Chegando o frio

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Chegando o frio

Mensagem por arquimedes »

Eh provavel que todos ja tenham percebido as crescentes quedas na temperatura,inverno chegando..
As nossas pc´s apresentam duas reaçoes nesta epoca,algumas entram em dormencia,e outras nao...as nepenthes sao deste segundo grupo rs

Sempre me preucupo com o inverno,pois meu cultivo eh focado em nepenthes de tipo low,ou seja nao suportam frio,gostaria que a galera compartilhasse
as tecnicas que usam pra proteger as plantas do frio ^^

Por aqui,ja que tenho uma estufa(meia poca )pretendo vedala totalmente com plastico tranparente,para manter sua temperatura alta(ja que ela eh esquantada pelo sol uma parte do dia)

: joia :


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Aqui como as minhas plantas precisam do frio, não me preocupo muito com as nepenthes [ que mal eu...]
Eu coloquei a khasiana pra dentro e só, a alata e a khasiana x ventricosa estão lá fora...
Agora sarracenias, droseras e dionaeas ficam lá...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

As minhas nepenthes ficam dentro de casa. 8-)


arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Aqui so a bilcacarata fica dentro de casa(no meu banheiro kk) pois eh mais sencivel do que as outras...
Quando nao tinha estufa e menos planta,a uns dois invernos,deichava tdo no meu banheiro,a pia ficava cheia de vaso,so que começou a dar infiltraçao por causa da humidade(deixava tdo fechado) dai tive que tirar :lol:


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

arquimedes escreveu:... a bilcacarata fica dentro de casa(no meu banheiro kk) pois eh mais sencivel do que as outras...
Quando nao tinha estufa e menos planta,a uns dois invernos,deichava tdo no meu banheiro,a pia ficava cheia de vaso,so que começou a dar infiltraçao por causa da humidade(deixava tdo fechado) dai tive que tirar :lol:
Olha aí você dando idéia errada, hahahah! Vou colocar algumas Nepenthes no banheiro de serviço, rs. :twisted:


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Mas será que precisa fazer tudo isso mesmo?
Elas não são resistentes? k


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Arquimedes,

Não sei como é a variação de temperatura aí na sua região.

Mas em Sorocaba o tempo é igual São Paulo, as variações são bruscas e penso que isso seja pior do que frio ou calor direto.
Num dia pela manhã pode fazer 20C e a tarde cai para 12C e vice versa.

Veja uma coisa, no ano passado eu consegui fazer 3 estaquias vingarem em 4 que fiz de uma nepenthes em pleno inverno. Não estavam dentro de estufa, estavam dentro de casa.

Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Pessoal , acho que depende muito da espécie, por exemplo, rafflesiana não cresce de jeito nenhum no frio, ela trava e deforma, a bicalcarata dizem que morre a qualquer mudança brusca na temperatura, o inverno aqui do sul é fatal. aminha acentual koto em pleno começo de outono resolver fazer um frio pela manha, e esquentou a tarde, ela nao resistiu, morreu por completo. Tem a N. gracilis que resiste bem a temperaturas frias fora outras lowland que devem aguentar aguentar também.

Acredito que ate uns 10º não deve mata-las, mas se forem expostas a mudanças bruscas de temperaturas, podem ser danificadas, geadas principalmente. Aí não há nem highlander que resista :mrgreen:

A solução é, ou estufas, mesmo que seja algo fechado, transparente para que o calor condense e o vento frio não entre.

Paulo, acho que a questão das estacas e plantas de calor crescerem em pleno clima frio seria pelo fato do almento da humidade, pois outro fator não sei se seria possivel. Aqui a minha N. alata esta crescendo e produzindo ascidios em pleno frio, vai intender isso? :lol:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

As vezes, por ingenuidade, achamos que as plantas sentem o ambiente da mesma forma que a gente.

Não sentem é óbvio. Elas não sentem frio ou calor.
Em um ambiente hostil o que muda é o metabolismo da planta. As high, no calor, e as low, no frio, não sintetizam os nutrientes da forma adequada como deveriam fazê-lo. Nessa hora a chance de perdê-las é grande.

Mesmo as Nepenthes high devem ser protegidas das interpéries naturais. Concordando com o pessoal, uma estufa é o ideal para diminuir o impacto do inverno.
Felipe_Steinthaler escreveu: ...a minha N. alata esta crescendo e produzindo ascidios em pleno frio, vai intender isso?
Isso só comprova que a nossa alata é uma intermediária que vai muito bem tanto no frio quanto no calor.

8-)


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

MarcielS escreveu:
Felipe_Steinthaler escreveu: ...a minha N. alata esta crescendo e produzindo ascidios em pleno frio, vai intender isso?
Isso só comprova que a nossa alata é uma intermediária que vai muito bem tanto no frio quanto no calor.

8-)
Tomara que esteja certo, realmente ela está indo pra frente aqui, só não curtiu muito quando o clima passou bruscamente de quente para frio, ela deu uma sentida e depois voltou a crescer.
Estou com uma mudinha de N. alata 'Surigao', torcendo para que ela aguente o invernão e cresça bem no calor, se for pra frente legal, já podemos contar com outra N. alata na parada :lol: Depois falta conseguirmos a highland que é muito bonita também :mrgreen:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem