Descrição - Drosera burmanni & Drosera burmanni 'Hong Kong

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Descrição - Drosera burmanni & Drosera burmanni 'Hong Kong

Mensagem por Vitor Meireles »

É Drosera burmanni comum? :? Drosera burmanni 'Hong Kong? Se for rosada é Hong Kong? Bem, vamos esclarecer :ugeek: Ou tentar.. :roll:

Vejo amigos e cultivadores a se perguntar, ou a ter duvidas sobre isso, coisa que tem confundindo alguns amigos, vou tentar aqui neste post passar de forma instrutiva pelo meu conhecimento no cultivo que ja tive de ambas variações desta unica espécie, chamada Drosera burmanni.
Muitos acham que a Drosera burmanni 'h'ong kong se trada de uma Drosera burmanni que apresenta a cor '' rosada '' sem alterar o formato em comparação a uma tipica. No entando, existem sim suas diferenças no formato das folhas entre estas duas variações !
Primeiro vamos esclarecer a questão da cor ' rosada ', na verdade uma Drosera burmanni apresentar coloração rosada, é perfeitamente normal, enquanto outra Drosera burmanni pode ficar eternamente verde mesmo se receber exposição solar, como assim? simples. Vamos lembrar da nossa amiga Dionaea muscipula 'tipica, você já viu uma Dionaea tipica que não fica com a parte interior avermelhada nem com reza, ou uma Dionaea tipica que tem os '' dentinhos'' ( Lê-se Pecíolos ) com uma cor meio rubro-avermelhada? É exatamente isso, ela é o mesmo tipo de planta, porém apenas apresenta uma variação de individuo para individuo, da mesma forma isso pode ocorrer com a Drosera burmanni, seja ela ''tipica'' ou ''hong kong, ambas podem apresentar uma cor totalmente esverdeada, ou podem apresentar também uma tonalidade rosada, sendo que esta característica não é regra para tornar uma Burmanni tipica de tom rosado uma Hong kong, vale lembrar que no caso de uma Drosera burmanni seja ela tipica ou hong kong apresentar um tom rosado, não é a planta que tem este tom rosado em si, mas na verdade são seus tricomas ( pelinhos que seguram a mucilagem ) que costumam apresentar esta cor, refletindo assim no brilho das gotículas de mucilagem ( colinha das Droseras ) e causando a impressão de a planta possuir realmente uma cor rosada. :idea:

Vamos a parte descritiva e identificar suas diferenças em suas folhas, através de exemplos reais.

Drosera burmanni tipica: A sua forma tipica apresenta folhas em formato que se inicia fino e a media que sai da roseta ( centro ) engrossa ate tomar a forma de uma concha, geralmente não sendo muito comprida. Imagens de Drosera burmanni 'tipica sem / com tonalidade rosada.
[thumbnail]https://scontent.fcwb2-2.fna.fbcdn.net/ ... e=58DE10F6[/thumbnail] [thumbnail]https://scontent.fcwb2-2.fna.fbcdn.net/ ... e=59194E72[/thumbnail]

Drosera burmanni ' Hong kong: Esta forma de Drosera burmanni, apresenta quase as mesmas caracteristicas de sua forma tipica, porém, se percebe que suas folhas são menos '' gordas '' e ao invèz de possuirem formato de uma concha, possuem formato mais semelhante a uma espatula, sendo mais uniforme; Imagens de Drosera burmanni 'Hong kong sem / com tonalidade rosada.
[thumbnail]https://scontent.fcwb2-2.fna.fbcdn.net/ ... e=591D9A43[/thumbnail] [thumbnail]https://scontent.fcwb2-2.fna.fbcdn.net/ ... e=5912E78B[/thumbnail]

Finalizando este tópico, fica uma imagem oficial do site Cpphotofinder',
[thumbnail]https://scontent.fcwb2-2.fna.fbcdn.net/ ... e=591F0407[/thumbnail]

Espero que seja util a todos que tem esta dúvida, que possa ser esclarecedor, qualquer opinião, divergência, correção, e acréscimo sinta-se a vontade para dizer e debater. Abraço : joia :


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Avatar do usuário
André Bueno
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 25 Nov 2015, 15:13
Localização: Betim/ Minas Gerais
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por André Bueno »

Vitor Meirelles,

Valeu demais acredito que contribuiu muito com sua referência a estas Droseras. Pois parte de todo cultivador o desejo de identificar suas plantas porque muitos detalhes se assemelham. Ótimo tópico


Eu também tive um sonho que passou
Também sou feiticeiro e cantador
Eu também ouço histórias na voz do tambor
Eu também tive um rio que secou
Também sou guerreiro e sonhador
Eu também sei cantar pra não gritar de dor..
Avatar do usuário
tsb
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 24 Dez 2016, 13:44
Localização: Criciúma SC
Agradeceu: 16 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por tsb »

muito esclarecedor, valeu pela informação brow : joia :


01000001 01100100 01101111 01110010 01101111 00100000 01000100 01101001 01101111 01101110 01100001 01100101 01100001 01110011 00100001
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

e meu amigo, essa especies danada deixa agente doido tentando identificar pq e muito próximo uma da outra, eu aqui, resolvi que não mais identifico elas, essas pra mim são iguais e o nome diferente não me chamará a atenção, ja basta a sessifolia que fica muito próxima delas, se colocar as 3 juntas acredito que de 10 uns 2 acertão... então to atrás so de variações novas como Slack entre outras, ja quebrei muito a cabeça com elas...

mais vlw muito pela ajuda, isso vai solucionar muitos problemas aqui


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Waxye

Mensagem por Waxye »

Ajudou muito pra mim que estou começando o cultivo agora haha. Vlw


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem