Help - Nepenthes com folhas amarelas e escuras

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Help - Nepenthes com folhas amarelas e escuras

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Estou precisando de um help, as folhas de minhas nepenthes estão ficando manchadas, amarelas e secando.
Antes das fotos para um help uma breve consideração;
1 - elas estão ao lado de uma janela onde pega um pouco de sol direto e luz diurna indireta
2- apesar de terem pratos nos vasos eu mantenho o substrato umido, mas não encharcado tanto é que não tem um pingo de agua nos pratos
3- até umas 3 semanas atrás não haviam essas folhas
4- para prevenir o avanço eu cortei todas as manchadas, amarelas e secas.

Bom aqui vão as fotos;
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=418[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=419[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=420[/thumbnail]

O que será que está acontecendo com elas? Será que foi a mudança brusca de temperatura?

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo, boa noite, pelas fotos que você postou parece que as plantas estão sob ataque de fungos. Faça um teste e aplique Dithane NT na planta com o maior grau de infestação. Se não encontrar Dithane NT, procure por um outro fungicida que não contenha cobre em sua composição. Abs, e boa sorte com suas PCs.


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dioneia
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 258
Registrado em: 17 Dez 2011, 18:44
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Dioneia »

Fungos! Eu acho que é fungos! Já tive muitas perdas de pncs por causa de fungos!


Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.

Sempre Alerta!
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo,

Quais foram as neps atacadas? As folhas afetadas são as mais novas ou as antigas?

Devemos antes considerar a estação (meio outono) em que estamos. Tira foto das plantas para vermos como estão. 8-)


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Paulo, é normal as folhas amarelarem assim, mas pode ter acontecido assim de uma hora para outra pela mudança de lugar da planta.
Aguardo fotos da planta também, mas acredito que não tenha nada de errado com a planta.
: joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Respondendo a todos;

Eu tenho fungicida Captan, mas infelizmente sou altamente alérgico, em algum tópico eu descrevo o que aconteceu comigo.

Eu tenho 8 vasos com 6 espécies diferentes de nepenthes e essas folhas foram tiradas de todas elas.

Quanto as folhas eu tirei algumas amarelas mais novas que outras e para finalizar depois eu tiro fotos das plantas e posto.

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo como você disse que tem alergia a certos fungicidas químicos, dei uma pesquisada no fórum e achei algumas alternativas naturais que você pode usar para tentar sanar o problema de suas PCs. Veja só este tópico do amigo Matheus: discussao-fungicidas-naturais-t886.html ... Fungicidas" onclick="window.open(this.href);return false;. Abs e espero ter ajudado.


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Aqui duas fotos, a primeira mostra uma visão de todas as plantas e onde elas estão localizadas e na segunda um close de uma nepenthes em que duas folhas escaparam de minha poda ontem.

[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=421[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=422[/thumbnail]


Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Fique tranquilo Paulo. Não é fungo.

Não há nada de errado com suas neps. Nas fotos elas tem as folhas com um verde bem vivo e consistente, sinal de que estão saudáveis.

É natural algumas folhas queimarem por causa do frio. Nada com que se preocupar. 8-)


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

MarcielS escreveu:Fique tranquilo Paulo. Não é fungo.

Não há nada de errado com suas neps. Nas fotos elas tem as folhas com um verde bem vivo e consistente, sinal de que estão saudáveis.

É natural algumas folhas queimarem por causa do frio. Nada com que se preocupar. 8-)

Marciel,


Obrigado, fiquei tranquilo agora.


Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem