Nepenthes podem cultivar no musgo(esfagno) puro?

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
OrquiStudio
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 208
Registrado em: 30 Out 2010, 15:11
Localização: SP

Nepenthes podem cultivar no musgo(esfagno) puro?

Mensagem por OrquiStudio »

Nepenthes podem cultivar no musgo(esfagno) puro?
ou temos que procurar monte tipos de substrato ai mistura?

seguinte umas fotos de Nepenthes smilesii cultivada em musgo puro mais ou menos 1 ano!

[img]http://images.orkut.com/orkut/photos/Og ... VA3Skm.jpg[/img]
100% musgo!

[img]http://images.orkut.com/orkut/photos/Og ... PFGEPo.jpg[/img]
planta super saudavel e os tamanhos dos jarros tbm estao muito bom!

[img]http://images.orkut.com/orkut/photos/Og ... dGf1XU.jpg[/img]
cheias de raizessssssss...

ganhei uma experiencia e' melhor deixa o musgo quase secado(80%resecado) e umido alternado,
e' o modo que cultivar as orquideas,funcionou!
: joia : : joia :


Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

Oi Wesley eu tambem cultivei N. arakawae red em musgo por mais de um ano ela ta linda esse ano troquei por um substrato com mais coisas misturadas


I'm a wild flower, the thing that feels
Graco
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 17 Fev 2011, 20:31
Localização: Natal
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Graco »

Tenho uma N. anamensis (= smilesii) no musgo puro, feita a aprtir de estaca e vai crescendo muito bem, inclusive mais rápido que uma N. alata em substrato de Sphagnum + areia


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=1391]Minha Growlist e Wishlist[/url]
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=11&t=855]Galeria[/url]

Biólogo
Entomologista
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

POw que beleza esta muda Wesley!!!

Pessoal esta muda é de Nepenthes smilesii, e pelo jeito ele importou ela, isso?

Caramba como dominou o vasinho as raizes uahsuhas, acredito fez este comentário pelo fato de colocarmos vários complementos no substrato certo?
Eu acredito que funcione comigo, pelo fato deu não conseguir muito musgo puro e de fato melhorou a condições das minhas plantinhas os substratos MIX des de que em quantidade certa para cada planta...

Mas em Sphagnum puro vai muito bem também, e acredito que o que disse funcione bem sim, de regar pouco, por que o sphagnum puro fica bem mais encharcado do que drenado.

abraço : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Pô que planta bonitona essa ai hein quantas raízes!!!


Fabio Castro.


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Com certeza que podem ser cultivada em musgo puro, uma vez que as regas e umidade do substrato sejam controlados sempre oque nao é muito facil de conseguir sempre, mas isso aew é outra questao.

O problema em usar musgo puro está quando este é mantido costantemente molhado, a aeraçao fica ruim e o cheiro fétido aparece, as raizes ficam expostas a condiçoes perigosas e podem apodrecer levando a planta a morte em alguns casos.

Mas como o Wesley mostrou é um substrato que da certo mesmo sendo puro, mas neste mostrado se ve os bons resultados do controle da agua nele.
Disciplina faz diferença.
Muito bom wesley, bom mesmo

PS: Essa Nepenthes da foto "Nepenthes smilesii" é muito parecida com a Nepenthes "sp spotted" que cultivo aqui e muitos outros tem pelo Brasil, muito parecida mesmo ... olha a foto da minha :
[thumbnail]https://i558.photobucket.com/albums/ss2 ... C07811.jpg[/thumbnail]

Seria essa finalmente a identificaçao dessa planta? :o


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Nossa, quanta raíz!! :o Foi a foto que mais me chocou... Aqui eu tenho minha N. khasiana x ventricosa em musgo puro e cresce muito bem... É uma das que mais crescem! As outras que eu tenho em substratos diferentes, como musgo + isopor também vão bem, então acaba dando quase na mesma pra mim, ao meu ver... Acho que o melhor deve variar de planta pra planta.

Wesley, de quanto em quanto tempo molha essa planta? Depois de ver esse monte de raíz e a planta bonita quero saber os segredos :lol:

Daniel, realmente são parecidas... Repara no jarro que tá na esquerda da foto do Wesley!

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Muito linda, fiquei impressionado com o tanto de raízes, nunca vi uma nepenthes com tantas raizes. :afraid:

Aqui eu uso sphagnum puro em uma N. Wrigleyana, ela nunca deu nenhum jarro e cresce pouco em comparação a outra Wrigleyana que foi plantada em musgo + xaxim + vermiculita e ta cheia de jarros. :?

Já tem uns 2 meses que to planejando trocar o substrato dela e nunca troco, acho que o problema é como o Daniel disse.. O substrato parece não fornecer oxigenção suficiente! : bad :


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Unica coisa que acho que pode ser ruim pra nepenthes, eh q grandes quantidades de musgo, mantem muita humidade, e a aeração das raizes cai muito tbm. Mas se controlar nas regas, acho q eh um otimo substrato.


Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Olá! Também tenho essa experiência por aqui. Mas, como não tenho acesso ao sphagnum com facilidade e como com o tempo esse musgo deve ser trocado para evitar a proliferação de microorganismos indesejáveis e o mau cheiro, optei por fazer uma mistura nos substratos das Nep's. Realmente há melhor desenvolvimento no musgo puro e variando entre seco e relativamente semiúmido, dependendo do clima.
Quanto essa Nepenthes, não vejo como Nepenthes smilesii, mas,sim, como a Nepenthes sp. 'Spotted', que ainda encontra-se sem identificação - apesar de que eu tenha minhas opiniões, mas esse assunto é para outro tópico, caso alguém se interesse ;) .
Abs! : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem