nepenthes sem jarros em estufa

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
eduardo J.
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 15 Out 2021, 11:08
Localização: Curitiba PR
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

nepenthes sem jarros em estufa

Mensagem por eduardo J. »

Há 2 anos eu comprei uma mirabilis X maxima, do Valdemar shossland, ela nunca se adaptou ao meu clima, sempre borrife agua 3 vezes ao dia, rega todo o dia, sem pratinho por baixo e umidade relativamente boa,não toma vento, o substrato é sphagnum com casca de Pinheiro, alguém sabe no que posso estar errando? Recentemente descobri que ela esta dando um basal

Enviado de meu SM-A025M usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Eduardo, posta uma foto da sua planta para avaliarmos melhor!
E também descreva um pouco mais sobre o cultivo, a planta está tomando sol? Se sim, em qual horário? Ou está apenas na claridade?
Eu acho que não tem necessidade de regar todos os dias, a não ser que o substrato seja tão drenável que no outro dia esteja seco. Mas como você falou que é mistura de musgo e casca de pinus, provavelmente ele está se mantendo úmido.
Pode ser que o excesso de água esteja prejudicando sua planta. Você pode manter borrifando água na planta, mas indício diminuir a frequência de rega no substrato.
Talvez oferecer um pouco de sol da manhã (até 10:30) ou no final da tarde (após 16:30) seja interessante para a planta desenvolver.
Investigar o substrato atrás de pragas também é uma opção ou senão se o substrato não está em estágio avançado de decomposição. Pode ser que esteja na hora de você trocar o substrato.
Você pode tentar adubar sua planta também, hoje em dia muitos cultivadoras utilizam o Forth cote 14-14-14 em nepenthes e tem bons resultados no desenvolvimento vegetal.
Enfim são muitos fatores que podem ser levados em consideração, recomendo você investigar um a um e também postar umas fotos bem detalhadas da planta e substrato que assim podemos te ajudar mais.
Boa sorte em seu cultivo.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
eduardo J.
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 15 Out 2021, 11:08
Localização: Curitiba PR
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por eduardo J. »

Oi Arthur, obrigado pelas dicas! Eu venho trocando o substrato muitas vezes, mes passado troquei o musgo, tava com um cheiro ruim, mas as raizes estavam muito presas ao musgo, daí acabei por só colocar em outro musgo, depois troquei ela de novo, e depois mais uma vez com a casca de pinus, ela tomava um sol das 9 até as 10 e 30, agora toma das 10 ao meio dia mais ou menos, o substrato tá realmente muito úmido, e bem velho também, mas eu já fiz umas 3 trocas de substrato só esse mês, tenho medo de que a planta morra por mexer muito, e as raízes, como falei, estão muito presas ao musgo velho... Eu adubei ontem, com osmocote 15 09 12, só não sei se coloquei demais, vou tentar postar foto da planta, abraço.

Enviado de meu SM-A025M usando o Tapatalk
Editado pela última vez por eduardo J. em 16 Out 2021, 13:16, em um total de 1 vez.


eduardo J.
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 15 Out 2021, 11:08
Localização: Curitiba PR
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por eduardo J. »

Ela fica em baixo de uma palmeira, nessa estufinha aí, toma um pouco se sol como falei, e as raizes estão bem fixadas ao musgo(meio podre), comprei ela há 2 anos com vários jarrinhos e um pouco menor, e ela acaba abortando todos os jarrinhos, fiz a adubação com o osmocote também ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu SM-A025M usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Eduardo, li tudo que você relatou e vou apontar algumas coisas que acredito que você pode mudar.
1- Como você já fez muitas mudanças de substrato, recomendo que não mexa mais, porque senão a planta vai passar por muito estresse.
2- Como a planta fica em baixo de palmeiras, não acho que seja necessária essa estufa. A planta já recebe o sol filtrado, e acredito que tenha muita umidade residindo sob a planta. Recomendo deixá-la no mesmo lugar sem essa estufa. Até porque em horas de sol direto, a estufa pode esquentar e “cozinhar” a planta.
3- Sob a adubação, acho que você colocou muitas bolinhas de osmocote, já vi muitos cultivadores recomendarem cerca de 10 bolinhas espalhadas ou num cantinho do vaso. Mas enfim, deixa do jeito que está e aguarda a planta reagir.
4- Eu acho que falta uma sustentação para o caule da sua nepenthes, muitas nepenthes produzem jarros quando possuem sustentação. Recomendo investir num arame encapado (arame usado em jardinagem para segurar haste floral) para sustentar a planta ereta.
Essa é minha opinião, mas vamos aguardar a opinião de outros membros.
Boa sorte em seu cultivo.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 983
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Concordo com o que foi dito pelo Arthur. Devemos esperar a planta reagir e ver se há melhoras.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
eduardo J.
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 15 Out 2021, 11:08
Localização: Curitiba PR
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por eduardo J. »

Arthur Vinicius escreveu: 16 Out 2021, 21:30 Eduardo, li tudo que você relatou e vou apontar algumas coisas que acredito que você pode mudar.
1- Como você já fez muitas mudanças de substrato, recomendo que não mexa mais, porque senão a planta vai passar por muito estresse.
2- Como a planta fica em baixo de palmeiras, não acho que seja necessária essa estufa. A planta já recebe o sol filtrado, e acredito que tenha muita umidade residindo sob a planta. Recomendo deixá-la no mesmo lugar sem essa estufa. Até porque em horas de sol direto, a estufa pode esquentar e “cozinhar” a planta.
3- Sob a adubação, acho que você colocou muitas bolinhas de osmocote, já vi muitos cultivadores recomendarem cerca de 10 bolinhas espalhadas ou num cantinho do vaso. Mas enfim, deixa do jeito que está e aguarda a planta reagir.
4- Eu acho que falta uma sustentação para o caule da sua nepenthes, muitas nepenthes produzem jarros quando possuem sustentação. Recomendo investir num arame encapado (arame usado em jardinagem para segurar haste floral) para sustentar a planta ereta.
Essa é minha opinião, mas vamos aguardar a opinião de outros membros.
Boa sorte em seu cultivo.
Eu estava pensando em podar ela, porque daí meio que obrigava ela a dar novos brotos, outra coisa; Tem risco da planta morrer pelo excesso de adubo?


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 983
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

eduardo J. escreveu: 17 Out 2021, 10:57
Arthur Vinicius escreveu: 16 Out 2021, 21:30 Eduardo, li tudo que você relatou e vou apontar algumas coisas que acredito que você pode mudar.
1- Como você já fez muitas mudanças de substrato, recomendo que não mexa mais, porque senão a planta vai passar por muito estresse.
2- Como a planta fica em baixo de palmeiras, não acho que seja necessária essa estufa. A planta já recebe o sol filtrado, e acredito que tenha muita umidade residindo sob a planta. Recomendo deixá-la no mesmo lugar sem essa estufa. Até porque em horas de sol direto, a estufa pode esquentar e “cozinhar” a planta.
3- Sob a adubação, acho que você colocou muitas bolinhas de osmocote, já vi muitos cultivadores recomendarem cerca de 10 bolinhas espalhadas ou num cantinho do vaso. Mas enfim, deixa do jeito que está e aguarda a planta reagir.
4- Eu acho que falta uma sustentação para o caule da sua nepenthes, muitas nepenthes produzem jarros quando possuem sustentação. Recomendo investir num arame encapado (arame usado em jardinagem para segurar haste floral) para sustentar a planta ereta.
Essa é minha opinião, mas vamos aguardar a opinião de outros membros.
Boa sorte em seu cultivo.
Eu estava pensando em podar ela, porque daí meio que obrigava ela a dar novos brotos, outra coisa; Tem risco da planta morrer pelo excesso de adubo?
Pelo tamanho de sua planta, acredito que podar vai enfraquecê-la mais ainda.
E sim, excesso de adubação pode queimar as raízes dela e acabar a matando. Sempre teste com pouco e depois vá aumentando até uma quantidade que lhe proporcione um bom desenvolvimento.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

CauPlantas escreveu: 17 Out 2021, 11:02
eduardo J. escreveu: 17 Out 2021, 10:57
Arthur Vinicius escreveu: 16 Out 2021, 21:30 Eduardo, li tudo que você relatou e vou apontar algumas coisas que acredito que você pode mudar.
1- Como você já fez muitas mudanças de substrato, recomendo que não mexa mais, porque senão a planta vai passar por muito estresse.
2- Como a planta fica em baixo de palmeiras, não acho que seja necessária essa estufa. A planta já recebe o sol filtrado, e acredito que tenha muita umidade residindo sob a planta. Recomendo deixá-la no mesmo lugar sem essa estufa. Até porque em horas de sol direto, a estufa pode esquentar e “cozinhar” a planta.
3- Sob a adubação, acho que você colocou muitas bolinhas de osmocote, já vi muitos cultivadores recomendarem cerca de 10 bolinhas espalhadas ou num cantinho do vaso. Mas enfim, deixa do jeito que está e aguarda a planta reagir.
4- Eu acho que falta uma sustentação para o caule da sua nepenthes, muitas nepenthes produzem jarros quando possuem sustentação. Recomendo investir num arame encapado (arame usado em jardinagem para segurar haste floral) para sustentar a planta ereta.
Essa é minha opinião, mas vamos aguardar a opinião de outros membros.
Boa sorte em seu cultivo.
Eu estava pensando em podar ela, porque daí meio que obrigava ela a dar novos brotos, outra coisa; Tem risco da planta morrer pelo excesso de adubo?
Pelo tamanho de sua planta, acredito que podar vai enfraquecê-la mais ainda.
E sim, excesso de adubação pode queimar as raízes dela e acabar a matando. Sempre teste com pouco e depois vá aumentando até uma quantidade que lhe proporcione um bom desenvolvimento.
Concordo com o que o Cau disse. Ainda não é hora de podar, tem que deixar a planta se recuperar e esse broto basal crescer mais. Você pode podar e a planta não ter força para se desenvolver e acabar morrendo.
Sobre a adubação, de fato o excesso de adubo queima as raizes. Mas como você utilizou o osmocote (adubo de liberação lenta). Acredito que você não vai ter esse problema, mas não adube mais do que já tem no vaso. Espera o tempo de ação desse adubo (geralmente na embalagem fala quanto tempo ele atua liberando nutrientes) e adube só após esse período. E sugiro na próxima adubação colocar menos.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1939 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

sugestão, não use adubos, mesmo sendo o osmocote em mudas em formação. essa sua nota-se que ainda está enraizando...

não sei como está mo momento, se for possivel retire, centralize esse broto, deixe-o meio aprofundados, substrato firme aos redor do broto, eleve um pouco mais, use um tutor para deixar a planta em pé.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem