Troca de substrato

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Suellen
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Mar 2020, 15:35
Localização: Santa Maria, RS

Troca de substrato

Mensagem por Suellen »

Oii, tenho uma dúvida sobre a troca de substrato das nepenthes. Devo trocar o substrato todo ano ou nao é necessário?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Suellen escreveu: 18 Mai 2020, 21:20 Oii, tenho uma dúvida sobre a troca de substrato das nepenthes. Devo trocar o substrato todo ano ou nao é necessário?
não há a necessidade. exceto a necessidade da planta, condições do substrato, o que está já a vida útil em uso, etc...


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
pedromarinho
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 23 Abr 2020, 14:29
Localização: Uberlândia-MG

Mensagem por pedromarinho »

Vou aproveitar o post da Suellen pra perguntar, como eu sei se a vida útil do substrato chegou ao fim? Eu quero trocar minha planta de vaso, mas não sei se reaproveito o substrato que ela está e só completo com um novo ou se eu devo trocar todo ele.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

qdo na primeira vez, dê uma analisada, retire a parte superficial para ver um pouco mais abaixo. você não saberá com qto tempo aquele substrato já tem. então qdo necessário você troca e considera a média de um ano e meio ou 2 anos, qdo bem conservado. senão até antes.

se for daquele branco, bem antes... é uma pergunte dificil de responder com precisão, somente olhando a situação do momento, que se encontra.

um mesmo usado, mas em conservação, pode ter mais vida útil que outro mais novo. tudo é relativo.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
pedromarinho
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 23 Abr 2020, 14:29
Localização: Uberlândia-MG

Mensagem por pedromarinho »

Vi que o tipo de substrato a ser usado varia muito, mas qual vocês recomendam pra uma N. graciliflora já adulta?


yatagarasuuo
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 189
Registrado em: 14 Abr 2020, 21:11
Localização: Rolandia-pr
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por yatagarasuuo »

pedromarinho escreveu: 14 Jul 2020, 16:48 Vi que o tipo de substrato a ser usado varia muito, mas qual vocês recomendam pra uma N. graciliflora já adulta?
um substrato padrao pra nepenthes 1/3 musgo 1/3 chips de coco 1/3 isopor ou perlita


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

pedromarinho escreveu: 14 Jul 2020, 16:48 Vi que o tipo de substrato a ser usado varia muito, mas qual vocês recomendam pra uma N. graciliflora já adulta?
apenas uma complementação, qdo indicamos chips de côco, fibro ou pó (raro). há a necessidade de pré tratamento. estes contém tanino, que é substância típica vindas destes. então temos que deixar de molho por uns 5 dias e jogar água fora todo dia e repor nova. no quinto dia ferver por uns 20min.

verá a cor marrom que ficará a água.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Samuel
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 25 Ago 2020, 11:27
Localização: Campina Grande, PB
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Samuel »

opa, tudo bem aqui onde moro troco o meu substrato de nepenthes a cada dois anos, oque no meu ver é o mais ideal


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem