Novos híbridos de droseras em cultivo.

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Online
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Novos híbridos de droseras em cultivo.

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Eu não sou expert em droseras, mas fico me perguntando.
Na natureza praticamente num habitat existe apenas uma especie de droseras.
Mas e em cultivo como isso fica? Existem cultivadores com dezenas de especies de droseras juntas.
Acontecendo a polinização cruzada eu penso que deva existir um grande numero de híbridos.
E esses híbridos podem gerar sementes viáveis mantendo suas características.
Isso procede?

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »



Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Em conversa com o Paulo Gonella recentemente descobri um problema grande referente a nossas Sessilifolia. Por nossas quero dizer as que estão em cultivo no Brasil (incluindo as que vieram pelo banco de sementes). Como se a aparência dela já não ajudasse na diferenciação, há híbridos delas com burmannii típica, tornando todas as sessilifolia uma grande dúvida do que de fato são. Obvio que pessoas que adquirem sementes com dados de localização e por fontes confiáveis conseguem manter suas plantas puras mas a recomendação do Gonella na ocasiao foi a de manter distância dessas 2 espécies justamente para evitar esse hibridismo.
Editado pela última vez por delagostini em 03 Dez 2018, 15:20, em um total de 1 vez.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

uma matéria que coletei no Forum pimentas.org acho interessante.
Só empregando alguma das técnicas de isolamento dos botões você poderá garantir que não haja cruzamentos e obter sementes puras da variedade e ou espécie que está plantando. Qdo isolado, o botão faz autopolinização e assim preserva-se o genoma original, caso contrário você poderá ter cruzamentos com outras pimentas, as suas ou mesmo de vizinhos e até de lugares onde menos imagina, então pode cultivar como puder e na hora que for selecionar frutos para retirar sementes, você deverá isolar os botões e retirar as sementes somente daqueles frutos obtidos por autogamia. Pode usar malha de TNT ou umas das técnicas descritas aqui no forum. Os botões devem ser isolados completamente fechados, antes de qualquer oportunidade de haver polinização cruzada. Assim você terá sempre sementes puras das mesmas variedades que está cultivando.
*obs. tópico de um dos professores lá,

fonte: https://www.pimentas.org/forum/viewtopi ... =4&t=18453

****

conforme o tópico citado acima "Lista de híbridos de Drosera" pressupormos, claro em índice bem menor ou muito raro, o que poderá teoricamente acontecer qdo várias droseras que aceitam o cruzamento uma próxima a outra.

***

insetos, ventos, até pragas e outros podem fazer a polinização cruzada. abelhas, há centenas de metros de distância. e agora :roll:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

bem eu aqui para me prevenir acabei de adquirir sementes de Sessifolia de fonte confiável (Carlos) e estou eliminando minhas Burmannis por segurança tb

mais pensando agora, tenho varias outras para me preocupar... como estou focando nas brasileiras tenho varios casos ate naturais de cruzamentos
Drosera Latifolia x schwakeii
Drosera Latifolia X D.tomentosa (var.tomentosa e var.glabrata)
Drosera Villosa X D.tomentosa var.glabrata
Drosera X fontinalis (D.grantsaui X D.tomentosa var.tomentosa e var.glabrata)
Drosera Quartzicola X D.chrysolepis

entre outras


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Acho muito louco pensar em polinização cruzada aleatória em droseras... As flores abrem e fecham muito rapidamente e não havendo contato físico entre as 2 hastes nao consigo imaginar muita chance disso acontecer...

Obvio que na natureza falamos de populações grandes e também uma quantidade muito maior de polinizadores então isso aumenta a chance.

Se pensarmos que as flores dessas droseras mais comuns abrem e fecham em questão de 2 ou 3h e pensarmos que precisamos de outra espécie florindo no exato mesmo momento... Aí soma-se isso à probabilidade de um mesmo inseto passar por essas 2 flores ou dessas hastes se cruzarem no exato ponto onde essas 2 flores estejam abertas... Sei lá, estatisticamente falando, acho improvável demais.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Obvio que na natureza falamos de populações grandes e também uma quantidade muito maior de polinizadores então isso aumenta a chance.
sim na natureza mais polinizadores, mas na natureza não há outras espécies próximas. cada qual tem a sua área, ou seja locais que vemos uma espécie, penso só delas que encontramos.
Se pensarmos que as flores dessas droseras mais comuns abrem e fecham em questão de 2 ou 3h e pensarmos que precisamos de outra espécie florindo no exato mesmo momento... Aí soma-se isso à probabilidade de um mesmo inseto passar por essas 2 flores ou dessas hastes se cruzarem no exato ponto onde essas 2 flores estejam abertas... Sei lá, estatisticamente falando, acho improvável demais.
se então sessilifolia está em cogitação, pq não a burmannii típica e vermelha que sempre vemos algumas de cores diferentes?

***

eu tenho foto não sei aonde agora. o Ricardo (Smart) até usou em doações. tinha uma tokaiensis (de agora, antes spatulata), ou uma outra, que era cor de rosa. +/- isso.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Online
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Eu penso que nesse caso estou junto com o Edson.
Já tive diversas droseras por aqui e algumas diferentes floriram juntas, mas como é um cultivo indoor num apartamento a possibilidade de polinização cruzada é praticamente zero.
Mas quando eu vou para casa de minha mãe eu fico olhando as flores do jardim e as plantas que tem pelo quintal, lá existem diversos agentes polinizadores. Se houvesse um cultivo de diversas especies de droseras por lá, duas horas é tempo mais do que suficiente para que houvesse uma polinização cruzada.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

e o negocio será fazer uma estufa de proteção, tipo so com tela. algo tipo um cercado entre as que estão florindo para evitar este problema. cuidados extras ao menos com estas que podem se cruzar, a sessifolia e mais tranquila nesse quesito poq emite poucas flores ao contra da burmanni tipica, ja outras especies teria q analisar se existe compatibilidade no cruzamento e caso tenha fazer a devida proteção, lembrando q nem todas são compativeis como demonstrado neste topico a seguir.
então especies como burmanni, spatulata, Brevifolia, tokaiensis, intermedia e capillaris entre outras devem ter um cuidado extra, ja q são as mais comuns e teria esse cruzamento com facilidade.

viewtopic.php?f=27&t=3326


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Edson Poscai escreveu: 03 Dez 2018, 15:40
se então sessilifolia está em cogitação, pq não a burmannii típica e vermelha que sempre vemos algumas de cores diferentes?

***

eu tenho foto não sei aonde agora. o Ricardo (Smart) até usou em doações. tinha uma tokaiensis (de agora, antes spatulata), ou uma outra, que era cor de rosa. +/- isso.
Burmannii pelo que já li (não vou lembrar onde) possuem mais de uma dezena de variações. Quando há uma mudança de região, elas apresentam características diferentes com o tempo. Isso acontece devido ao isolamento geográfico. As variedades "alba" na burmannii é um exemplo.
Assim como a hong kong e a red. São a mesma burmannii mas que devido a um isolamento geográfico (e alguns bons anos) começou a apresentar características diferentes.

Isso é diferente da tokaiensis que é um híbrido. No caso, é um híbrido natural entre spatulata e rotundifolia. Segundo a literatura, é uma das mais férteis e de fácil cultivo... E isso explica porque ela tomou conta das spatulata no cultivo.
A variação de cores nas flores eu não saberia dizer mas CHUTO que não sejam variação mas sim que as com cor diferente sejam spatulata. Algumas variedades de spatulata são muito parecidas com a tokaiensis (procure fotos da Drosera spatulata var. bakoensis por exemplo).
Sobre o caso das spatulata, sugiro esse link: http://www.carnivorousplants.org/cp/tax ... aspatulata
É um link interessante pois aborda inclusive a questão das tokaiensis.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem