Tamanho ideal de vaso pra Nepenthes?

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
l_uiz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Fev 2020, 21:38
Localização: Joinville - SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Tamanho ideal de vaso pra Nepenthes?

Mensagem por l_uiz »

Olá pessoal.

A minha Nepenthes cresceu muito desde que comprei e acho que o vaso está ficando pequeno. O vaso é de aproximadamente 17 cm (altura) x 14 cm (largura), a Nepenthes está com aproximadamente 70 cm de altura, e já coloquei um tutor.

Outra coisa é que o susbtrato ainda é o mesmo que estava na floricultura (musgo sphagnum), mas completei com areia (proporção 50:50). Comprei lascas de coco e mais musgo pra poder trocar de vaso, mas ela está se desenvolvendo bem por enquanto, já tem 14 ascídeos no total e todas as folhas estão dando ascídios novos, então não sei se seria melhor deixar como está por enquanto.

Qual seria o melhor tamanho de vaso? E será que eu mexo nela agora?
OBS: ela fica debaixo de uma árvore e recebe sol filtrado, só coloquei nessa escada pra tirar fotos mais nítidas.

Quando eu comprei ela era assim:
Imagem

E agora está assim:

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem


Avatar do usuário
Caua lima
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 22 Jan 2020, 14:12
Localização: Feira de Santana-Bahia
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 44 vezes

Mensagem por Caua lima »

Realmente está bem grande,mas não se preocupe muito com isso,vá aumentando a medida do crescimento da planta e siga feliz com ela!


Você aprende mais ensinando do que realmente aprendendo...
Avatar do usuário
RicardoA.
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 135
Registrado em: 07 Fev 2019, 10:23
Localização: Suzano
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por RicardoA. »

Aumenta o vaso e começa a dar mais suporte ou vai a fazendo estacas, dela.


Ricardo A. Arita
Avatar do usuário
VagnerRoberto
Newbie
Newbie
Mensagens: 18
Registrado em: 08 Mar 2020, 14:40
Localização: Juiz de Fora - MG
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por VagnerRoberto »

Há quanto tempo você comprou essa Nepenthes? (eu passaria para um vaso maior e faria uma poda prara ela dar uma ramificada).


Até quando, meu deus? ATÉ QUANDO!?!?
l_uiz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Fev 2020, 21:38
Localização: Joinville - SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por l_uiz »

VagnerRoberto escreveu: 10 Mar 2020, 18:20 Há quanto tempo você comprou essa Nepenthes? (eu passaria para um vaso maior e faria uma poda prara ela dar uma ramificada).
Olá Vagner.

Comprei em 30/11/2019, a primeira foto é dessa data, enão tenho ela a pouco mais de 4 meses.

Não entendo nada sobre poda de nepenthes, se ela "dar uma ramificada" eu vou poder gerar novas plantas dos novos ramos (ou das partes que podar)?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

não precisa nenhuma pressa. pode ficar nesse vaso por mais algum tempo.

mas para facilitar, sugiro que qdo você ver algum vaso maior, uns 20cm alt. uns 15 de boca, já está bom por mais uma boa temporada. : joia :

***

poda é pessoal, eu não faria...

seria você cortar em média 10-12 cm e destas fazer novas mudas.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
VagnerRoberto
Newbie
Newbie
Mensagens: 18
Registrado em: 08 Mar 2020, 14:40
Localização: Juiz de Fora - MG
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por VagnerRoberto »

l_uiz escreveu: 10 Mar 2020, 19:22
VagnerRoberto escreveu: 10 Mar 2020, 18:20 Há quanto tempo você comprou essa Nepenthes? (eu passaria para um vaso maior e faria uma poda prara ela dar uma ramificada).
Olá Vagner.

Comprei em 30/11/2019, a primeira foto é dessa data, enão tenho ela a pouco mais de 4 meses.

Não entendo nada sobre poda de nepenthes, se ela "dar uma ramificada" eu vou poder gerar novas plantas dos novos ramos (ou das partes que podar)?
Olha, até pode fazer mudas com porções do caule com 3 gemas ou mais (existe uma gema na axila de cada folha), mas eu particularmente faço a poda de ramificação em todas as minhas plantas somente para elas ficarem mais cheias e compactas mesmo, ao invés de um caule único e longo, mas isso vai do gosto e objetivo de cada um. E eu só faço podas de ponteiro, retiro a pontinha da ponta do caule onde tem as folhinhas pequenas nascendo pois assim quando a ramificação acontecer ali o caule engrossa e esconde a cicatriz do corte, fazendo parecer que foi uma ramificação espontânea e natural.


Até quando, meu deus? ATÉ QUANDO!?!?
l_uiz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Fev 2020, 21:38
Localização: Joinville - SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por l_uiz »

Pessoal, muito obrigado pelas dicas!

Como a minha nepenthes está crescendo bem vou esperar a próxima primavera pra trocar de vaso. Minha ideia original era plantar num vaso de pendurar, mas ela está bem grande então vou usar um vaso de chão com tutor maior. Se tivesse feito poda como o colega sugeriu talvez pudesse usar um vaso de pendurar, mas como sou nepenteiro de primeira viagem prefiro evitar "entrar na faca" :lol:


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem