Germinar Drosera capensis com subsval

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
Krebs
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 10 Fev 2017, 23:41
Localização: Curitiba/ PR
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 2 vezes
Contato:

Germinar Drosera capensis com subsval

Mensagem por Krebs »

Pessoal, minha Drosera capensis deu um monte de sementes e estou querendo plantar, gostaria de saber se posso plantar inicialmente em uma bandeja (dessas que vem sushi, igual essa do link(https://goo.gl/images/uKQCmG) :D ) usando como substrato o subsval (link do subsval), só até germinar e depois mudar para vasos pequenos ?

Uso esse substrato junto com um pouco de sphagnun nas plantas adultas e não tenho problemas, por isso quero germinar usando apenas esse substrato!

Mais uma duvida, devo enterrar a semente ou coloco por cima e evito enterrar ?

Valeu!


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

hum.. vamos la...

quanto a bandeija, tome cuidado pq sementes precisão de sol... bandeijas pequenas se tampadas vão cozinhar as sementes em pouco tempo... então melhor deixar destampado e so proteger contra chuva...

quanto ao substrato, sei qual é, porem ainda não utilizei, so vejo relatos bons dele, inclusive to com planos de adquirir uns 4kg... o idel seria confirmar com o val sonbre esse ponto, se são bons para germinar tb... acredito que sim...

quanto a enterrar... jamais... nenhuma semente de carnivora deve ser enterrada... so jogar por cima ja e mais q suficiente, caso queira faça uma camada fina de musgo puro ou alize o musgo ou subsval antes de jogar a sementes


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Eu também aconselho a germinar sem tampa, pegando o sol mais fraco do dia, e recomendo também, na superfície colocar musgo bem picadinho, molhar bem, dar uma passada com a mão para ficar bem plano, e então “salpicar” as seeds em cima, é assim que eu faço. Após isso, não mexer mais, nem regar ou borrifar por cima, água somente por capilaridade.


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Krebs
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 10 Fev 2017, 23:41
Localização: Curitiba/ PR
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 2 vezes
Contato:

Mensagem por Krebs »

Bom, como semente de Drosera é algo quase infinito :lol: então vou testar com o subsval e ver no que dá e vou fazer o teste sem a tampa!

Valeu pessoal!


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

sugestão...
e então “salpicar” as seeds em cima
umedeça a ponta de um palito de dente, toque na semente espalhada em um papel sulfite. tocando um a um e ponto no ponto "X" q achar melhor. assim evitará nascerem uma por cima da outra e do lado longo espaço vazio. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Essa técnica do palito é bem útil, se você tiver paciência é claro kkk, que não é meu caso, com as seeds de dionaea eu até fiz isso, mas com as das droseras não, pois além de serem muitas, são muito peq, principalmente da burmannii, que parece mais um farelinho.. Mas é um boa sim! : joia :


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Krebs
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 10 Fev 2017, 23:41
Localização: Curitiba/ PR
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 2 vezes
Contato:

Mensagem por Krebs »

Fiz agora o plantio! A semente é menor do que eu lembrava kkk Não deu pra plantar usando o palito, o jeito foi foi ir batendo na mão que segura o envelope com as sementes e ir administrando as sementes assim rsrsr!
Agora só espera o resultado!

Agradeço a todos pelas dicas!


Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Agora que me lembrei de uma coisa também, tanto para o potinho com as seeds como para a bacia com a água, de preferência, usar de cores claras, pois se o volume de musgo e água forem pouco, eles poderão esquentar com o sol e cozinhar as seeds, isso se você deixar pegar alguma hr de sol.. eu Jamais utilizo preto em nada, do preferência para transparente, branco e marrom claro...
Boa sorte! : joia :


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem