Qual o melhor método de cultivo para Drosera Burmannii "Hong Kong"

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Qual o melhor método de cultivo para Drosera Burmannii "Hong Kong"

Mensagem por Vanderson »

Acabei de encomendar sementes de Drosera Burmannii "Hong Kong", que vai ser minha primeira PC, e queria algumas dicas para seu cultivo.
Eu tenho em mãos o substrato de fibra de coco e pretendo usá-lo. Vocês acham que é uma boa ou é melhor eu comprar o Sphagnum?
É melhor plantar direto no vaso principal ou transplantar depois?
Qualquer outra dica será bem vinda!!!
Desde já obrigado.

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk



Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

então amigo, as burmannis em especial a HK q pra mim e igual a tipica é a mais bruta delas, germinam em qualquer local muito resistente, cresce extremamente rápido e tem um poder de captura excelente tb. foi realmente uma ótima escolha para um iniciante, não irá se arrepender.

sobre o cultivo recomento semear direto no substrato, ou pode tb semear em um local temporário como os copinhos de café 50ml e depois transplanta-las para o vaso final, esse segundo método acho melhor pois conseguirá organiza-las melhor no vaso ao contrario do outro q terá varias mudas sobrepostas. a recomendação do substrato q faço e apenas na cobertura, parte superior da mistura q e muito importante q seja mais plana tipo no musgo faça ele bem picadinho, na fibra use mais o pó q assim terá uma camada mais uniforme facilitando a umidade das sementes. ambos os substratos são bons e não terá nenhum problema com eles.

burmannis amam o sol mesmo as sementes novas, não tenha dó delas, você não estará fazendo mal para elas deixando elas torrar no sol do meio dia, porem sempre bem úmido ...

Recomendações de leitura:

Ficha de cultivo
viewtopic.php?f=46&t=294

as variações (as que estão na fibra deste tópico são minhas)
viewtopic.php?f=27&t=7152
.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vanderson »

smart2 escreveu:então amigo, as burmannis em especial a HK q pra mim e igual a tipica é a mais bruta delas, germinam em qualquer local muito resistente, cresce extremamente rápido e tem um poder de captura excelente tb. foi realmente uma ótima escolha para um iniciante, não irá se arrepender.

sobre o cultivo recomento semear direto no substrato, ou pode tb semear em um local temporário como os copinhos de café 50ml e depois transplanta-las para o vaso final, esse segundo método acho melhor pois conseguirá organiza-las melhor no vaso ao contrario do outro q terá varias mudas sobrepostas. a recomendação do substrato q faço e apenas na cobertura, parte superior da mistura q e muito importante q seja mais plana tipo no musgo faça ele bem picadinho, na fibra use mais o pó q assim terá uma camada mais uniforme facilitando a umidade das sementes. ambos os substratos são bons e não terá nenhum problema com eles.

burmannis amam o sol mesmo as sementes novas, não tenha dó delas, você não estará fazendo mal para elas deixando elas torrar no sol do meio dia, porem sempre bem úmido ...

Recomendações de leitura:

Ficha de cultivo
viewtopic.php?f=46&t=294

as variações (as que estão na fibra deste tópico são minhas)
viewtopic.php?f=27&t=7152
Muito obrigado. Mas essa parte que você disse sobre o substrato, você quer dizer colocar o Sphagnum por cima e a fibra de coco por baixo?
E outra pergunta: o que eu encomendei vai vir 40 sementes. Qual a validade para as sementes que eu não puder plantar no momento? Eu vi que se colocar na geladeira ela dura anos. Isso procede?

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

quanto ao substrato quis dizer q tanto faz, so q se for usar musgo... use uma camadinha de musgo fina por cima... se for usar fibra use uma camadinha de pó de coco por cima.. so pra manter as sementes mais umidas nada mais...

sementes segue a questão q quanto mais tempo menor a taxa de germinação... dionaea não tem taxas muito grande... sugiro semear tudo ja de uma vez, com sorte terá umas 10 mudas...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vanderson »

smart2 escreveu:quanto ao substrato quis dizer q tanto faz, so q se for usar musgo... use uma camadinha de musgo fina por cima... se for usar fibra use uma camadinha de pó de coco por cima.. so pra manter as sementes mais umidas nada mais...

sementes segue a questão q quanto mais tempo menor a taxa de germinação... dionaea não tem taxas muito grande... sugiro semear tudo ja de uma vez, com sorte terá umas 10 mudas...
Obrigado pela dica. Vou comprar ao menos um pouco de musgo, pois é minha primeira PC e imagino que será mais fácil manusear com o musgo

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk



Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vanderson »

Chegaram as sementes. E... São minúsculas.
Não vou poder plantar em vários corpinhos de café como pretendia. Logo vou comprar o Sphagnum para plantar. O vendedor disse para enquanto isso eu manter as sementes em um lugar seco e escuro.

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk



Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Vanderson escreveu: 09 Jun 2019, 17:24 Chegaram as sementes. E... São minúsculas.
Não vou poder plantar em vários corpinhos de café como pretendia. Logo vou comprar o Sphagnum para plantar. O vendedor disse para enquanto isso eu manter as sementes em um lugar seco e escuro.

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk
ok, guardar sementes o recomendado e parte de baixo da geladeira onde fica bem frio mais não congela alem de não ter muito choque térmico...
questão de não poder plantar em vários copinhos, isso e relevante caso queira use a tática do palito de dente... derrame algumas sementes em um papel tipo sulfite branco, e com 1 palito de dente ou pincel nº000, molhe a ponta do palito/pincel, com a ponta molhada a semente minuscula cola nele e ao encostar no musgo ela passa a fica colada no musgo tb... ai vai da sua paciência ne, lado bom q não irão germinar amontoadas e ainda da pra ter noção da quantia semeada tipo umas 20 sementes por copinho.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vanderson »

smart2 escreveu:
Vanderson escreveu: 09 Jun 2019, 17:24 Chegaram as sementes. E... São minúsculas.
Não vou poder plantar em vários corpinhos de café como pretendia. Logo vou comprar o Sphagnum para plantar. O vendedor disse para enquanto isso eu manter as sementes em um lugar seco e escuro.

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk
ok, guardar sementes o recomendado e parte de baixo da geladeira onde fica bem frio mais não congela alem de não ter muito choque térmico...
questão de não poder plantar em vários copinhos, isso e relevante caso queira use a tática do palito de dente... derrame algumas sementes em um papel tipo sulfite branco, e com 1 palito de dente ou pincel nº000, molhe a ponta do palito/pincel, com a ponta molhada a semente minuscula cola nele e ao encostar no musgo ela passa a fica colada no musgo tb... ai vai da sua paciência ne, lado bom q não irão germinar amontoadas e ainda da pra ter noção da quantia semeada tipo umas 20 sementes por copinho.
Gostei dessa ideia do palito
Obrigado pela dica
Vou colocar na geladeira enquanto isso, mas preciso resolver o problema da umidade da geladeira primeiro. Algum pote de vidro talvez ajude se eu colocar o saquinho dentro dele

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk



Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

não tem tanto perigo, aqui guardo as que tenho em saquinhos ziplock mais pode usar ai um papel toalha fazendo um envelopinho sei la, gosto do saquinho pq não entra agua em caso de BO... mesmo os que ficam no papel vao para dentro de um ziplock maior por segurança e organização da geladeira da patroa né... se não na primeira faxina ja era...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem