Germinando sementes de nepenthes (doação do banco de sementes)

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Sah_x
Newbie
Newbie
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Jul 2021, 21:40
Localização: São Paulo
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Sah_x »

Interessante como as coisas acontecem de formas diferentes para cada um né.

Tentei germinar sementes de Nepenthes das 2 formas:

1ª tentativa: ano passado coloquei em estufa pegando somente luz direta, sem sol. Resultado: estragaram.

2ª tentativa: este ano. Comprei sementes muito frescas e repeti a primeira tentativa colocando-as em estufa somente com luz direta. O tempo foi passando e nada. Ja estava passando de 1 mês...outras pessoas com as mesmas sementes germinando e as minhas; nada. Como vi que não estragaram, fui atras de ver qual podia ser o problema para resolver. Então, uma pessoa contou que aconteceu o mesmo com ela e resolveu quando ela colocou a estufa para pegar sol direto. Achei interessante tentar e arrisquei. Resultado: uns 5 dias dias depois de estarem no sol, começaram a germinar!
PS.: tenho um pé de acerola que pega sol direto a partir de +/- 11h até o fim do dia, como tenho pequenas prateleiras atrás, coloquei ali a estufa, ou seja, o pé de acerola ta fazendo o papel de sombrite, rs.


cpdrosera
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 38
Registrado em: 03 Jan 2022, 09:35
Localização: Belo Horizonte, MG
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 23 vezes
Contato:

Mensagem por cpdrosera »

Já ia criar um tópico perguntando se alguém tinha feito esse experimento e aí descobri esse aqui! rs

Fiz a mesma coisa e tive resultados parecidos.
Plantei sementes de Nepenthes (de um mesmo cruzamento) em esfagno, pó de coco, em estufa, fora de estufa, com ou sem luz extra (luminária) pra ver o que acontecia. A luminária não fez muita diferença (mas as sem luminária estavam em um lugar claro, de qualquer jeito...), mas a estufa fez. Tive taxa de germinação bem mais alta na estufa e elas germinaram mais rápido, também. Deixei uma estufa na janela, em lugar claro mas sem sol, e outra pegando umas 2 horas de sol pela manhã. As duas germinaram bem (a que pegou um pouco de sol talvez um pouquinho melhor, mas pouca diferença).

O substrato não mudou muita coisa, germinaram no esfagno, turfa e coco (todos em estufa).

Então no meu caso parece que umidade alta foi o mais crucial para germinação


Fotos das minhas plantas: https://www.instagram.com/carnivorasdeminas/
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem