Acompanhamento de Nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
cdoc
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 39
Registrado em: 12 Set 2022, 15:00
Localização: Santa Maria, RS
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Acompanhamento de Nepenthes

Mensagem por cdoc »

Olá, gente, como estão?
Adquiri um novo exemplar de planta carnívora, uma Nepenthes, acredito que da espécie Nepenthes graciliflora.
Ainda não mexi nela, só coloquei um pires (sem água), estou molhando uma vez por dia e fazendo a aclimatação, já que ela não pegava muito sol na floricultura.

Imagem
Imagem

Provavelmente, trocarei o substrato, mas ainda não decidi qual usar, nem as proporções, aceito sugestões. Manterei o vaso e colocarei um cachepô. Não é preciso um prato com água, né?

Imagem

Um jarro está meio seco, estou pensando em mantê-lo por algumas semanas, até a planta se adaptar; ou devo cortá-lo desde já? Aliás, quando for removê-lo, eu corto só o jarro e preservo o restante da folha, se ela estiver saudável, certo?

Imagem

Ah, a planta está com estas coisinhas esbranquiçadas no vaso e nas folhas. Parecem ser casquinhas, resíduos secos do substrato, mas não entendo de pragas e fungos, então, achei importante mencionar. Tentarei remover com um algodão úmido.

Imagem
Imagem

Por enquanto, é isso. Dicas e sugestões sempre são bem-vindas. Obrigada pela atenção!


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

O substrato em que ela está parece ser o sphagnum mesmo. Ela consegue se dar bem no puro. Este aparenta estar com bastante algas e cianobactérias, mas com o sol a incidência deles tende a diminuir.

Se vier a trocar, no geral recomenda-se 1:1 de sphagnum e chips de coco (tratados para não conter tanino), este último responsável por aerar o substrato e servir de suporte para as raízes.

Não precisa de prato com água. Só regue para manter o substrato úmido. É bom molhar as folhas pelo menos 1 vez por dia para manter alta umidade do ar, que elas gostam.

Corte somente os jarros depois de completamente secos, uma vez que a planta continua a absorver seus nutrientes antes disso. As folhas ainda duram por mais tempo.

Não se preocupe, essas coisas brancas são o que você falou: resíduos de sphagnum secos : joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
cdoc
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 39
Registrado em: 12 Set 2022, 15:00
Localização: Santa Maria, RS
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por cdoc »

CauPlantas escreveu: 25 Set 2022, 12:03 O substrato em que ela está parece ser o sphagnum mesmo. Ela consegue se dar bem no puro. Este aparenta estar com bastante algas e cianobactérias, mas com o sol a incidência deles tende a diminuir.

Se vier a trocar, no geral recomenda-se 1:1 de sphagnum e chips de coco (tratados para não conter tanino), este último responsável por aerar o substrato e servir de suporte para as raízes.

Não precisa de prato com água. Só regue para manter o substrato úmido. É bom molhar as folhas pelo menos 1 vez por dia para manter alta umidade do ar, que elas gostam.

Corte somente os jarros depois de completamente secos, uma vez que a planta continua a absorver seus nutrientes antes disso. As folhas ainda duram por mais tempo.

Não se preocupe, essas coisas brancas são o que você falou: resíduos de sphagnum secos : joia :
Você mudaria o substrato agora? Penso em mudar em algum momento, mas não sei se já mudo agora ou espero algumas semanas (ou talvez mais tempo), já que não é tão urgente, para a Nepenthes pelo menos passar pela aclimatação. Se não me engano, li que a primavera é um bom momento para trocar o substrato; mas também não quero causar estresse desnecessário para a planta. Mais uma dúvida, quando eu mudar o substrato, o que você acha de colocar a Nepenthes em um vaso mais largo, de mesma profundidade?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

sugestão, você é do RS. aguarde o frio passar...
já estamos na primavera mas o frio continua. pelo pelo pra mim.

qdo o clima mais quente e estabilizado, você troca esse substrato. um por 40 sphagnum, 30 cac (casca arroz carbonizada) e 30 perlita.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

A graciliflora não é muito exigente com o tamanho do vaso, mas se der mais espaço para as raízes é melhor


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
cdoc
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 39
Registrado em: 12 Set 2022, 15:00
Localização: Santa Maria, RS
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por cdoc »

Edson Poscai escreveu: 28 Set 2022, 17:46 sugestão, você é do RS. aguarde o frio passar...
já estamos na primavera mas o frio continua. pelo pelo pra mim.

qdo o clima mais quente e estabilizado, você troca esse substrato. um por 40 sphagnum, 30 cac (casca arroz carbonizada) e 30 perlita.
Achei um substrato já misturado com 50% de turfa de sphagnum, 30% de casca de arroz carbonizada e 20% de perlita expandida, o que você acha?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

cdoc escreveu: 27 Out 2022, 18:43
Edson Poscai escreveu: 28 Set 2022, 17:46 sugestão, você é do RS. aguarde o frio passar...
já estamos na primavera mas o frio continua. pelo pelo pra mim.

qdo o clima mais quente e estabilizado, você troca esse substrato. um por 40 sphagnum, 30 cac (casca arroz carbonizada) e 30 perlita.
Achei um substrato já misturado com 50% de turfa de sphagnum, 30% de casca de arroz carbonizada e 20% de perlita expandida, o que você acha?
a composição está ótima. mas tudo que envolve a turfa prefiro não opinar...

a turfa só qdo compramos de alguém de nossa confiança. É comum ser vendida turfa com ph corrigido e isso é veneno para pc. se tem indicação deste vendedor, ou seja for confiável, menor o risco, senão gde. busque ter a certeza disso antes, só adquira turfa pura, ph 3,5 - 4, nessa faixa, com total e absoluta certeza sem aditivos.

* para ficar tranquilo, mas mais trabalho a você... adquira fibra coco com tanino tratado. ao chegar trate não confie no vendedor. deixe uma semana em água trocando água todo dia e no último dia uma fervida de uma 1/2 hora e use dia seguinte. *sugestão
mas mostre foto dessa fibra antes de adquirir, não é aquela amarela tipo fiapos, é uma marrom cortada pequenino.

nossos amigos irão tbm palpitar, : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
cdoc
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 39
Registrado em: 12 Set 2022, 15:00
Localização: Santa Maria, RS
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por cdoc »

Edson Poscai escreveu: 28 Out 2022, 17:35
cdoc escreveu: 27 Out 2022, 18:43
Edson Poscai escreveu: 28 Set 2022, 17:46 sugestão, você é do RS. aguarde o frio passar...
já estamos na primavera mas o frio continua. pelo pelo pra mim.

qdo o clima mais quente e estabilizado, você troca esse substrato. um por 40 sphagnum, 30 cac (casca arroz carbonizada) e 30 perlita.
Achei um substrato já misturado com 50% de turfa de sphagnum, 30% de casca de arroz carbonizada e 20% de perlita expandida, o que você acha?
a composição está ótima. mas tudo que envolve a turfa prefiro não opinar...

a turfa só qdo compramos de alguém de nossa confiança. É comum ser vendida turfa com ph corrigido e isso é veneno para pc. se tem indicação deste vendedor, ou seja for confiável, menor o risco, senão gde. busque ter a certeza disso antes, só adquira turfa pura, ph 3,5 - 4, nessa faixa, com total e absoluta certeza sem aditivos.

* para ficar tranquilo, mas mais trabalho a você... adquira fibra coco com tanino tratado. ao chegar trate não confie no vendedor. deixe uma semana em água trocando água todo dia e no último dia uma fervida de uma 1/2 hora e use dia seguinte. *sugestão
mas mostre foto dessa fibra antes de adquirir, não é aquela amarela tipo fiapos, é uma marrom cortada pequenino.

nossos amigos irão tbm palpitar, : joia :
Não sei se é confiável, alguém conhece essa marca?

Imagem

Aliás, essa marca também tem um substrato próprio para plantas carnívoras (não especifica a espécie), com fibra de coco em pó, perlita expandida, areia lavada de rio e musgo sphagnum; perguntei para o vendedor as proporções, quando souber posto aqui.
Sobre a fibra de coco com tanino, agradeço a dica, Edson, mas acho que vou passar, parece realmente muito trabalhoso hahaha. Só por curiosidade, seria um substrato com 100% de fibra de coco com tanino ou misturado com alguma coisa?


cdoc
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 39
Registrado em: 12 Set 2022, 15:00
Localização: Santa Maria, RS
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por cdoc »

Ah, eu tenho outra dúvida. Já nasceram três folhas (gente, ela cresce muito rápido!), mas nada de jarros novos, eles demoram para se formar? Tem uma estrutura na ponta de uma das folhas que parece o início de um jarro, mas não parece ter mudado muito desde que comprei a planta. Existe algo que eu possa fazer para estimular a produção deles?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Só por curiosidade, seria um substrato com 100% de fibra de coco com tanino ou misturado com alguma coisa?
estaria apenas substituindo a turfa. os demais ítens da composição continuariam.
:lol: :lol: :lol: dá bem mais trabalho mesmo. inclusive no tratamento, pois pede mais água. seca rápido, tem a escoagem rápida.
melhor, procure o sphagnum em lojas de jardinagem. caso você não conheça, veja fotos antes para não comprar errado. peça sphagnum, musgo para orquidea.

só tem um vaso, então não indico adquirir outros componentes. mas a casca de arroz de arroz carbonizada e a perlita são bem vindos.

se usar só sphagnum, triture tipo moer isopor, pedacinhos bem pequenos, tquase que separado as bolinhas. (não me pergunte detalhes), este nunca usei, mas já vi muitos usarem e use média 40%.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem