Nepenthes não produz jarros e aparenta estar murchando

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Nepenthes não produz jarros e aparenta estar murchando

Mensagem por CauPlantas »

Olá pessoal. O título já diz tudo basicamente. Eu troquei o substrato de uma Nep. que eu ainda não sei a ID, pois não consegui ver nenhum jarro. Isso faz uns 18 dias. Ela continua dando novos brotos, mas os jarros não se desenvolvem e as folhas parecem estar murchando.
Ela estava em terra pura, troquei para cerca de 70% fibra de coco e 30% sphagnum. Eu acho que é aqui que mora o problema.
Antes ela estava tomando cerca de 1,5 hrs de sol no início da tarde. Agora coloquei ela debaixo do sombrite 50%, mas tomando sol das 9:00 até 13:00.
Borrifo água de 2 a 3 vezes por dia e rego um dia sim e um dia não.

Suspeito ter que colocar mais sphagnum no substrato e diminuir o sol. O que acham?
Seguem fotos:

ImagemImagem


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

CauPlantas, a fibra de coco que você usou é livre de tanino? Geralmente no pacote vem escrito se o substrato é “tratado”, se for, ele está livre de tanino. Se a fibra de coco estiver livre de tanino, não vejo problema em deixar o substrato do jeito que está. Melhor mudar a planta de lugar para tomar menos sol e você continua com as regas mais intensas somente até notar as folhas mais hidratadas, depois que a planta melhorar você introduz ela novamente ao ambiente com mais sol. Sobre a produção de jarros, provável que a umidade do ambiente esteja baixo, assim o jarros acabam não se desenvolvendo, mas só de você diminuir a quantidade de sol e manter a oferta de água a umidade na planta já vai aumentar e pode resolver o problema dos jarros.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Arthur Vinicius escreveu: 31 Jan 2021, 12:27 CauPlantas, a fibra de coco que você usou é livre de tanino? Geralmente no pacote vem escrito se o substrato é “tratado”, se for, ele está livre de tanino. Se a fibra de coco estiver livre de tanino, não vejo problema em deixar o substrato do jeito que está. Melhor mudar a planta de lugar para tomar menos sol e você continua com as regas mais intensas somente até notar as folhas mais hidratadas, depois que a planta melhorar você introduz ela novamente ao ambiente com mais sol. Sobre a produção de jarros, provável que a umidade do ambiente esteja baixo, assim o jarros acabam não se desenvolvendo, mas só de você diminuir a quantidade de sol e manter a oferta de água a umidade na planta já vai aumentar e pode resolver o problema dos jarros.
Agradeço a ajuda.
A fibra que usei é da marca Coquim. Nas embalagens não há nada escrito. Eu deixei de molho para ver se a água ficaria com a cor avermelhada, mas não ficou. Será que mesmo assim pode ter tanino?


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

CauPlantas escreveu: 31 Jan 2021, 13:07
Arthur Vinicius escreveu: 31 Jan 2021, 12:27 CauPlantas, a fibra de coco que você usou é livre de tanino? Geralmente no pacote vem escrito se o substrato é “tratado”, se for, ele está livre de tanino. Se a fibra de coco estiver livre de tanino, não vejo problema em deixar o substrato do jeito que está. Melhor mudar a planta de lugar para tomar menos sol e você continua com as regas mais intensas somente até notar as folhas mais hidratadas, depois que a planta melhorar você introduz ela novamente ao ambiente com mais sol. Sobre a produção de jarros, provável que a umidade do ambiente esteja baixo, assim o jarros acabam não se desenvolvendo, mas só de você diminuir a quantidade de sol e manter a oferta de água a umidade na planta já vai aumentar e pode resolver o problema dos jarros.
Agradeço a ajuda.
A fibra que usei é da marca Coquim. Nas embalagens não há nada escrito. Eu deixei de molho para ver se a água ficaria com a cor avermelhada, mas não ficou. Será que mesmo assim pode ter tanino?
Eu entrei no site da marca (https://www.coquim.com.br/) e achei a seguinte informação tanto para a fibra de coco quanto para mistura fibra e pó de coco (substituto do xaxim): “ Contém baixo teor de tanino, fungicida natural.”
Como você ainda deixou de molho, deve ter eliminado parte do tanino que tinha. Acho que não precisa se preocupar, porque se já tinha baixo teor e você já deixou de molho, deve ter quase nada.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Opa, nas próximas eu deveria consultar o fabricante antes hehe, valeu pela ajuda!
Já coloquei ela em um lugar com menos sol. Vou aumentar a frequência das regas e observar. Depois atualizo aqui


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

borrifar ela várias vezes ao dia tbm irá ajudar. de preferência sem sol. e já aproveita borrife tbm no substrato vez ou outra (além do normal 1x ao dia) pois fibra de coco em maior percentual, perde fácil a umidade do substrato. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Pessoal, já faz mais ou menos 1 semana desde que adotei os procedimentos recomendados, mas ela parece estar piorando.
Imagino se a umidade não está sendo excessiva de mais, já que não está recebendo sol. Isso poderia causar o apodrecimento das raízes certo?

Nesse meio tempo, ocorreu um desastre e meu cachorro acabou decapitando a Nep. Por sorte, foi um tamanho bom para tentar uma estaca, mas ainda receio pela saúde da planta.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Imagino se a umidade não está sendo excessiva de mais
aqui por vezes é chuva mais de 10 dias corridos, constantes... sem problemas.

mas analise o melhor modo, o bom para mim, pode não ser a você...

Boa sorte,


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

CauPlantas escreveu: 11 Fev 2021, 10:09 Pessoal, já faz mais ou menos 1 semana desde que adotei os procedimentos recomendados, mas ela parece estar piorando.
Imagino se a umidade não está sendo excessiva de mais, já que não está recebendo sol. Isso poderia causar o apodrecimento das raízes certo?

Nesse meio tempo, ocorreu um desastre e meu cachorro acabou decapitando a Nep. Por sorte, foi um tamanho bom para tentar uma estaca, mas ainda receio pela saúde da planta.
Você pode tentar voltar a rega como estava antes (dia sim e dia não) mais borrifar as folhas e manter a planta em local claro sem sol direto. Manda foto de como ela está agora, porque nas primeiras fotos ela parecia desidratada, como você disse que não teve melhora, será que ela foi acometida com alguma praga? Ou doença? Vale a pena você investigar o substrato, folhas, caule na procura de algo.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Vou investigar e assim que puder, mando fotos. Obrigado pessoal


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem