Devo podar a Nepenthes com o caule em Lignificação?

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
ronaldofilho1988
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Jan 2021, 15:00
Agradeceu: 3 vezes
Contato:

Devo podar a Nepenthes com o caule em Lignificação?

Mensagem por ronaldofilho1988 »

Olá, sou novo na criação de Nepenthes e gostaria de saber se devo/posso cortar o centro do caule que está em processo de lignificação.

A história:
Tentei fazer uma estaca em agosto/2020, porém o experimento falhou. Entretanto, da ponta da Nepenthes deu uma espécie de broto, e recentemente, troquei o substrato e ela deu um BOOM no crescimento, dando mais dois brotos basais. No mesmo período após a troca, no centro do caule começou a ficar marrom, o que minhas pesquisas levaram à conclusão de que era o caule se tornando mais lenhoso na intensão de sustentar mais a planta (a bichinha tá maior que eu!!).

A dúvida mesmo é essa, se devo cortar a parte em lignificação, visto que ela está MUITO GRANDE e não tenho tanto espaço no apê. Pensei em fracioná-la para fazer o broto do topo vingar com mais folga.

Segue as fotos para análise.
Imagem
1-Lignificação

Imagem
2-Broto no topo da Nepenthes

Imagem
3-A Giganta! kkkk

Imagem
4-Brotos basais.

Agradeço se puderem me ajudar.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

a lignificação ocorreu devido o contato com o arame do tutor no vaso, provavelmente. isso não é problema.

abaixo há dois brotos, deixe eles, não mexer que é muito cedo.

o maior você poderá cortar e fazer estaquias. eu em particular nesta época do ano evito, comigo parece morrer tudo... prefiro evitar, deixar essa época passar.
se realmente fará, sugiro cortar as estaquias e deixar em água para enraizamento. eu prefiro o plantio direto, mas me dei mal.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
ronaldofilho1988
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Jan 2021, 15:00
Agradeceu: 3 vezes
Contato:

Mensagem por ronaldofilho1988 »

Muito obrigado pelas dicas. Aqui em Minas o período éde calor e chuva. A umidade fica mais alta nessa época aqui na cidade.
Edson Poscai escreveu: 04 Jan 2021, 20:27 a lignificação ocorreu devido o contato com o arame do tutor no vaso, provavelmente. isso não é problema.

abaixo há dois brotos, deixe eles, não mexer que é muito cedo.

o maior você poderá cortar e fazer estaquias. eu em particular nesta época do ano evito, comigo parece morrer tudo... prefiro evitar, deixar essa época passar.
se realmente fará, sugiro cortar as estaquias e deixar em água para enraizamento. eu prefiro o plantio direto, mas me dei mal.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem