Germinar com ou sem estufa?

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Dux
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 168
Registrado em: 18 Fev 2019, 14:54
Localização: São Paulo
Agradeceu: 75 vezes
Agradecimentos: 22 vezes

Germinar com ou sem estufa?

Mensagem por Dux »

Boa noite galera, é melhor germinar as sementes de droseras com estufa ou sem estufa?


Avatar do usuário
binho2100
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 158
Registrado em: 18 Mar 2016, 19:17
Localização: maua sp
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por binho2100 »

Eu germinei algumas com estufa só que longe do sol e outras sem estufa, só que fiz um teste em um lugar que pegava o sol da manhã e não pegava chuva aparentemente as sementes parecem que germinaram rápido(sem a estufa), enfim dos dois jeitos obtive sucesso.Melhor esperar a opinião do pessoal mais experientes.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk



Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

seguinte amigo, o principio e que em sua maioria as sementes necessitam de um certo calor para iniciarem a germinação, como se tentasem detectar a primavera ou ao mais próximo e não no inverno q e mais frio... sendo assim vemos agora a função da estufa q e aumentar a temperatura e a umidade ja q tem menos circulação de ar.

com essas duas bases você terá q analisar seu ambiente e ver se e melhor ou pior usar uma, por exemplo eu aqui minha temperatura máxima chega a uns 37 numa boa, se eu colocar uma estufa isso vai subir pra uns 50... que que vai acontecer com 50c nas sementes ? ja alguns lugares ae a máxima fica em 20 e poucos ou as vezes não terá sol direto e assim a máxima não sobre tanto e ae seria bom um UP nessa temperatura.

ja o outro fator "umidade" em geral ja temos uma quantidade boa porem tem lugares q isso baixa muito e claro, entretanto umidade acima de 80% dizemos q vira paraizo para fungos... oq externamente acontece muito pouco mais em uma estufa e muito normal.

resumindo, em geral não indico estufa para germinações, pois acredito que trazem mais risco que benefícios. porem para recuperação de plantas pode ser uma boa se bem usada e claro


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá
Sempre germinei droseras em estufa, acho que tem seus prós e contras. Podemos ter uma maior controle de luz, umidade e temperatura, mas também precisamos nos preocupar com a facilidade que as algas azuis (cianos) se proliferam pelo substrato. Acho que cada um precisa descobrir a melhor forma de cultivo, e as germinações em estufa foram as que apresentaram melhores resultados pra mim.

Abç : joia :


Avatar do usuário
RicardoA.
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 135
Registrado em: 07 Fev 2019, 10:23
Localização: Suzano
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por RicardoA. »

Pelos testes... melhor com estufas e estufinhas. Tive sementes que demoraram 4 meses,na sombra em estufa, e outras q no sol vieram em 30 dias.


Ricardo A. Arita
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem