Folhas queimadas?

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
GuilhermeBuzz
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 22 Jan 2021, 20:19
Localização: São Paulo
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Folhas queimadas?

Mensagem por GuilhermeBuzz »

Salve pessoal!

Comprei minha nepentes no dia 21/01 e no dia 23/01 realizei a troca de vaso e substrato (esfagno, perlita, chips de côco fervido e depois esfriado) dela. Decidi colocá-la pendendo na janela que dá para a minha garagem, onde bate sol direto das 8:00 às 12:00. Aqui em São Paulo o sol, mesmo nesse horário, tem sido um pouco forte, mas como ouvi dizer que plantas com coloração avermelhada, os jarros dela no caso, gostam/são mais resistentes à luz, resolvi deixá-la nesse local. Acontece que há dois dias, a coloração de algumas folhas da nepentes tem se tornado avermelhada (tenho borrifado água com constância e a planta tem recebido água da chuva além de ser regada quando reparo que o musgo poderia estar um pouco mais úmido). Além disso, um vaso médio ficou preto, um grande e dois pequenos estão ficando nessa cor tamém. Vocês sabem o que pode estar ocorrendo? Excesso de luminosidade, estresse pela troca de substrato, ou outro problema?

ImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Obrigado!
Guilherme


GuilhermeBuzz
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 22 Jan 2021, 20:19
Localização: São Paulo
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por GuilhermeBuzz »

Fotos complementares de ontem a noite ImagemImagem.


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Creio que você não tenha feito a aclimatação após o transplante, né?
Nesse caso, eu recomendo deixar ela apenas em luminosidade por uns 3 dias. Aí, pode colocar no sol da manhã por mais 3 dias e ir aumentando a intensidade do sol a cada 3 dias. Eu acho que das 8 até às 11 é uma boa faixa. Mas depende da espécie, que eu não conheço.

Boa sorte : joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
carllosanndre
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 05 Dez 2020, 13:00
Localização: Cícero Dantas - Bahia
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por carllosanndre »

E aí Guilherme! Moro na Bahia e o sol daqui é muito mais forte do que o da sua região! Deixo minhas nepenthes no sol desde quando amanhece até meio dia e elas estão super bem, estão cada dia mais lindas, inclusive essa da foto é uma nepenthes SSP Spoted e chegou bem verdinha e após alguns dias de sol ela ficou lindíssima com essa cor avermelhada!

Imagem


GuilhermeBuzz
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 22 Jan 2021, 20:19
Localização: São Paulo
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por GuilhermeBuzz »

Interessante saber disso, Carllosanndre! Porém, como os jarros estavam secando acabei ficando preocupado. Agora que tirei ela do sol, os jarros pararam de secar e começaram a atrair insetos num ritmo visivelmente maior. Não sei se isso significa que ela preferiu o ambiente menos quente, ou se ela precisava de um tempo de aclimatação e agora já posso voltá-la para o sol.


GuilhermeBuzz
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 22 Jan 2021, 20:19
Localização: São Paulo
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por GuilhermeBuzz »

Eu acabei colocando ela hoje no sol, que nem estava tão forte aqui em SP, dia um pouco nublado, vai chover daqui a pouco. O resultado foi que a tampa de um dos jarros ressecou um pouco. Estou achando estranho isso, aparentemente ela não gosto mesmo de ambientes externos...


Avatar do usuário
carllosanndre
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 05 Dez 2020, 13:00
Localização: Cícero Dantas - Bahia
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por carllosanndre »

Aconselho a deixá-la num local com muita luminosidade, mas sem luz direta do sol! Então você vai aclimatando, colocando a planta em luz direta por pouco tempo, começando com uma hora, depois duas até a planta se acostumar com o sol até umas quatro horas de sol direto! É bom ficar de olho na umidade do substrato também, pois deve estar sempre úmido!
GuilhermeBuzz escreveu: 02 Fev 2021, 14:01 Eu acabei colocando ela hoje no sol, que nem estava tão forte aqui em SP, dia um pouco nublado, vai chover daqui a pouco. O resultado foi que a tampa de um dos jarros ressecou um pouco. Estou achando estranho isso, aparentemente ela não gosto mesmo de ambientes externos...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem