Minhas nepenthes estão saudáveis??

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Viniciuscarnivora
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Fev 2020, 19:06
Localização: Recife-Pe
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 14 vezes

Minhas nepenthes estão saudáveis??

Mensagem por Viniciuscarnivora »

Tenho 2 nepenthes uma híbrida máxima e outra viking×hookeriana×mixta×hisurta×konack.
Elas estão saudáveis ? O substrato é o correto(feito de basicamente turfa e coco)? Borrifo água nos ascidios e nas folhas todos os dias está certo? Coloco água dia sim dia não? Elas pegam um sol de 13h as 16h,mais até agora não vi nenhuma queimadura nem nada nelas.
Estou cuidando certo? E vejo que só colocava ela no musgo esfagno e o seu desenvolvimento estava muito lento por isso coloquei nesse novo substrato segue as fotos das 2 ,ontem adquiri a maxima e me falaram que ela já estava acostumado a pegar solImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk



Vini
Avatar do usuário
Viniciuscarnivora
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Fev 2020, 19:06
Localização: Recife-Pe
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Viniciuscarnivora »

Substrato é casca de coco e matéria orgânica mineralizada

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk



Vini
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Viniciuscarnivora escreveu: 11 Dez 2020, 08:31 Tenho 2 nepenthes uma híbrida máxima e outra viking×hookeriana×mixta×hisurta×konack.
Elas estão saudáveis ? O substrato é o correto(feito de basicamente turfa e coco)? Borrifo água nos ascidios e nas folhas todos os dias está certo? Coloco água dia sim dia não? Elas pegam um sol de 13h as 16h,mais até agora não vi nenhuma queimadura nem nada nelas.
Estou cuidando certo? E vejo que só colocava ela no musgo esfagno e o seu desenvolvimento estava muito lento por isso coloquei nesse novo substrato segue as fotos das 2 ,ontem adquiri a maxima e me falaram que ela já estava acostumado a pegar solImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk
Pelas imagens as plantas parecem estar saudáveis sim! Mas tenho algumas ressalvas que gostaria de compartilhar.
Quanto a rega, faça o teste do dedo antes de molhar dia sim, dia não, pois as vezes, dependendo da quantidade de água que você utiliza na rega, na próxima rega o substrato ainda pode estar bem úmido. E umidade em excesso traz doenças e pragas juntos, mesmo para plantas que gostam de água como as PC’s.
Sobre o substrato novo, eu investigaria a fibra de coco em relação a vida útil dela ( que acredito que seja menor do que a turfa) fazendo com que você tenha que trocar o substrato mais cedo do que o normal.
Sobre sua N. Maxima adquirida, eu não confiaria no vendedor sobre “estar acostumada a tomar sol”. No mundo da jardinagem isso tem muitas interpretações ao meu ver. E como você mora num lugar diferente do que ela vivia antes, eu aconselho a fazer a adaptação da planta a iluminação da sua residência, principalmente porque suas plantas tomam sol nos horários mais quentes (13-16 hrs).
Por último, você não consegue oferecer o sol da manhã para suas plantas? Eu acredito que o sol no horário da manhã seja mais saudável, no sentindo de evitar queimaduras do sol. Mas se suas plantas já estão acostumadas, tudo bem! É só equilibrar com a rega mesmo para que não falte água no meio do banho de sol!

No mais, desejo boa sorte em seu cultivo


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Avatar do usuário
Viniciuscarnivora
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Fev 2020, 19:06
Localização: Recife-Pe
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Viniciuscarnivora »

Arthur Vinicius escreveu:
Viniciuscarnivora escreveu: 11 Dez 2020, 08:31 Tenho 2 nepenthes uma híbrida máxima e outra viking×hookeriana×mixta×hisurta×konack.
Elas estão saudáveis ? O substrato é o correto(feito de basicamente turfa e coco)? Borrifo água nos ascidios e nas folhas todos os dias está certo? Coloco água dia sim dia não? Elas pegam um sol de 13h as 16h,mais até agora não vi nenhuma queimadura nem nada nelas.
Estou cuidando certo? E vejo que só colocava ela no musgo esfagno e o seu desenvolvimento estava muito lento por isso coloquei nesse novo substrato segue as fotos das 2 ,ontem adquiri a maxima e me falaram que ela já estava acostumado a pegar solImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk
Pelas imagens as plantas parecem estar saudáveis sim! Mas tenho algumas ressalvas que gostaria de compartilhar.
Quanto a rega, faça o teste do dedo antes de molhar dia sim, dia não, pois as vezes, dependendo da quantidade de água que você utiliza na rega, na próxima rega o substrato ainda pode estar bem úmido. E umidade em excesso traz doenças e pragas juntos, mesmo para plantas que gostam de água como as PC’s.
Sobre o substrato novo, eu investigaria a fibra de coco em relação a vida útil dela ( que acredito que seja menor do que a turfa) fazendo com que você tenha que trocar o substrato mais cedo do que o normal.
Sobre sua N. Maxima adquirida, eu não confiaria no vendedor sobre “estar acostumada a tomar sol”. No mundo da jardinagem isso tem muitas interpretações ao meu ver. E como você mora num lugar diferente do que ela vivia antes, eu aconselho a fazer a adaptação da planta a iluminação da sua residência, principalmente porque suas plantas tomam sol nos horários mais quentes (13-16 hrs).
Por último, você não consegue oferecer o sol da manhã para suas plantas? Eu acredito que o sol no horário da manhã seja mais saudável, no sentindo de evitar queimaduras do sol. Mas se suas plantas já estão acostumadas, tudo bem! É só equilibrar com a rega mesmo para que não falte água no meio do banho de sol!

No mais, desejo boa sorte em seu cultivo
Entendi a minha nep máxima vivia na minha msma cidade então por isso ela já está acostumada,e em questão da água eu só vou regar qnd eu ver q a água não está mais úmida

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk



Vini
Andre Luiz
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 02 Jan 2021, 19:09
Localização: Sete lagoas mg
Agradeceu: 30 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Andre Luiz »

Esta fibra não faz mau para nep ??? Pelo menos.e.oq dizem mais a sua parece gostar


Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Andre Luiz escreveu: 02 Jan 2021, 19:38 Esta fibra não faz mau para nep ??? Pelo menos.e.oq dizem mais a sua parece gostar
André, a fibra de coco assim como chips de coco, podem ser utilizadas em PC’s. O problema estão nos taninos! Os taninos são uma classe de substâncias que as plantas (principalmente plantas lenhosas) produzem para se defender de insetos, fungos e bactérias. Essas substâncias são produzidas e ficam no meio lenhoso da planta (casca e tronco principalmente) e apresentam capacidade de gerar odor e sabor ruins para insetos e animais evitando que eles se alimentem da planta e podem também ter efeito bactericida e fungicida evitando proliferação de bactérias e fungos na planta.
Substratos derivados de certas partes de árvores, como casca de pinus, chips de coco, fibra de coco, xaxim de palmeira contém teores de taninos que vão sendo liberados durante a rega e afetam à capacidade das raizes de se desenvolverem e absorverem nutrientes. Hoje em dia para se contornar esse problema existem esses substratos tratados (vem escrito na embalagem), onde as matérias primas são tratadas para retirar os taninos.
Ao meu ver outro ponto que deve ser apontado é a vida útil desses substratos, devido à presença de mais água na rega de PC’s , por consequência temos maior decomposição dos substratos. Por isso é necessário avaliar, nas condições de cultivo quanto tempo dura uma fibra de coco ou chips de coco em um vaso de PC em comparação aos substratos usuais (musgo sphagnum e turfa).


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Andre Luiz
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 02 Jan 2021, 19:09
Localização: Sete lagoas mg
Agradeceu: 30 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Andre Luiz »

Sempre quis tentar usar o bagaço d cana em minhas plantas , tenho facilidade em conseguir ele aqui na minha cidade , fiz um teste com alguns pés d pimentas e elas estão gostando . Se tratado acha q e possivel usá-lo em nep ?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Sempre quis tentar usar o bagaço d cana em minhas plantas , tenho facilidade em conseguir ele aqui na minha cidade , fiz um teste com alguns pés d pimentas e elas estão gostando . Se tratado acha q e possivel usá-lo em nep ?
imagino o bagaço da cana ser de decomposição rápida, ph do mesm variam de 4,48 a 6,73 *média razoável para nep. será não ficar o doce? ser preciso ferver antes? nada o impede, pelo contrário, de fazer um teste, ;)

sugiro qdo tiver algumas estaquias sobrando, ou algumas mudas para replantes, desde que não faça falta utilizar uma de cobaia.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Andre Luiz escreveu: 04 Jan 2021, 10:35 Sempre quis tentar usar o bagaço d cana em minhas plantas , tenho facilidade em conseguir ele aqui na minha cidade , fiz um teste com alguns pés d pimentas e elas estão gostando . Se tratado acha q e possivel usá-lo em nep ?
André, você pode fazer o teste com bagaço de cana, mas há algumas ressalvas. O bagaço de cana mesmo após o processo de trituração para retirada do caldo de cana, possui teor alto de açúcares, o que faz com que você tenha que fervê-lo em água quente para retirar todo esse açúcar, senão sua matéria-prima vai fermentar em poucos dias e apodrecer. Outra questão é que a fervura da matéria-prima também diminui seu tempo de vida útil.
Logo talvez seu bagaço de cana não durasse nem um ano no vaso das suas PC's.
Novamente, nada te impede de tentar, mas é necessário tratar o bagaço antes de usar.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Andre Luiz
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 02 Jan 2021, 19:09
Localização: Sete lagoas mg
Agradeceu: 30 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Andre Luiz »

Muito trabalho e risco pra ter um sub d tao pouca durabilidade , melhor procurar um bom fornecedor d musgo , mesmo assim obrigado


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem