas incognitas, esqueçam :lol:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

Galera a N. x Ventrata pode se reproduzir?por que alguns hibridos de Nepenthes podem se reproduzir,no caso de um hibrido natural se reproduzir com a mesma especie,seria ai criada um nova especie,tipo a drosera anglica?


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem